SISTEMA DE ESTACIONAMENTO EM GARANHUNS SERÁ AUTOMATIZADO


Modernização do serviço trará mais praticidade e autonomia para os usuários

 

A Prefeitura de Garanhuns, através da AMSTT, vai implantar mais uma ação inovadora na cidade, o Sistema de Estacionamento Rotativo automatizado, denominado Vaga Digital. O sistema começa a funcionar na segunda quinzena de maio. 

Os condutores terão sete opções para comprar os bilhetes digitais para estacionamento, sendo os principais através do aplicativo de celular “DIGIPARE”, e dos Parquímetros. As outras opções de aquisição são através dos pontos de vendas fixos, das monitoras (fiscais), do fone 0800, do site de internet e de mensagem de texto (SMS).

O talão em papel será válido até 30 dias após a implantação, e também poderão ser trocados por bilhetes digitais durante esse período. Após esse prazo, não será mais aceito. O serviço oferecerá, entre outras vantagens, a autonomia para o usuário ativar a própria vaga e, também, para monitorar o tempo de permanência do veículo, já que o aplicativo enviará uma notificação quando o prazo estiver terminando.

O condutor poderá fracionar o tempo de uso, com opções de 30, 60, 90 e 120 minutos. O aplicativo “DIGIPARE” já pode ser baixado, entretanto só terá funcionalidade em Garanhuns após a ativação do sistema.

Os usuários não precisarão deixar nenhum comprovante de papel no painel dos veículos, devendo apenas gerar o seu bilhete digital, já que a fiscalização será feita exclusivamente com aparelhos digitais pelas monitoras mediante a consulta das placas. Esta é mais uma ação da gestão do Prefeito Sivaldo Albino que visa modernizar esse importante serviço, facilitando a vida das pessoas, gerando praticidade, principalmente para os consumidores que buscam as ruas do centro da cidade com suas casas comerciais. 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMSTT) informará, em breve, a data do início da operacionalização, mas incentiva que os usuários da futura Vaga Digital já baixem o aplicativo para agilizar a utilização quando o serviço for iniciado.

*Da Secretaria de Comunicação

Arte: Anderson Carlos

PROFESSORA DE INGLÊS É VÍTIMA DE RACISMO NA COMPANHIA GOL


De acordo com o IBGE, 54% da população brasileira é formada por negros.

Esse número deve ser ainda maior. Muitas pessoas preferem não se declarar negras, quando é feito o censo, por conta do racismo estrutural existente no país.

Racismo presente todos os dias. Nas casas de famílias, nos estabelecimentos comerciais, nos clubes de serviços e sociais e até em times de futebol.

Esta semana mesmo veio à tona, o caso envolvendo Samantha Vitena e a Companhia Aérea Gol. Ela foi vítima da arrogância e preconceito do comandante e comissários da aeronave em que viajava.

Num voo de Salvador para São Paulo, a passageira se recusou a despachar uma bagagem de mão, temendo que o notebook, onde levava um trabalho importante, fosse danificado no transporte.

Foi tratada com autoritarismo  extremo e chamaram até a Polícia Federal para detê-la. Completamente desnecessário tudo isso. 

Se fosse uma mulher branca teria sido tratada da mesma forma?

O Ministério das Mulheres se manifestou sobre o ato de racismo e o orientou a Polícia Federal a fazer um pedido de desculpas.

A Gol, em vez de se desculpar, tentou justificar o abuso e preconceito.

Samantha é professora de inglês e faz mestrado em saúde pública pela Fiocruz.

Toda tripulação da aeronave ficou solidária à mulher, expulsa do voo pela arbitrariedade dos funcionários da Gol.

Eita país atrasado, de mentalidade escravocrata, é este nosso!

ENFERMEIRA DO HOSPITAL DOM MOURA USA CORDEL NO TRATO COM PACIENTES


A enfermeira Mirlene Kelly, de 43 anos, vem chamando a atenção de pacientes e do corpo técnico do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, desde a semana passada. Durante seu plantão de 24h, ela usou parte do tempo com a literatura de cordel para abordar acompanhantes e pacientes internados nos leitos da Clínica Cirúrgica da unidade hospitalar. Na última terça-feira (25), a servidora voltou a circular pelos leitos para recitar cordéis.

Segundo Mirlene, que atua há mais de três anos no Dom Moura, o que chamou sua atenção para realizar a abordagem lúdica foi o senso de percepção quanto ao período, muitas vezes extenso, que pacientes ficam internados. “Alguns pacientes passam semanas internados e isso causa inquietação no comportamento, então pensei em fazer algo para ajudar, para contribuir de alguma maneira com eles e os acompanhantes, que também dividem esse momento. Fiquei receosa no começo, mas tive um retorno bem positivo dos colegas”, comenta.

O tema escolhido para a primeira abordagem de cordel foi “A peleja entre o cérebro e o coração”, que canta versos reflexivos sobre a saúde mental, as emoções, o amor e os sentimentos. “Vou ficar levando semanalmente um tema diferente pra dividir com eles, nos meus plantões, todas às terças-feiras. Os pacientes gostaram, agradeceram, alguns pediram até cópia do cordel. É um momento de relaxamento, de entrosamento, de pensar sobre a vida e a saúde com outra percepção”, conta a enfermeira.

Nesta semana, Mirlene disponibilizou um “varal literário” para que os pacientes e seus acompanhantes pudessem ter acesso a mais textos em cordel. A servidora contou ainda que pretende aperfeiçoar cada vez mais suas abordagens em cordel, potencializando o efeito transformador que a arte das rimas pode trazer na vida de qualquer pessoa.

*Da Assessoria de Imprensa do HRDM.

