MARISA MONTE É ATRAÇÃO EM PETROLINA E GILSON MACHADO EM CARUARU

Marisa Monte em Petrolina
Gilson se apresentou em Caruaru


As festas juninas continuam animando Pernambuco, com o forró tomando conta da maioria das cidades.

No domingo passado um fato chamou a atenção.

Petrolina, no Sertão, que realiza uma grande festa de São João, teve como principal atração a cantora Marisa Monte, respeitado nome da MPB.

A artista abriu espaço para os ritmos nordestinos e dividiu palco com o cearense Waldonys e o pernambucano João Gomes.

Caruaru, que se orgulha de promover o "maior São João do Mundo", teve como uma de suas atrações o sanfoneiro Gilson Machado, que se apresentou no palco do Alto do Moura, o mesmo onde Petrúcio Amorim reclamou do desrespeito aos artistas regionais.

Apesar de não ter muita voz, Gilson estava todo animado no palco e procurou separar a política da cultura.

Ele, no entanto, é pré-candidato a deputado federal.

HOSPITAL DO AMOR SERÁ INAUGURADO ESTE MÊS COM PRESENÇA DE LULA

O Hospital do Amor de Garanhuns está pronto e será inaugurado ainda neste mês de junho.

Informação foi dada pelo deputado federal Felipe Carreras, que gravou um vídeo, acompanhado do prefeito Sivaldo Albino e do deputado estadual Cayo Albino.

O presidente Lula virá para a inauguração, segundo Felipe Carreras.

A unidade de saúde será referência em tratamento oncológico, de modo que os moradores de Garanhuns e cidades da região não precisão mais se deslocar para o Recife, quando precisarem de tratamento médico para algum tipo de câncer.

Hospital do Amor é uma conquista do próprio Carreras, de Sivaldo, de Cayo e do povo da Suíça Pernambucana.

A realização desse sonho só foi possível graças ao apoio do governo do presidente Lula.

COMO NÃO GOSTAR DE COPA DO MUNDO?

A colombiana Veronica Soto

Mesmo quando os cartolas querem acabar com o futebol não conseguem.

A FIFA e os Estados Unidos tomaram algumas atitudes não muito legais, em relação ao torneio mundial deste ano, mas nem eles conseguem empanar o brilho do evento esportivo.

O Brasil, que volta a jogar amanhã, contra a Escócia, ainda não passa muita confiança para os torcedores nacionais, mas os jogos vão acontecendo e encantando.

Na primeira partida a Holanda pode não ter correspondido, porém no segundo jogo sobrou em campo, contra a Suécia, goleada impiedosamente por 5 x 1.

A Alemanha, que gosta de vencer de 7 x 1, virou no final contra a boa seleção da Costa do Marfim. Perdia até os 23 minutos do segundo tempo.

Empatou e aos 49 da segunda etapa (nos acréscimos) virou para 2 x 1 e segue como um dos favoritos à conquista da Copa.

Os belgas decepcionaram no primeiro jogo, quando empataram com o Egito em 1 x 1 e mais ainda quando voltaram a campo contra o Irã e ficaram no 0 x 0. Dificilmente irão muito longe na competição.

A Espanha, antes da bola rolar apontado como um dos times favoritos, tropeçou contra Cabo Verde e ganhou de 4 x 0 da Arábia Saudita. Continua no páreo, claro.

Duas vezes campeã do mundo, mas há 76 anos sem conquistar um título mundial, o Uruguai só empatou até agora, no jogo de ontem contra Cabo Verde, uma das sensações desta Copa.

Outro time africano, o Egito, derrotou a Nova Zelândia por 3 x 1 e fez festa. Se não estou enganado foi a primeira vitória desta seleção desde que participa do torneio mundial.

Portugal não fez uma boa estreia, vamos aguardar o segundo jogo para ver se melhora.

Seleção argentina, do craque Messi, volta a jogar nesta terça-feira à tarde, enfrentando a Áustria e vamos ver se repete a boa atuação que teve contra a Argélia.

Outra grande seleção, a da França, que estreou bem, também joga hoje,  contra o Iraque.

Se der a lógica os franceses passam sem problemas.

Os ingleses, que jogaram muito nos 4 x 2 em cima da Croácia, fazem sua segunda partida amanhã e o adversário é a seleção de Gana.

Todo mundo acredita numa vitória do Brasil contra a Escócia.

Se o resultado for a favor dos europeus será uma tragédia, pois aí corremos o risco de sair da Copa mais cedo, pois não dá para acreditar que o Marrocos não passe pela fraca seleção do Haiti.

