DUAS NOVAS PESQUISAS ELEITORAIS SERÃO DIVULGADAS EM PERNAMBUCO


Dois institutos conhecidos, ambos de Pernambuco, registraram na Justiça Eleitoral novas pesquisas realizadas no Estado.

Os números do trabalho de campo do Ipespe e Múltipla serão conhecidos nos próximos dias.

A expectativa  em torno do resultado é grande, uma vez que a governadora Raquel Lyra e o ex-prefeito João Campos vêm se revezando na liderança, conforme os últimos levantamentos.

Na pesquisa do Múltipla, do mês passado, os dois pré-candidatos estavam empatados tecnicamente, com pequena vantagem do socialista.

PREFEITO DE SURUBIM CHAMA GUSTTAVO LIMA DE LADRÃO

Contratado por R$ 1 milhão e 400 mil reais para se apresentar no São João de Surubim, no Agreste de Pernambuco, o cantor Gusttavo Lima deu o bolo.

Não compareceu para fazer o show, alegando que teve uma caganeira.

O fato irritou o prefeito do município, Cléber Chaparral, que subiu ao palco e fez duras críticas ao artista.

Chegou a chamá-lo da ladrão e disse que o dinheiro terá de ser devolvido ao município.

A maior parte do público aplaudiu, mas há quem defenda o cantor, mesmo ele já tendo cancelado shows em Surubim duas vezes.

CRÔNICA - A PAIXÃO PELO FUTEBOL


Maria Amélia, mãe do cantor e compositor Chico Buarque, viveu 100 anos.

Era uma mulher de muita personalidade, mais liberal com os filhos do que com as filhas.

Torcedora do Fluminense, influenciou o filho famoso, que também se tornou tricolor.

Chico é um dos mais ilustres torcedores do Flu em todo o Brasil.

Dona Maria Amélia teve 7 filhos e conseguiu a proeza de evitar que eles se bandeassem para o Flamengo.

Quem se desviou ficou com o Botafogo ou o América,  time que já foi grande e sumiu.

A paixão pelo futebol normalmente começa na infância.

Um garoto (ou garota) vê um time fazendo bonito, ganhando de todos, aplicando goleadas e começa a se tomar de amores por aquela equipe.

As cores também pesam na escolha, mas normalmente, creio, primeiro vem a paixão pelo time mesmo, independente da cor da camisa.

O Flamengo e o Corinthians são paixões nacionais. Não importa se eu ou você não gostamos desses clubes cariocas, eles têm torcedores fanáticos no Rio de Janeiro e em todo o país.

Em Pernambuco, impressiona a torcida do Santa Cruz. O time pode estar na série D do campeonato brasileiro e mesmo assim consegue lotar estádios.

O Sport é outro que tem uma grande torcida. Também, com 46 títulos estaduais no currículo, campeão da Copa do Brasil, Campeonato Nacional, três vezes campeão da Copa do Nordeste, não poderia ser diferente.

Já o Náutico tem uma torcida menor, mas apaixonada. Ninguém abandona o Timbu, o único no Estado a conseguir seis títulos estaduais consecutivos.

Nos anos 60, quando conseguiu essa façanha, tinha uma verdadeira seleção.

Um time que jogava de igual para igual com Palmeiras, Cruzeiro, Atlético mineiro, Vasco ou Santos.

O Peixe, na época de Pelé, perdeu para o Náutico, em São Paulo, por 5 x 3, com três gols do centroavante Bita.

Por isso que o rei do futebol, uma vez, ao ser indagado sobre os melhores times que enfrentou no Brasil disse:

- O Palmeiras de Ademir da Guia, o Cruzeiro de Tostão e o Náutico de Bita.

O alvirrubro nunca mais teve um time tão bom quanto o de Bita, Lala, Salomão e Ivan, mas a paixão ficou.

Bita foi o Pelé, ou o Messi do Náutico, das  antigas tardes de domingo,  de um passado que ficou na memória.

O VOZINHA DO CABO VERDE E O VOVOZINHAS DE PERNAMBUCO

Josimar José Évora Dias, o Vozinha, é uma das sensações da Copa do Mundo, disputada este ano no México, Estados Unidos e Canadá.