CAETÉS VAI INVESTIR 1 MILHÃO DE REAIS EM PROGRAMA PARA OS AGRICULTORES


A Prefeitura de Caetés, através da Secretaria de Agricultura, vai investir perto de R$ 1 milhão, na aração de terra e distribuição de sementes com as pessoas que trabalham no campo.

O programa de aração começa nesta segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Distribuição de sementes já foi iniciada e deve ser concluída na próxima quarta-feira.

Tanto a aração quanto a entrega de sementes vai chegar aos quatro cantos do município.

Lindolfo Almeida, secretário de agricultura, disse que tudo está sendo feito atendendo as determinações do prefeito Nivaldo Tirri, que desde a campanha assumiu compromissos com homens e mulheres da zonas rural.

O investimento da prefeitura é feito nos tratores, na compra das sementes e no pagamento de pessoas envolvidas no programa que não são funcionários da prefeitura.

"Temos uma equipe unida e nossa meta é atender bem a população", salientou Lindolfo.

*Na foto o secretário de agricultura e o prefeito, no lançamento da aração de terras do ano passado.

COMO CONHECI JAMES DEAN E MARYLIN MONROE

James Dean
Marylin Monroe


Por Roberto Almeida

Só fui conhecer James Dean pouco tempo atrás, já tendo completado 66 anos.

Mas escuto falar dele na TV, no cinema, leio sobre ele nos jornais e revistas desde criança.

O ator morreu em 1955, dois anos antes do meu nascimento. Mas o vi bonito, cheio de vida, nos três filmes que assisti recentemente,  e o levaram ao estrelato.

Em "Vidas Amargas" é como se Dean estivesse interpretando ele mesmo. Cal, um garoto triste, atormentado,  sofre com a discriminação descarada do pai, que demonstra claramente a preferência pelo irmão Aaron.

Além disso, o rapaz imagina que a mãe morreu há muito tempo, até descobrir que ela está viva, na verdade fugiu do marido excessivamente dominador.

James volta a interpretar um adolescente rebelde em "Juventude Transviada", seu filme mais popular. Um trabalho ainda hoje atual,  ao retratar a vida dos "rebeldes sem causa", jovens perdidos, em conflito com os país, mesmo tendo boa condição financeira.

"Assim Caminha a Humanidade" é um clássico e neste filme James Dean teve a oportunidade de fazer um papel mais adulto, fugir do estereótipo de adolescente revoltado ou incompreendido.

Este terceiro longa foi lançado nos cinemas após a morte do ator, num acidente automobilístico.

Tinha apenas 24 anos, fez poucos filmes, porém virou uma lenda do cinema americano e mundial.

Assim como Marylin Monroe, que morreu aos 36, James foi eternizado pelos filmes, como galã que foi, pelos papéis com os quais tantos jovens, de gerações e gerações à frente se identificaram.

A arte tem este poder: de manter vivos os escritores, cantores, atores,  artistas plásticos.

Nasci dois anos depois da morte de James Dean e o conheço um pouco. Quando Marylin nos deixou eu tinha apenas cinco anos. Mas não esqueço seu corpo escultural, seus olhos grandes, sua boca sensual.

Pode-se esquecer com facilidade um grande empresário, um político, um gerente de banco ou até mesmo um professor ou professora - tão importantes na nossa vida.

Não é tão fácil, contudo, esquecer a existência de Ludwig Beethoven, Fiódor Dostoiévski, Pablo Picasso,  Marylin Monroe, James Dean ou brasileiros como Machado de Assis, Érico Veríssimo, Elis Regina e Antônio Carlos Belchior.

Foi um prazer, James Dean! 

Retratado de forma encantadora,  numa canção da cearense Mona Gadelha.

OS EMPREENDIMENTOS DO GARANHUENSE FERNANDO VAVA MORAES


Filho do saudoso Vavá Moraes, há tempos radicado na capital pernambucana, Fernando Moraes tem tido presença mais constante em Garanhuns do ano passado para cá.

É que suas raízes estão aqui, gosta da cidade, tem os amigos do passado e outros que está fazendo agora, ao procurar se inteirar dos problemas do município.

No Recife, Fernando Vava Moraes possui um escritório de consultoria empresarial e financeira. E trabalha no ramo de barcos. 

São barcos de 21 pés a 50 pés. Vende para o Brasil todo, além dos Estados Unidos da América. 

Junto aos amigos, Fernando tenta trazer para o município empreendimentos que gerem emprego e renda.   São de dutos de plásticos e componentes eletrônicos.  O garanhuense contatou Romeu Aguiar, radicado em Miami,  conhecido pelo grupo Ferreira Costa e demais empresários de Pernambuco,  que sabem do potencial financeiro dele . 

Romeu gravou um áudio, divulgado na cidade e falou que o investimento seria a princípio em Pernambuco e não via empecilho em montar em Garanhuns. Ele possui vários empreendimentos em Pernambuco e principalmente no estado da Flórida, onde atua no ramo de shoppings e imóveis. 

Fernando, filho de Vavá e parente próximo também dos Ferreira Costa,  é tio do vice-presidente da Assembleia Legislativa,  Aglailson Victor. Deputado estadual mais jovem a assumir várias vezes à presidência da Alepe.

A PREFEITURA APOIA CORRIDA DA INFANTARIA EM GARANHUNS


Batalhão do Exército estima dois mil participantes na prova desportiva

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, recebeu em seu gabinete na última segunda-feira (24), o comandante do 71 BI Mtz, batalhão do exército sediado em Garanhuns, Tenente-Coronel Ronny Brito. No encontro, a apresentação da 2ª Corrida da Infantaria, que acontece no dia 28 de maio, e conta com o apoio da prefeitura municipal, além de outras instituições.