Enfim, a Copa está bonita, com um festival de gols, o surgimento de novos ídolos do futebol e a consagração de veteranos.

Até nas arquibancadas a festa é bonita, com torcedores e torcedoras roubando a cena, como a colombiana Veronica Soto, que virou uma das queridinhas das redes sociais.

Bola pra frente, viva o Brasil!

JUNIOR ALMEIDA LANÇA NOVO LIVRO DE CAUSOS SOBRE CAPOEIRAS


De Raimundo Lourenço, no Blog Capoeiras:

O novo livro do escritor Junior Almeida: "Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos – Volume Dois" teve sua pré-venda lançada na semana passada nas redes sociais. 

O livro está pronto para ser impresso, e será a quinta obra publicada pelo autor.

Sobre seu novo livro, o autor relata:

Assim como no primeiro volume, publicado em 2020, em nossa mais nova obra, CAPOEIRAS PESSOAS, HISTÓRIAS E CAUSOS – VOLUME DOIS, levamos ao leitor os acontecimentos antigos do nosso município, as histórias de vida guardadas nos baús das memórias de muitas pessoas. 

Situações engraçadas ou mesmo relatos tristes vividos por nossos conterrâneos, mesmo fora do seu torrão natal, estão em nossos textos, pois fazem parte da memória de Capoeiras.

A pré-venda já está acontecendo. As pessoas podem reservar seus exemplares contatando pessoalmente com o autor ou por meio das suas redes sociais.

Junior Almeida é escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano”; “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’ e 'Lampião em Serrinha do Catimbau'. 

O autor reside em Capoeiras, onde também é comerciante.

BOM CONSELHO: PROFESSORA COM TRANSTORNO TEM DIREITOS NEGADOS


A professora Fernanda Maria de Melo e Silva, do município de Bom Conselho, recebeu diagnóstico médico de que tem transtorno bipolar. 

Por conta do quadro clínico, solicitou na prefeitura readaptação e redução de carga horária.

Servidora até passou por um psiquiatra do município, que confirmou a doença e disse que ela poderia reivindicar a readaptação.

A junta médica da prefeitura, porém,  negou os direitos da funcionária, sem nem ao menos dar justificativa técnica. 

Um vereador de Bom Conselho, aliado do prefeito Edésio Ferreira (que se elegeu usando o título de doutor), baixou o nível ao se pronunciar sobre o caso e disse que professores aprovados no último concurso público são "vagabundos".

Fernanda Maria gravou mais de um vídeo comentando seu caso.

Primeiro relatou o que está exposto acima, falou que não está fazendo política, apenas reivindicando seus direitos.

Depois, em novo vídeo, deu a entender que está sofrendo represálias e estranhou ter tido o perfil no Instagram, com 7 mil seguidores, sido suspenso sem explicações.

Ela acredita ter sido denunciada depois de ter revelado o que está acontecendo  no município.

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho ainda não se pronunciou oficialmente a respeito do assunto.

ESPANHA E JAPÃO VENCEM FÁCIL E BÉLGICA DECEPCIONA


Três jogos foram realizados pela Copa do Mundo, neste domingo, com destaque para a Espanha e Japão, que venceram a Arábia Saudita e a Tunísia pelo mesmo placar: 4 x 0.

A Espanha "desencantou", após a estreia decepcionante contra o Cabo Verde e neste domingo nem precisou de muito esforço para derrotar os sauditas. 

Seleção espanhola até desacelerou, no segundo tempo, se mantivesse o ritmo da primeira etapa poderia até ter vencido por mais gols.

Já a seleção japonesa mais uma vez comprovou sua evolução, derrotando com facilidade a Tunísia.

Holanda e Japão devem se classificar à fase seguinte do torneio mundial. A expectativa é saber quem ficará com o primeiro lugar do grupo.

No outro jogo da rodada a Bélgica voltou a decepcionar, ficando no empate com o Irã em  0 x 0.

Os belgas até foram melhores, mesmo quando tiveram um jogador expulso criaram as melhores chances.

Mas quando acertaram o gol pararam nas mãos do goleiro Beiranvand, que fez grandes defesas.

Fica claro, porém, que a seleção belga está longe do time de 2018, da seleção que encantou o mundo na Copa do Mundo da Rússia.

Em 2022, no Catar a Bélgica já não foi a mesma e este ano o time deixa muito a desejar e corre risco até de não passar de fase.

Hoje ainda jogam Uruguai e Cabo Verde, às 19 horas e Nova Zelândia contra Egito, às 22 horas.

Seleção brasileira volta a jogar na quarta-feira, enfrentando a Escócia.