O nome Josimar foi dado em homenagem a um ex-jogador do Botafogo, que atuou também na seleção brasileira.

Quando criança, o atleta de Cabo Verde ficava irritado quando perdia um jogo e os colegas provocavam, dizendo que ele ia reclamar a "vozinha".

Uma provocação terminou virando o nome de guerra do goleiro.

VOVOZINHAS

No futebol pernambucano teve um time chamado de Vovozinhas.

Foi criado pelo radialista Alcides Teixeira, que depois também foi deputado.

Alcides apresentava um programa, na antiga Rádio Clube, e costumava se dirigir as vovozinhas do Recife.

O termo se popularizou e quando fundou o time o comunicador batizou a equipe com a palavra usada no programa de rádio.

Depois o Vovozinhas mudou o nome para Santo Amaro, que era saco de pancadas no campeonato estadual.

Rivalizava com o Íbis quem tomava mais gols.

Pelo menos num jogo o Santo Amaro, antigo Vovozinhas, foi pior que o Íbis. Foi goleado pelo Sport por 14 x 0.

Só Dario, o Dadá Maravilha, centroavante do rubro-negro na época, marcou 10 na histórica partida.

Esse feito do Dario foi comemorado recentemente. Até hoje nenhum jogador profissional conseguiu marcar o mesmo número de gols num jogo.

MUNICÍPIO DE CAPOEIRAS SE DESTACA TAMBÉM EM GESTÃO FISCAL E CONTÁBIL

Existe um ranking, administrado pelo Tesouro Nacional, para medir a eficiência dos municípios brasileiros, com relação a qualidade e a consistência de informações contábeis e fiscais que são prestadas.

De acordo com essa ferramenta, o Ranking Siconfi, o município de Capoeiras em 2021 estava em 5.184º lugar no país, entre as 5.569 cidades brasileiras.

Em 2025, com Nêgo do Mercado prefeito, Capoeiras ocupa a posição de número 247º no ranking, subiu mais de 5 mil pontos na avaliação do Tesouro Nacional.

Esse dado mostra,  de maneira irrefutável,  que o município hoje tem gestão, do ponto de vista político, administrativo e contábil.

Antes parece que não tinha nada disso. 
Capoeiras virou um canteiro de obras, na cidade, povoados e toda zona rural. Os compromissos da prefeitura são pagos em dia e ainda se destaca nacionalmente por fazer um bom trabalho contábil e fiscal.

É um verdadeiro show de gestão, comprovado pelos números.

CAYO ALBINO RECEBE APOIO DE GALEGO, EX-PREFEITO DE JUREMA



Deputado segue firme agregando forças 

em todo o estado ao seu projeto de reeleição 

à Assembleia Legislativa


Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro. 

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: "Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

Foto: Thomas Ravelly

EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO RECUSA FILME SOBRE BOLSONARO

A empresa Paris Filmes recusou a proposta para distribuir "Dark Horse", cinebiografia baseada na vida de Jair Bolsonaro. 

Após análise interna, a distribuidora confirmou que não vai avançar com o projeto e esclareceu que não possui nenhuma negociação ou contrato em andamento com a produção do longa.

O filme e o processo de distribuição têm enfrentado diversos impasses e polêmicas no mercado. 

Como foi amplamente divulgado, o senador Flávio Bolsonaro (PL) pediu R$ 134 milhões ao banqueiro Daniel Vorcaro, para investir no filme sobre o pai.

Mas pelo visto o longa corre o risco de nem chegar aos cinemas.

*Foto: Revista Veja.

NÊGO DO MERCADO DÁ AO ALEGRE A ATENÇÃO QUE O POVOADO MERECE

O povoado Alegre, em Capoeiras, fica a pouco mais de 18 km da sede, já perto da divisa com o município de Jucati.

Esse distrito fica numa área bonita, do agreste, mas o vilarejo nunca recebeu a devida atenção do poder público.

Agora, com Nêgo do Mercado, o Alegre está recebendo as benfeitorias que merece do poder público.

No último dia 22, o prefeito assinou ordem de serviço para fazer uma praça de verdade no povoado.

Em breve a obra terá início.

Certamente a praça ficará tão bonita quanto a do povoado Maniçoba, que agradou em cheio a população.