Cel. Brito apresentou os detalhes da corrida, que vai para sua segunda edição, após um reconhecido sucesso em 2022. Na edição deste ano, os organizadores estimam a participação de mais de dois mil corredores, dentre civis e militares. A partida acontece da frente do Parque Euclides Dourado, às 07:30h, para um percurso de 5km pelas ruas da cidade. A corrida tem caráter solidário, e para se inscrever os atletas devem doar quatro quilos de alimentos, sendo dois de feijão e dois de arroz. As insccrições estão sendo feitas no 71 BI Mtz, Parque Euclides Dourado, Ferreira Costa e Hit Academia.

No encontro na prefeitura, Sivaldo Albino e o tenente coronel Brito conversaram também sobre o resgate da tradicional Corrida da Fogueira, realização das prefeituras de Garanhuns e São João, e que por décadas contou com a coordenação do exército. O comandante já adiantou que novamente a corporação está à disposição para esta parceria. A Corrida da Fogueira vai para XXXIV edição, mas não é realizada há mais de 20 anos. A prova será realizada no dia 17 de junho, com largada na Praça de Eventos de São João, e chegada na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. Maiores informações ainda serão divulgadas, mas a repercussão tem sido muito positiva nas redes sociais.

*Assessoria de Imprensa. 

Foto: Sérgio Neves

DELEGACIA DE CAPOEIRAS É A MELHOR NO ATENDIMENTO ÀS MULHERES


Natural de Palmeira dos Índios (AL), há três anos trabalhando em Capoeiras, a comissária Tarcísia Barbosa recebeu esta semana, no Recife, no prédio da Chefia de Polícia Civil do Estado, homenagem pelo seu trabalho no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

A escolha da policial, considerada uma profissional competente,  é fruto da avaliação pessoal das atendidas,  que informam a instância superior pelo aplicativo MARI, ferramenta de avaliação institucional criada pela Polícia Civil de Pernambuco. 

Para o Delegado Seccional, Drº. Marcos Omena “a homenagem é mais que merecida.  "A distinção revela a competência e a busca pela excelência dos nossos policiais”, salientou.

O agente Hélio, que trabalha na delegacia capoeirense, deu o seguinte depoimento sobre o reconhecimento da comissária Tarcísia:

"Muito bom. Capoeiras tem a melhor delegacia no atendimento às mulheres vítimas de violência. Isso foi uma vitória não só da delegacia, mas de todo o município. Nós agradecemos o apoio que temos recebido da prefeitura, pois isso possibilita um melhor atendimento ao público".

ÁLVARO PORTO - O HOMEM FORTE DA POLÍTICA PERNAMBUCANA


Ele foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, se elegeu deputado estadual por três vezes e hoje é o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Corajoso, independente, tem tem deixado claro que não é preposto da governadora Raquel Lyra.

Aliás, toda a imprensa da capital diz que Álvaro se elegeu presidente graças ao seu próprio prestígio. O candidato do coração de Raquel era Antônio Moraes.

Na Casa de Joaquim Nabuco, o deputado do Agreste Meridional tem agido com altivez, escolhido para as direções das comissões técnicas parlamentares comprometidos com o Legislativo e não com o Executivo.

O prestígio de Álvaro Porto como político pernambucano ficou ainda mais claro esta semana. Ele levou para Canhotinho 29 deputados estaduais dos 49 com assento na Assembleia.

Até representantes da oposição atenderam seu convite.

Os parlamentares foram à cidade para uma visita técnica a fábrica da Masterboi, indústria conquistada por Canhotinho graças ao empenho de Álvaro, antes mesmo de ser presidente da Alepe.

Se brincar o deputado da região ainda vai emplacar o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, no lugar de Teresa Duere. 

FAGNER FEZ O SHOW MAIS CARO DO FESTIVAL VIVA GARANHUNS


O cachê do cantor Santanna, em Caruaru, de acordo com o blog Cenário, será por três apresentações, uma delas hoje e as outras duas no mês de junho. Ele receberá R$ 300 mil pelos shows.

Santanna esteve em Garanhuns no Viva Garanhuns, neste mês de abril e o cachê cobrado foi de R$ 60 mil, conforme está no Portal da Transparência.

Fagner foi o artista que ganhou mais, por sua participação no evento realizado na Suíça Pernambucana.

O cantor e compositor cearense recebeu R$ 200 mil pela apresentação no sábado do Viva Garanhuns. Depois dele o maior cachê foi o de Elba Ramalho, de R$ 160 mil.

Dorgival Dantas cobrou o terceiro maior valor, R$ 100 mil pelo show realizado em Garanhuns.

Outros artistas ficaram mais em conta: Solange Almeida - R$ 85 mil; Aduílio Mendes - R$ 60 mil; Waldonys - R$ 60 mil; Alcymar Monteiro - R$ 60 mil e Geraldinho Lins - R$ 40 mil.

A Prefeitura de Garanhuns realizou o Festival com recursos próprios. Como a cidade recebeu durante os quatro dias mais de 200 mil pessoas e a economia movimentou em torno de R$ 40 milhões, no fim das contas o evento foi um bom negócio para a cidade.

EUDSON CATÃO DEFENDE GESTÕES PASSADAS DE PALMEIRINA


O ex-prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, enviou ao blog as seguintes considerações:


Caro Roberto Almeida,

Em resposta a matéria deste blog do dia 27/04/2023, venho expressar minha manifestação. 