CRÔNICA - O SÃO JOÃO E AS NOITES BRASILEIRAS



No distante ano de 1954 Luiz Gonzaga e o médico Zé Dantas, natural de Carnaíba (PE) compuseram a música "Noites Brasileiras", que se tornou um clássico regional e nacional.

Ai que saudades que eu sinto das noites de São João, das noites tão brasileiras nas fogueiras sob o luar do sertão. Meninos brincando de roda, velhos soltando balão, moços em volta à fogueira brincando com o coração, eita, São João dos meus sonhos, Eita, saudoso sertão, ai, ai.

Uma letra tão simples, mas rica, que nos diz tantas coisas.

Dá para fazer a leitura de que as noites brasileiras são nordestinas, são do interior, do agreste e do sertão.

A canção tem um tom saudosista. Lembra  como era  "o São João de antigamente".

Talvez já aí uma preocupação com a descaraterização das festas juninas.

Mas, em meados da década de 50, certamente a situação era bem diferente dos tempos atuais.

Possivelmente Gonzaga e seu parceiro expressaram mais a saudade das festas de São João porque estavam na cidade grande, distante da roça e do interior.

Hoje é possível sentir saudade do verdadeiro São João até mesmo em Caruaru ou Campina Grande, porque transformaram as festas juninas em festivais comuns, às vezes com clima de vaquejada.

E aí dá saudade não apenas das fogueiras, dos balões, da chuvinha e do peido de veia, mas também do próprio Gonzaga,  de Marinês, do Trio Nordestino e Dominguinhos,  dos que faziam o verdadeiro forró.

E até dos herdeiros do Rei do Baião e da Rainha do Xaxado, a gente saudades, porque eles estão sendo trocados por cópias mal feitas dos artistas raiz, os autênticos representantes da  cultura nordestina.

Sim, temos o Flávio José, o Petrúcio Amorim, o Flávio Leandro, Santanna, Jorge de Altinho, o Alcymar Monteiro.

Mas eles estão sendo jogados para a série C, enquanto na série A brilham os safadões da vida.

Mas o São João sobrevive, apesar de tudo.

Nunca vão destruir o legado de Gonzaga e Marinês.

No interior temos arraiás por todo canto, nas vilas, nos sítios, nas escolas.

Em Garanhuns, Jupi, Caetés ou Capoeiras ainda é possível ouvir o som da sanfona e jovens dançando quadrilha.

As mocinhas usam roupas com estampas coloridas, cheia de babados, e uma charmosa botinha nos pés.

Os homens de camisas quadriculadas, uns até inventam bigodes, "engomam" os cabelos, eternizando a figura do matuto, recordados como personagens positivos dos agrestes e sertões do Nordeste.

Chove, faz frio, mas a canjica,  a pamonha e o quentão aquecem os corações e alegram as noites do Agreste, as noites do Nordeste, as noites tão brasileiras,  de Gonzaga,  Zé Dantas e de todos nós.

*Ilustração: YouTube

OS MISTÉRIOS DE ANTÔNIO CARLOS BELCHIOR

Belchior e Edna, a companheira misteriosa


Jotabê Medeiros, autor de uma biografia sobre o cantor e compositor Belchior, no final do livro conta como foram os últimos anos e os últimos dias da vida do artista.

Narra o seu desaparecimento voluntário, durante uma década, ao lado de Edna Assunção de Araújo, e especula em torno do mistério que se formou sobre o autor de "Como Nossos Pais".

Edna, a misteriosa companheira do cantor, em seu autoexílio, depois da morte dele desapareceu da vida pública. Difícil saber notícias suas.

Belchior compôs canções memoráveis, principalmente nos anos 70 e 80.

Tudo Outra Vez, Coração Selvagem, Comentário a Respeito de John, Divina Comédia Humana, Velha Roupa Colorida, Mucuripe (parceria com Fagner), A Palo Seco, Alucinação, Retratos 3 x 4 e Dandy são canções amplamente conhecidas.

Não seria exagero dizer que cada uma dessas aí é uma obra prima.

Elis Regina foi sua melhor intérprete, mas Bel teve pelo menos uma música gravada por Roberto Carlos, que foi a citada "Mucuripe".

Jotabê, no livro "Belchior - Apenas Um Rapaz Latino Americano", revela que outras pessoas da família do artista "desapareceram", como ele.

Segundo o escritor, alguns amigos próximos do cantor cearense acreditam que ele sofria de transtorno bipolar.

De acordo ainda com o jornalista, "sumir", no mundo pop, é mais comum do que se pensa.