Na cidade, a gestão de Nêgo do Mercado está construindo a Praça da Jaqueira, anseio antigo dos moradores da área, próxima a Cohab.

SIVALDO LIBERA SERVIDORES MAIS CEDO POR CONTA DO JOGO DO BRASIL

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), gravou um vídeo logo depois de definido que o Japão vai ser o adversário da seleção brasileira, na próxima fase da Copa do Mundo.

Gestor anunciou que por conta da partida o expediente na prefeitura será até às 13 horas.

Jogo entre o Brasil e Japão será às 14 horas e todos vão poder assistir em casa, ou na Arena da Copa, na Praça Mestre Dominguinhos.

TÚLIO GADELHA USA O NOME DE LULA DE MANEIRA DESONESTA


O PT em Pernambuco é aliado do Partido Socialista. O presidente Lula gravou um vídeo deixando claro que seu candidato no estado é João Campos.

Mas o deputado Túlio Gadelha, o eterno namoradinho da Fátima Bernardes, insiste em vincular o petista ao seu próprio nome e ao da governadora Raquel Lyra.

No Instagram, Túlio divulgou uma foto ao lado de Lula e Raquel, os três com a camisa do Brasil.

Esta foto realmente foi tirada? Ele usou de inteligência artificial?

Não deixa de ser uma forma indecente de fazer política.

Todos têm direito a fazer suas escolhas, por Raquel, João ou Ivan Moraes.

E se o presidente da República escolheu um determinado candidato, não sou obrigado a votar nele, mas também o seu desejo deve ser respeitado.

Política exige maturidade e um mínimo de honestidade.

AO DETONAR FLÁVIO, MICHELLE TENTA SALVAR A FAMÍLIA BOLSONARO


Da jornalista Andreza Matais, no Portal Métropoles:

São inúmeras as versões para o vídeo de Michelle Bolsonaro detonando o enteado. 

Por que divulgá-lo agora, se o diálogo narrado ocorreu em dezembro? Por que torná-lo público poucos minutos antes do jogo do Brasil? 

Por que escolher justamente um dia ruim para a campanha de Lula? E por que Jair Bolsonaro autorizou a divulgação?

O país não pararia para ouvir Michelle Bolsonaro a poucos minutos do jogo da Seleção se não houvesse os ingredientes de um enredo irresistível: drama, treta familiar, traição e bate-boca — tudo o que o brasileiro adora acompanhar em uma novela.

Pode parecer contraditório que a família se beneficie da própria autofagia. Mas é assim que a direita atua. 

Se alguém ainda duvida de que Flávio será atingido pelo “furacão Vorcaro”, o vídeo de Michelle mostrou que a família tem certeza.

Ao “romper” com o enteado, Michelle evita que a lama respingue sobre todo o clã.  

Não há outro nome no banco de reservas da família na disputa eleitoral. Carlos, Eduardo e Jair Renan dispensam comentários.

A narrativa busca separar o casal do escândalo. O problema é apresentado como sendo do enteado, não de Michelle e Jair Bolsonaro. 

Por isso, espalha-se a história de que o ex-presidente chorou ao descobrir, pela televisão, que o filho havia recorrido a dinheiro de Vorcaro para bancar um filme sobre sua trajetória política.

Não significa que se tolerem. Significa que ligaram o modo sobrevivência

*Ilustração: Michelle está sendo comparada a Serena Joy, a fanática fundamentalista da série "O Conto de Aia".

CAZÉ TV É QUESTIONADA POR MASSIFICAR PROPAGANDA DAS BETS

Divulgadores das bets

A Cazé TV é praticamente uma novidade, nesta Copa do Mundo.

Quatro anos atrás, no Catar, a emissora de TV digital, que transmite os jogos pelo YouTube (e tem parceria com o Prime) era quase nada.

Agora é o único canal transmitindo todos os jogos, quase o dobro da Globo.

Quebrar o monopólio da emissora da família Marinho é positivo, o que a Cazé está fazendo nem tanto.

A equipe de Casimiro Miguel faz um trabalho voltado mais para o público jovem, às vezes parece que estão fazendo molecagem.