Respeito todos os prefeitos das cidades de Angelim e Palmeirina, até porque foram eleitos pela vontade soberana do povo, ou seja, pelo voto democrático.  Com a responsabilidade histórica da nossa família de conduzir as coisas públicas com zelo e respeito, desde a época do meu pai, o saudoso, ex-prefeito Severino Ferreira. 

Foi o prefeito que fez uma das maiores gestões em educação, construindo umas 15 escolas na zona rural e fez a maior escola na cidade até hoje (Monsenhor Julho de Siqueira). Além de começar o maior programa de assistência social, desapropriou terra, e construiu 70 casas deixando várias em andamentos e doou vários terrenos. 

Conseguiu a terraplanagem de Palmeirina até Poço Comprido. Palmeirina em 1983 foi uma das poucas cidades do estado que tinha médico residindo no município, e contratado pela prefeitura. Entre tantas atividades, a exemplo do primeiro torneio de futebol, construções de pontes, bueiros e foi quem mais fez estradas no município. 

Dona Marili Catão, esteve sempre cuidando dos que mais precisam. Como mãe e amiga do nosso povo, além de professora, costureira, sempre fazia o natal das crianças humildes, e comemoração do dia das  mães e dos pais. 

Como primeira dama, criou o Clube de Mães que ao longo desses anos tem ajudado  nossa população com cursos, distribuição de cestas básicas e do programa leite Pernambuco, que por perseguição da atual  gestão retirou do Clube de Mães e não estão entregando mais. 

Também foi vereadora por quatro mandatos e duas vezes presidente da Câmara. Eu tive a honra de ter sido eleito prefeito por três vezes (UM HONROSO JULGAMENTO DA VONTADE SOBERANA E DEMOCRÁTICA DO NOSSO POVO). 

Graças a Deus, procurei fazer o melhor possível com todas as dificuldades e poucos recursos. Não fiquei choramingando pelos cantos, fui atrás de resolver os problemas. Na minha gestão foi construído o PSF do centro e o PSF do entroncamento no sítio INHUMAS que a atual gestão derrubou, infelizmente. 

Tive oportunidade de construir e doar 136 casas e deixar convênio assinado para mais 100 casas. Tive a responsabilidade de na nossa gestão 2009/2012 implantar o PCC, o plano de cargo e carreira da educação, e dar o aumento para todos os funcionários da educação e realizado o pagamento. 

Foi concluído o hospital com a necessária ampliação, equipado e colocado em funcionamento, atendendo a população. Foram reformadas e equipadas todas as escolas da zona rural e urbana, um sonho de qualquer gestor que vê na educação o futuro dos nossos jovens. 

Preocupado com a preparação dos nossos jovens, reformamos e equipamos uma sala (sala vizinho ao INSS) com 20 computadores, painel e Internet banda larga para fazerem cursos e se capacitarem para o mercado de trabalho. 

Foi realizado todos os anos o “Arraiá São João na Palhoça”. Sempre tivemos os desfiles de todas as escolas no dia 07 de setembro, realizamos os maiores eventos valorizando a cultura local e apoiando, a exemplo da nossa orquestra Manoel Lafeaete, entre tantas outras ações, por isso que agradeço o apoio e o carinho dos irmãos. 

Me orgulho muito de ser político. É onde encontrei a melhor maneira de  servir aos nossos irmãos. Sou grato a todos os amigos Palmeirinenses por toda essa confiança em nossa família, que sempre esteve, e, vamos continuar ao lado do nosso povo, independente de qualquer cargo. 

Também sou muito grato aos companheiros gestores que me elegeram por três mandatos consecutivos para presidente da CODEAM. Na CODEAM, inclusive, com o apoio do saudoso governador Eduardo Campos, tivemos uma reunião em setembro de 2007 com a participação de integrantes do Ministério da Integração e do Secretário Executivo sobre a adutora Frei Damião que na época compreendia 24 municípios. 

A partir dessa reunião ficou definido um grupo de trabalho dos três órgãos (CODEAM, GOVERNO ESTADUAL e MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO) que graças a Deus o resultado foi a adutora do Agreste que passou a atender 69 municípios e uma população de mais de 2 milhões de habitantes. 

Deixamos implantado no prédio da CODEAM/LABAM um laboratório que continua atendendo até hoje os municípios, fruto do apoio dos amigos,  deputado Guilherme Uchoa e do ministro José Mucio. 

Entre tantas lutas, a da duplicação da BR 423 que em março de 2007 na primeira visita como  governador Eduardo Campos ao agreste meridional foi almoçar em Palmeirina e entregamos um manifesto com a assinatura de 31 gestores municipais e um deles, hoje é nosso presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto que sabe dessa história e da urgência dessa duplicação. 

Espero que Álvaro continue essa luta, inclusive já esteve com o ministro Renan Filho. Mas é preciso aproveitar o nosso presidente LULA, pernambucano, para realizar esse sonho. Entendo que por toda nossa caminhada surgem especulações, mas 2024 se trata em 2024. 

Foi assim que aprendi com meu saudoso pai a fazer amigos e não só política. Estou muito preocupado com os rumos ditadores que a prefeita de Palmeirina e seu esposo estão fazendo. A população vive assustada. Não respeitam pessoas ou instituições como fizeram várias vezes no biênio de 2021 a 2022. 

Achando pouco, na última segunda-feira, dia 24, o secretário esposo foi novamente à Câmara Municipal de Palmeirina esculhambar a oposição e  não foram as vias de fato porque foram apartados....ISSO É UMA VERGONHA!!

CRIANÇAS DE CAPOEIRAS FAZEM PASSEIO TURÍSTICO


A Secretaria de Assistência Social de Capoeiras,  em parceria com a Diretoria de Cultura, Turismo e Lazer,  proporcionou um passeio turístico para as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com visitas a lugares turísticos  e de lazer do próprio município.