O fato é que Antônio Carlos Belchior deixou uma obra musical de muito valor, preferiu se isolar nos últimos anos de vida e nunca se saberá realmente o que aconteceu na sua cabeça.

Mas já nas suas músicas o compositor dava pistas de que um dia poderia sair pelo mundo "sem destino", como no filme.

Há uma música linda de Belchior que ele nunca gravou em estúdio. 

O título é "Princesa do Meu Lugar", uma homenagem a Sobral, cidade do interior do Ceará, onde nasceu.

"Se me der vontade de ir embora

Vida adentro, mundo afora

Meu amor,  não vá chorar

Ao ver que o cajueiro anda florando

Saiba que estarei voltando, princesa do meu lugar".

Belchior nunca voltou, ou nunca partiu, ou apenas se eternizou com seu canto rouco, anasalado, em português, como fez questão de frisar em A Palo Seco.

O registro da interpretação de "Princesa do Meu Lugar", no programa Som Brasil, apresentado no dia pelo ator Lima Duarte, felizmente foi feito e está no YouTube.

O STF LAVOU A ALMA DA JORNALISTA QUE DENUNCIOU O CASO MARIANA FERRER


A jornalista Schirlei Alves, de Santa Catarina, deve estar de "alma lavada".

Quando do julgamento de André Aranha, no caso da acusação de estupro contra Mariana Ferrer, a repórter escreveu uma matéria no site The Intercept revelando o comportamento vergonhoso do juiz e promotor.

Pois bem, os representantes do Judiciário e Ministério Público moveram uma ação contra Schirlei,  que foi condenada a um ano de prisão, em regime abeto e pagamento de multa de R$ 400 mil.

A decisão foi da juíza Andrea Cristina Rodrigues, que entendeu ter a jornalista difamado o juiz e o promotor.

Será que o magistrado e o promotor vão tentar processar também o ministro Alexandre de Moraes?

Ele disse com todas as letras que o advogado, o juiz e o promotor se comportaram de forma vergonhosa no julgamento de Aranha, tratando a vítima com total desrespeito.

FENAJ

A Federação Nacional de Jornalistas, FENAJ, divulgou uma nota intitulada "Caso Mari Ferrer: Uma Vitória das Mulheres e do Jornalismo".

Segue a nota da FENAJ:

A decisão histórica do STF no caso Mariana Ferrer reafirma algo que nunca deveria precisar ser dito: não existe justiça quando mulheres são humilhadas e revitimizadas pelo próprio sistema que deveria protegê-las.

Também mostrou a força do jornalismo comprometido com o interesse público. Foi a reportagem da jornalista Schirlei Alves que rompeu o silêncio, expôs a violência institucional e mobilizou o país, contribuindo para mudanças concretas, como a criação da Lei Mariana Ferrer.

Mas a jornalista também passou a sofrer perseguições judiciais por exercer seu trabalho, mostrando que a violência pode atingir quem denuncia abusos e defende o direito à informação.

BRASIL VENCE HAITI E MARROCOS PASSA PELA ESCÓCIA


O Brasil venceu a fraca seleção do Haiti por 3 x 0 dando a primeira alegria à torcida nacional, nesta Copa do Mundo.

Vini Júnior, que já tinha salvado a seleção contra o Marrocos, foi o nome do jogo.

Marcou um golaço e participou dos outros dois, com assistências a Matheus Cunha.

No outro jogo do grupo a seleção do Marrocos derrotou a Escócia por 1 x 0.

O time africano até poderia ter feito mais, principalmente no primeiro tempo.

Mas na segunda etapa os escoceses cresceram na partida e por pouco não chegaram ao empate.

No outro jogo do dia os Estados Unidos venceram a Austrália por 2 x 0.

Hoje o torneio mundial prossegue com quatro jogos: Holanda e Suécia, Alemanha e Costa do Marfim, Equador e Curaçao, Turquia e Paraguai.

A seleção brasileira joga contra a Escócia na próxima quarta-feira (24), quando os dois times decidirão quem passa para a próxima fase do torneio mundial.

PREFEITO CAÍQUE CUIDA DA POLÍTICA, MAS PRIORIZA A ADMINISTRAÇÃO


Na foto o prefeito Caíque, de Angelim, com Rivanda Freire (Jupi), ex-prefeito Douglas Duarte, Carlos Costa, Pedro Campos e a primeira dama Taciana.

O grupo participou de um encontro do PSB em torno do pré-candidato do partido ao governo, João Campos.

AÇÕES

Caíque cuida da parte política, mas prioriza as ações administrativas.

Esta semana o prefeito entregou uma van para atender as crianças que frequentam a Casa Azul.