Alguns narradores são muito ruins. Em alguns jogos conversam tanto entre si (comentaristas e narradores) que esquecem que a bola está rolando.

Mas a maior crítica que está sendo feita à Cazé TV é a divulgação massiva de jogos de apostas.

As bets estão sendo acusadas de acabar com famílias, de levarem pessoas ao desespero e até ao suicídio.

Por isso o canal do YouTube está sendo questionado. Até uma investigação do Ministério da Justiça está em andamento.

Segundo os críticos a Cazé induz o público a realizar apostas arriscadas, promovendo a ideia de "dinheiro fácil" com cotações improváveis.

E os caras não fazem os comerciais das bets só nos intervalos, aproveitando pausas. Isso acontece o tempo todo, durante as transmissões. 

O narrador, o comentarista, o repórter, ficam estimulando o telespectador a apostar.

E esses jogos viciam.

Com as críticas se avolumando,  Casimiro Miguel defendeu o modelo,

Argumentou que as marcas de apostas são atualmente a principal fonte de financiamento e de receita para viabilizar as transmissões gratuitas da Copa do Mundo.

Sim, são patrocinadores importantes. Mas se causam mal à saúde pública, isso não deve ser questionado.

A meu ver a justificativa de Casimiro é fraca.

COM FLÁVIO CAINDO NAS PESQUISAS, MICHELLE RESOLVER DETONAR ENTEADO

Michelle Bolsonaro conseguiu tanta audiência quanto a seleção brasileira, ao gravar um vídeo, ontem à noite, detonando seu enteado, o senador Flávio Bolsonaro.

Com voz mansa, posando de vítima, ela disse ter sido humilhada pelo filho do ex-presidente.

A ex-primeira dama justificou seu afastamento do pré-candidato do PL à presidência, tendo sentido desconforto pela maneira que foi tratada pelo senador.

"Ele disse que eu não entendia de política", revelou, enumerando ações que fez pelo partido como presidente do PL mulher.

Alguns analistas acham que a intenção de Michelle é enfraquecer o pré-candidato do Partido Liberal.

Com Flávio caindo nas pesquisas, depois que veio a público seu envolvimento com Daniel Vorcaro, Michelle bem que pode estar querendo substituir o enteado na chapa que vai disputar a eleição presidencial.

Mas quem conhece essa família e sabe o horror que foi o governo do marido dela, não tem dúvida de que Lula é a melhor opção mais uma vez.

DEPOIS DE VENCER A ESCÓCIA A SELEÇÃO BRASILEIRA PASSA CONFIANÇA


A seleção brasileira fez um primeiro tempo ruim contra o Marrocos, foi bem na primeira etapa no jogo diante do Haiti e teve ótima atuação nos dois tempos contra a Escócia, ontem à noite.

O time todo foi bem, de Alisson a Matheus Cunha.

Mas Vini Jr. foi mais uma vez o destaque.

A Argentina tem o Messi, a França e Mbappé e Portugal Cristiano Ronaldo.

Vinícius é o craque brasileiro dessa seleção.

Já dá para confiar na seleção, venha Japão, Suécia ou mesmo Holanda.

O sonho do hexa continua vivo.

TREZE TIMES JÁ ESTÃO GARANTIDOS NA PRÓXIMA FASE DA COPA

Jogadores da África do Sul fazem 
a festa com a classificação


Treze seleções já estão classificadas para a próxima fase da Copa do Mundo.

Os times que já carimbaram a vaga do primeiro mata mata do torneio mundial são os seguintes: 

Brasil, Argentina, França, Alemanha, Estados Unidos, México e Canadá.

Também as seleções da Noruega, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos e África do Sul (a primeira vez em que o país africano conseguiu passar da fase de grupos).

A fase eliminatória já tem um confronto definido: Canadá x África do Sul. As duas seleções jogam no próximo dia 28, às 16 horas.

Já foram eliminadas da Copa do Mundo a República Checa, o Catar, Haiti, Turquia, Tunísia, Jordânia e Panamá.

O Brasil volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 29 e o adversário pode ser a Holanda, o Japão ou a Suécia.

Está mais para Japão ou Suécia, uma vez que a Holanda tem mais chances de ser o primeiro do grupo F.