O passeio teve como guia o Diretor de Cultura do município, Edivanio Almeida.

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acompanhou as crianças durante toda a visitação.

A ação faz parte do plano de governo do prefeito Nêgo do Mercado, tendo como objetivo incentivar a população a participar e usufruir do turismo e do lazer que o município oferece. 

SANTANNA RECEBE R$ 300 MIL POR APRESENTAÇÃO EM CARUARU


Principal atração da festa junina em Caruaru, nesta sexta-feira, o cantor Santanna receberá um cachê de R$ 300 mil pela apresentação.

De acordo com um site da capital do Agreste, o valor é exatamente a metade do que a prefeitura pagou a Wesley Safadão o ano passado: foram desembolsados R$ 600 mil pelo show, naquela ocasião.

Santanna o cantador também receberá menos do que Luan Santana. Este vai receber R$ 450 mil pela apresentação em Caruaru.

Seja 600 ou 300, a verdade é que esses artistas são muito bem pagos. Você ganhar essa grana toda para cantar algumas horas está de bom tamanho.

Duro mesmo é o trabalhador comparecer ao serviço um mês completo para receber um salário mínimo, que não dá nem para pagar as contas básicas.

KEROLAY ROUBA A CENA AO FAZER COMPRAS COM SHORT ESCANDALOSO


Kerolay Chaves, uma mineira de 21 anos, roubou a cena esta semana, ao fazer compras num supermercado com um short pra lá de avançado.

Expulsa do estabelecimento, a garota usou as famosas redes sociais para protestar. Deu a entender que foi vítima de preconceito por se mostrar "gostosa".

Notícia do Oiapoque ao Chuí, a menina viralizou e recebeu mais críticas do que elogios. 

"Acho que estava muito calor ela foi comprar água", alguém ironizou. 

"E assim caminha a humanidade", comentou uma jovem. Outra sustentou: "Ela queria fama,  agora ela encontrou.  Talvez tivesse precisando mesmo", tascou outra internauta.

Mourinha Do Forró, artista garanhuense, perdoou: "top arretado!", foi assim que se expressou.

Teve uma garota de uma cidade vizinha a Garanhuns que entrou na brincadeira: "Se eu tivesse esse corpo dela também saía pelada".

Um rapaz do Recife fez comparações: "Já cansei de ver nos supermercados de Boa Viagem mulheres fazendo compra de biquíni e não tem nada demais. Não sei porque esse mi mi mi todo por causa de um short".

Fato é que Kerolay conseguiu seu momento de fama.

GOVERNO LULA FAZ JUSTIÇA À CATEGORIA DOS ENFERMEIROS (AS)


O presidente Lula da Silva assinou esta semana o projeto de lei do Congresso Nacional que regulamenta o piso da enfermagem. A proposta abre crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões na previsão orçamentária para permitir o pagamento dos salários da categoria. O texto atinge os mais de 693,4 mil enfermeiros que atuam em todo o país, de acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem.

Na cerimônia de assinatura do projeto, realizada no Palácio do Planalto, a coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem, Lívia Dantas, relembrou a dificuldade que o piso enfrentou para ser implementado.

Aprovado pelo Congresso, o piso da enfermagem foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, pelo fato de o Congresso não ter indicado a fonte de recurso para custear a despesa.

“Todos os dias tem um técnico de enfermagem lutando para salvar a vida de alguém, mas até hoje não conseguíamos ser valorizados. Lutamos tanto pelas 30 horas, não conseguimos. Veio a luta pelo piso, muitos diziam que não ia acontecer, mas nossa vitória chegou”, disse a coordenadora.

Tramitação - O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também ressaltou as barreiras que a proposta sobre o piso da enfermagem enfrentou para se tornar viável. “Foi um processo muito intenso e de muito trabalho”, disse. “Muita gente passou a compreender a importância do SUS no meio da pandemia e o papel da enfermagem também durante a pandemia. Aquilo tomou conta do Congresso Nacional e cada passo foi sendo dado”, acrescentou.

A expectativa, segundo ele, é de que o projeto assinado nesta terça chegue ao Congresso na quarta-feira, onde será apreciado na Comissão Mista de Orçamento (CMO). “Certeza absoluta de que o governo está fazendo hoje o que cabe fazer hoje. E que na próxima semana, o Congresso Nacional vai cumprir aquilo que é a sua responsabilidade”, afirmou.

AESGA APRESENTA PROJETO DE REFORMA DO PRÉDIO PARA CURSO DE MEDICINA


O Evento contou com a presença do Núcleo Docente Estruturante do Curso, do procurador do Município Dr. Paulo Couto, do Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Paulo Mendonça e do representante do deputado federal Felipe Carreras, Cayo Albino, além dos engenheiros e arquiteta responsáveis pelo Projeto, da Direção Geral Acadêmica, Profa. Leonilla Mendonça, coordenadores dos cursos e servidores da FACIGA/ AESGA.

Na Oportunidade, foi apresentado o Projeto do Edifício composto por salas de aula, salas de tutorias, laboratórios de anatomia, microbiologia, habilidades médicas, espaços de convivência e demais ambientes essenciais para a vivência do curso.

O curso de Medicina da AESGA foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE/PE no último mês de dezembro e o Vestibular acontecerá no próximo semestre. “Hoje demos início às obras do Prédio e, paralelo a isso, estamos atuando com toda a parte burocrática, de licitação e demais ações para que, ao final deste ano, já estejamos com tudo pronto para nosso primeiro vestibular de Medicina”, destacou a presidente da Instituição, Adriana Carvalho.

Professora e membro do NDE de Medicina, Izabel Correia, reforça que esse momento representa o início de uma grande mudança na Instituição. “Esse é o primeiro passo para a reformulação da imagem e da estrutura da AESGA como um todo, já que somos uma das pioneiras na interiorização do ensino superior de Pernambuco. Essa é a nossa meta, não só para o curso de Medicina, mas para todos os cursos que compõem nossa Autarquia”, acrescentou.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, grande incentivador da implantação do Curso na Autarquia, destaca a importância da Ação para o Município. "A nossa missão é projetar e preparar Garanhuns para o futuro gerando desenvolvimento e proporcionando mais empregos à nossa população. Neste propósito o curso de medicina da AESGA desempenhará papel preponderante, sobretudo na área do desenvolvimento educacional da nossa Instituição e na melhoria da oferta dos serviços de saúde do Município", afirmou o Prefeito.

*Da Assessoria de Imprensa.

VALMIR DO LEITE RECEBE DOIS PRÊMIOS PELA BOA GESTÃO EM PARANATAMA

Administração do Prefeito Valmir do Leite,  de Paranatama,  recebeu prêmios (IGM) Índice de Governança Municipal e (CFA) Conselho Federal de Administração.

O evento ocorreu no dia 26/04 na sede da Faculdade Fafire, na capital pernambucana. 

O município de Paranatama ficou em 1° lugar na categoria de cidades de até 20 mil habitantes. Devido a compromissos maiores, o prefeito não pôde comparecer ao evento, e seu Secretário de Governo, Josa Costa, o representou e recebeu o prêmio das mãos do presidente do Conselho Federal de Administração Pública.

Para receber este importante prêmio, vários critérios são analisados, como, por exemplo, aplicação do dinheiro público, investimentos em saúde, educação e infraestrutura, e a transparência das contas do município, que são alguns dos principais pilares que levaram Paranatama a se destacar nos últimos anos de gestão sob a administração do prefeito Valmir do Leite.


Secretário Josa Costa

PRODUTOS DA CESTA BÁSICA COMEÇAM A TER QUEDA NO PREÇO


No governo passado não havia preocupação com os empregados, os assalariados, os mais pobres.

Gasolina em algumas cidades, como Petrolina, no Sertão de Pernambuco,  chegou a custar oito reais.

Óleo de cozinha foi vendido até por 13 reais o litro. Feijão passou de 12 reais, um quilo de arroz bateu em cinco reais, farinha passou disso, o açúcar ficou beirando os três reais.

E o gás de cozinha, as contas de água e de luz?

A vida ficou muito difícil na época do governo que só se preocupava com os grandes empresários, os ricos.

A gestão de Lula está completando quatro meses. Apesar de todos os percalços, de alguns erros, há uma diferença enorme entre o petista e seu antecessor.

Gasolina está por menos de cinco reais em alguns postos de Garanhuns, alguns supermercados estão vendendo o óleo por pouco mais de seis reais, o arroz Mariano, um dos melhores, está por pouco mais de quatro reais, em alguns estabelecimentos.

O macarrão parou de subir tanto, o café também, a inflação parou de acelerar.

Possivelmente, no próximo mês vamos comprar o botijão de gás por menor valor.

Tem gente que ainda defende o desgoverno. Justifica até o escandaloso caso das joias da Arábia Saudita.

Esquecem do descaso na pandemia, as milhares de mortes que podiam ter sido evitadas se não tivessem feito negociatas com vacinas.

Alguns - inclusive a mídia sem vergonha - criticam Lula por uma questão banal, fazem estardalhaço porque a Janja comprou uma gravata para o marido.

Os que calaram ou minimizaram diante do genocídio, são os mesmos que agora criticam o atual governo por filigranas.

Hipócritas, cínicos, oportunistas, ladrões, que só pensam em si próprios. Não se importam com o sofrimento do povo.

Mas Lula, Geraldo, Dino, Haddad e toda equipe vão se impor. Vão governar quatro anos e queira Deus o povo perceba a enorme diferença, de modo que o Brasil se livre das trevas pra sempre. 

CAPOEIRAS GARANTE MERENDA DE QUALIDADE AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL


O prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado, tem se preocupado em garantir uma merenda nutritiva, de qualidade, em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Cabe a Secretaria de Educação organizar o cardápio, usando inclusive produtos da agricultura familiar nas refeições servidas aos alunos.

Todos, da cidade e zona rural são atendidos da melhor forma possível.

O próprio prefeito Nêgo do Mercado se posiciona a respeito de importância da merenda nas escolas de Capoeiras:

"A merenda de qualidade é parte essencial no dia a dia dos nossos estudantes, pensando nisso, a nossa gestão oferece uma alimentação saudável e nutritiva para todos os alunos de Capoeiras, pois uma merenda de qualidade contribui para a melhoria da aprendizagem", comentou o gestor. 

ANGELIM VAI ACEITAR UM CANDIDATO DE FORA?

Prefeito Douglas Duarte

Circulam notícias em alguns blogs e grupos de WhatsApp que o esposo da prefeita de Palmeirina, Roberto Duarte, pode disputar a prefeitura de Angelim.

A meu ver é uma jogada de risco. Pode estar cometendo o mesmo erro de Zé da Luz e Antônio Dourado.

Os dois citados tinham liderança consolidada em Caetés e Lajedo e quando trocaram o domicílio eleitoral para Garanhuns, tentando chegar à prefeitura do município, ficaram sem nada.

Não conseguiram Garanhuns e ainda perderam o poder nas cidades em que eram tidos como mitos.

Pode acontecer o mesmo com essa tentativa do secretário palmeirinense de entrar na política de Angelim.

E tem mais: que me perdoem Eudson Catão, outros que governaram antes dele e a atual prefeita. Angelim tem tido governos muito melhores do que o da cidade vizinha.

Eudson, Renato, Marcelo e sua sucessora não se comparam a Samuel Salgado, Marco Calado e Douglas Duarte.

Angelim é um município pequeno. Mas sempre foi politizado e organizado. Não se prestará tão fácil a aceitar uma pessoa de fora na disputa eleitoral.

Quando Douglas definir quem apoiar em 2024, teremos um candidato forte. E o principal adversário será da família Calado.

ROSSINE ESTÁ COM O PRESTÍGIO EM ALTA EM PESQUEIRA


Rossine Blesmany, que foi prefeito de Lajedo por dois mandatos, é o diretor de assuntos legislativos da 

ADEPPE (Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco).

Na eleição do ano passado, Rossine teve mais de 31 mil votos na disputa pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Só não conquistou um mandato porque o povo de Lajedo preferiu ficar sem deputado.

Mas o delegado foi majoritário em Pesqueira, sua terra natal e hoje tem um grupo político na terra dos índios Xukurus.

Se depender de algumas lideranças políticas de Pesqueira, o Delegado Rossine pode entrar na disputa pela prefeitura do município.

VEREADORES DE CAETÉS CRIAM COMISSÃO PARA ALERTAR SOBRE VIOLÊNCIA

Ednaldo Clementino, 

presidente da Câmara Municipal de Caetés


Preocupado com a onda crescente de violência em Caetés, o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Clementino (Gauso), propôs durante reunião com os vereadores a criação de uma Comissão de Parlamentar para cuidar da questão.

A Comissão será integrada até mesmo por representantes da oposição e na próxima semana deve ir à capital pernambucana. Os integrantes vão procurar a Secretaria de Defesa do Estado, onde farão um relato da situação e pedirão providências.

Segundo o blog apurou assaltos se sucedem em Caetés, tanto na cidade quanto na zona rural, durante a noite e também no período diurno. Casas são invadidas, pessoas ameaçadas e às vezes espancadas.

Os malfeitores estão cada vez mais ousados. Roubam em pleno meio dia. São levados celulares, eletrônicos diversos, motos e carros. O clima de insegurança assusta o cidadão comum, que deseja viver em paz.

Importante ressaltar que a situação de Caetés se repete em outros municípios do Agreste Meridional. Em várias cidades há um clima de medo.

Em Garanhuns praticamente toda semana são registrados homicídios, a maioria deles tendo relação com o tráfico de drogas. Este grave problema, envolvendo as drogas, também já existe nas cidades menores.

Oportuna a decisão do presidente da Câmara dos Vereadores de Caetés. Seria bom que outros políticos, de outros municípios, seguissem o exemplo, pressionando o Governo do Estado a cuidar melhor da área da segurança pública.

PREFEITOS SIVALDO E WILSON RESGATAM CORRIDA DA FOGUEIRA


O prefeito Wilson Lima recebeu em seu gabinete o seu colega gestor do município de Garanhuns, Sivaldo Albino. Na ocasião, os dois  trataram da Corrida da Fogueira, que por muitos anos, no mês de junho, era realizada entre as cidades de São João e Garanhuns 

Os prefeitos demonstraram entusiasmo com a ideia de resgatar o evento, que não é realizada há 25 anos a a quase 25 anos. Sivaldo e Wilson já determinaram as suas equipes que fosse formado um grupo de trabalho com o objetivo de planejar e executar as ações que culminarão com a volta da Corrida da Fogueira.

Evento, de grande importâncias para os desportos da região, já tem a até data para acontecer: será  no dia 17 de junho deste ano.

A organização da Corrida ficará a cargo dos dois municípios e contará com o apoio das Forças Armadas,  que esteve representada na conversa entre os gestores pelo Major Quadros,  do Exército  brasileiro. 

Também serão parceiros no evento a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Saúde de São João e Garanhuns e Guarda Municipal de Garanhuns.

"Há cerca de 25 anos a corrida da fogueira deixou de acontecer entre os municípios de São João e Garanhuns e hoje estamos aqui para celebrarmos a volta deste evento que foi tão importante no agreste Meridional e que atraía centenas de corredores de todo o país",  comentou Wilson Lima. 

Para o prefeito Sivaldo Albino, "a Corrida da Fogueira era um evento que atraía a atenção da imprensa pernambucana e nacional e mobilizava a população que ia em peso acompanhar a largada e chegada dos corredores, sendo um sucesso quando ocorria e agora iremos voltar com força total no dia 17 de junho".

PREFEITO RICO, DE 66 ANOS, CASA COM MENINA DE 16 ANOS


Um casamento que aconteceu em Araucária, no interior do Paraná, virou notícia em todo o Brasil.

A união matrimonial chamou a atenção porque o recém casado - Hissan Hussein -  tem 66 anos e é o prefeito do município paranaense.

Kauane Rode, a esposa, completou 16 anos neste mês de abril.

Hissan é um empresário rico de Araucária. Quando foi candidato declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 14 milhões. Prefeito tem até um helicóptero, entre seus bens.

Depois que casou com a adolescente, que tem idade de ser sua neta, o prefeito nomeou a mãe da menina e sua sogra, Marilene Rode, de 36 anos, para exercer o cargo de Secretária de Turismo e Cultura do município, com salário de R$ 21.416,00. 

O político é filiado ao Cidadania.

HOSPITAL MUNICIPAL DE CAETÉS PASSA POR REFORMA

Prefeito e secretário de saúde visitam o hospital


A Prefeitura de Caetés está realizando reforma estrutural no hospital da cidade. Após a conclusão dos serviços, a unidade de saúde Luíza Pereira de Carvalho irá oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e melhor atendimento aos pacientes.

O próprio prefeito Nivaldo Tirri e o secretário de saúde do município, Marco Calado Filho, acompanham de perto o trabalho que vem sendo executado.

Antes de se eleger prefeito, Tirri foi diretor do hospital e secretário de saúde, na gestão de Armando Duarte. Assim, o gestor conhece bem as necessidades da área.

Depois de terminar a reforma do hospital, o prefeito pretende melhorar também as condições de cada posto de saúde, da cidade, zona rural e distritos.

SIVALDO ENTREGA NOVA UNIDADE DE SAÚDE NO BAIRRO DE MANOEL CHÉU


Prefeito Sivaldo Albino entregou mais uma obra à população de Garanhuns, nesta terça-feira, dia 25.

A Unidade Básica de Saúde do bairro Manoel Chéu recebeu diversas ações de intervenção na parte elétrica, hidráulica e estrutural, ficando totalmente "de cara nova".

Moradores da comunidade, que estiveram presentes à inauguração das novas instalações, demonstraram muita satisfação com os melhoramentos realizados pela prefeitura.

Estiveram presentes ao ato o prefeito Sivaldo, a secretária de saúde, Catarina Tenório, o presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão e Luzia da Saúde, autora do requerimento para requalificação do PSF de Manoel Chéu.

Esta é a 16ª unidade básica de saúde totalmente recuperada pela Prefeitura de Garanhuns. Com as melhorias, serão beneficiadas cerca de 5 mil pessoas que são acompanhadas no bairro. 

A UBS do Manoel Chéu conta com sala de vacina, sala de curativos, farmácia, consultório médico, de enfermagem e odontológico; sala de citologia, escovódromo e consultório multiprofissional para atender a população.

“Nossa gestão firmou um compromisso de recuperar as Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns, e com esta entrega de hoje, já são 16 locais que receberam as obras de requalificação. É um trabalho que leva mais dignidade e humanidade no atendimento, com foco nos profissionais e pessoas que precisam do SUS”, destacou o prefeito Sivaldo Albino na ocasião.

Com a entrega das obras, os atendimentos voltam a acontecer no prédio localizado na Rua das Gardênias, s/n°, próximo à BR-424. O horário de funcionamento permanece de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Garanhuns.





Fotos: Hilton Marques e Thomas Ravelly

CAPELA DO HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA É RESTAURADA


A Capela Ecumênica do Hospital Regional Dom Moura foi reativada, na tarde desta terça-feira (25), em Garanhuns. 

Marcando a ocasião, uma missa foi celebrada pelo Padre Silvano, capelão do Santuário Mãe Rainha. O espaço, que estava sem receber celebrações desde o ano de 2017, passou por reformas estruturais e agora vai estar aberto diariamente, das 11h ao meio-dia, para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A diretora-geral da unidade, Jaqueline Calado, reforça a importância do espaço no cotidiano hospitalar. “A capela é um lugar de acolhimento, serve de humanização e espiritualidade em processos delicados que muitas vezes os pacientes, familiares ou nossos colaboradores estejam passando. Afinal, precisamos cuidar não somente da saúde física e mental, mas também da saúde espiritual. Nosso espaço é para todos, de todas as denominações”, enfatiza.

Restauração – O salão em que a capela funciona recebeu restauração, incluindo os serviços de pintura, melhoria na estrutura física interna e externa e instalação de novos equipamentos, incluindo a sonorização do espaço.

UNIDADE DE SAÚDE DE MANOEL CHÉU ESTÁ DE CARA NOVA


Prefeito Sivaldo Albino prossegue entregando obras importantes em todos os bairros de Garanhuns.

Agora apela manhã, o gestor inaugura o trabalho de requalificação da Unidade Básica de Saúde do bairro de Manoel Chéu.

O que era um posto acanhado, sem muita condição de trabalho e atendimento, agora é uma unidade moderna, com todos os equipamentos necessários para que seja prestado um bom atendimento à população.

Bairro de Manoel Chéu também será contemplado com uma creche construída pela prefeitura.

NESTLÉ EXPLICA QUE NÃO TEM NADA A VER COM "LEITE FAKE"


Quando ainda estava na presidência, Bolsonaro ganhou uma lata de Leite Moça personalizada, com a lata do produto estampando sua imagem.

A então primeira dama, Michelle, chegou a compartilhar a imagem nas redes sociais.

As imagens da marca adulterada foram reproduzidas recentemente, para fazer marketing do político das extrema direita.

Foi preciso, então, a Nestlé, que produz o Leite Moça desde 1921, divulgar uma nota que não tem nenhuma responsabilidade pela fake news envolvendo a marca.

Esse pessoal é capaz de tudo: até mesmo de fabricar "leite fake".

ALCEU E TARCÍSIO DO ACORDEON - DE CAPOEIRAS PARA GARANHUNS E CARUARU


Alceu Valença já teve seu nome anunciado como uma das atrações do Viva Garanhuns 2024.

O veterano artista natural de São Bento do Una é um nome de expressão, em qualquer cidade que se apresente.

Nome ainda relativamente novo na música regional, Tarcísio do Acordeon está na programação do São João de Caruaru, este ano.

Interessante é que os dois artistas, antes da apresentação que acontecerá nas duas cidades polos, fizeram shows em Capoeiras.

Alceu foi o principal nome dos festejos juninos o ano passado. Tarcísio atraiu uma multidão para o show que realizou na Festa de São José, em março passado.

Os dois cantores foi uma escolha pessoal do prefeito Nêgo do Mercado, que está sintonizado com o gosto popular.