O veículo vai possibilitar o deslocamento dos menores com conforto e segurança.

Gestão do município de Angelim promove a festa junina deste ano fazendo uma homenagem a França do Forró.

Este angelinense completou 20 anos de carreira,  dedicado ao autêntico forró pé de serra,  e foi procurado pelo próprio prefeito,  para ser comunicado da homenagem.

No última quinta-feira (18) o grupo da Boa Idade, de Angelim, fez uma apresentação no Caruaru Shopping.

As integrantes do grupo tiveram o apoio do Governo Caíque. 

FELIPE CARRERAS MOSTRA AÇÕES DESENVOLVIDAS EM GARANHUNS


Deputado federal Felipe Carreras (PSB) está distribuindo nas residências de Garanhuns um informativo do trabalho realizado pelo município.

Segundo o parlamentar no seu mandato já foram destinados mais de 127 milhões de reais para a cidade.

Os recursos, de acordo com Carreras, foram para ações na saúde, duplicação da BR-423, Hospital do Amor, pavimentação de ruas, UTI pediátrica do Dom Moura, reforma da Praça Tiradentes, cobertura de quadra esportiva, patrulha da guarda municipal, Festival de Inverno, transporte escolar, aquisição de computadores para as escolas e construção de CAPS.

A parceria do deputado federal com o prefeito Sivaldo Albino e o deputado estadual Cayo Albino realmente tem rendido bons frutos à cidade e todo o município.

CAETÉS SÃO JOÃO NA COPA PROSSEGUE HOJE COM MANO WALTER E LAIRTON


O "São João na Copa", uma realização do governo Nivaldo Tirri, na cidade de Caetés, prossegue nesta sexta-feira (19), com apresentações,  no principal polo do evento, de Mano Walter e Lairton.

A abertura das festas juninas em Caetés aconteceu no dia 13 de junho, na Vila do Araçá (Zé de Sinhozinho), com shows de Belinha Lisboa e Danielzinho.

No dia 24 de junho, data consagrada a São João, as atrações serão Léo Magalhães e a banda Capital do Sol.

O "Caetés São João na Copa" vai até o dia 3 de julho, com shows de Walkyria Santos e Júnior Vianna.

O CASO MARIANA FERRER E A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


O Supremo Tribunal Federal anulou nesta quinta-feira (18) o julgamento que inocentou o empresário André de Camargo Aranha, acusado de ter estuprado numa boate, em Santa Catarina, a jovem Mariana Ferrer.

Decisão do STF foi tomada por unanimidade.

Relator do caso na Suprema Corte, o ministro Alexandre de Moraes criticou o advogado, o juiz e o promotor, envolvido no julgamento que absolveu Aranha.

Segundo o ministro, o comportamento do advogado foi vergonhoso e o juiz e o promotor não fizeram nada para impedir os abusos cometidos no tribunal.

O estupro foi denunciado em 2018. Mariana revelou que o empresário  a estuprou depois de tê-la dopado.

Em 2020, o acusado foi absolvido em primeira e segunda instância.

A decisão e as humilhações  pelas quais passou a vítima, no tribunal,  tiveram repercussão nacional.

No ano de 2021 foi criada uma lei que protege as mulheres vítimas de estupro, impedindo que as mesmas sofram humilhações, como as que foram praticadas contra a influenciadora de Santa Catarina.

A lei,  que recebeu o nome Mariana Ferrer, foi uma iniciativa da deputada baiana Lídice da Mata, tendo sido sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente Mariana, natural de Florianópolis, está com 29 anos e cursa direito.

Ela já realiza estágios na área jurídica, com o objetivo de atuar na defesa e apoio a vítimas. 

O juiz Rudson Marcos, responsável pela condução do processo, foi punido pelo Conselho Nacional de Justiça com uma pena de advertência por omissão na condução da audiência, permitindo excessos contra a vítima.

BRASIL ENFRENTA HAITI E MARROCOS JOGA CONTRA A ESCÓCIA


O Brasil faz a segunda partida da Copa do Mundo 2026, nesta sexta-feira, enfrentando a seleção do Haiti. Jogo começa às 21h30.

Como o Haiti é uma das seleções mais fracas no ranking da Fifa, a expectativa é que o Brasil vença de goleada.

Ainda nesta sexta os Estados Unidos enfrentam a Austrália, a Escócia joga contra Marrocos e Turquia bate de frente com o Paraguai.

Este último jogo começa a meia noite.

As partidas podem ser acompanhada pela Globo ou pela Cazé TV.

O canal do YouTube é o único que transmite todos os jogos.