Vereador destacou a trajetória do homenageado.
Adelmo dos Santos Camilo nasceu em Garanhuns, no dia 27 de abril de 1985. É formado em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Tem pós-graduação em Cultura e Literatura pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É licenciando em Letras. Atualmente é Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Diocesano de Garanhuns.
Adelmo é também membro da Academia de Letras de Garanhuns, ocupante da cadeira nº 2, que tem como patrono o saudoso professor Uzzae Canuto.
Integra a União Brasileira de Escritores – Núcleo Garanhuns. Membro da Sociedade dos Poetas Vivos João Cabral de Melo Neto pela qual publicou poesia em antologia poética no ano de 2001. Editou o Suplemento Literário O Guará entre 2003 e 2005.
Com outros membros da Sociedade dos Poetas Vivos organizou por mais de dois anos o Encontro das Artes que reunia POETAS, CANTORES, PINTORES E ATORES para uma vez por mês mostrarem seus trabalhos para a população em espaço cedido pelo Sesc Garanhuns. Entre 2005 e 2008 editou o Jornal Literário Mafuá juntamente com o escritor Wagner Marques.
Adelmo Camilo organizou, junto com Wagner Marques, o I Tríduo Literário de Garanhuns, que envolveu a participação de estudantes, professores, artistas plásticos, cantores e compositores da região e de poetas e escritores de Garanhuns e Recife.
Em 2017, Adelmo lançou o livro de poesias Cãomalehomem. Está para publicar um livro infantil "O lugar da minha leitura", com ilustrações e tradução para o inglês e o braile. A obra busca incentivar a valorização da leitura pelas crianças.
Também tem para ser publicado o livro Olhar Palavra, com poesias inspiradas na obra “Retratos de crianças do êxodo”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Adelmo participado de vários eventos educacionais e literários, como o Festival de Inverno de Garanhuns, Feiras Literárias, Bienais e etc.
O professor e escritor garanhuense é um entusiasta da obra de Luís Jardim.
Luta para que o ilustre filho de Garanhuns possa ter um melhor reconhecimento em sua terra natal. Adelmo já participou de vários eventos falando sobre a vida e a obra de Luís Jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário