O ex-prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, enviou ao blog as seguintes considerações:
Caro Roberto Almeida,
Em resposta a matéria deste blog do dia 27/04/2023, venho expressar minha manifestação.
Respeito todos os prefeitos das cidades de Angelim e Palmeirina, até porque foram eleitos pela vontade soberana do povo, ou seja, pelo voto democrático. Com a responsabilidade histórica da nossa família de conduzir as coisas públicas com zelo e respeito, desde a época do meu pai, o saudoso, ex-prefeito Severino Ferreira.
Foi o prefeito que fez uma das maiores gestões em educação, construindo umas 15 escolas na zona rural e fez a maior escola na cidade até hoje (Monsenhor Julho de Siqueira). Além de começar o maior programa de assistência social, desapropriou terra, e construiu 70 casas deixando várias em andamentos e doou vários terrenos.
Conseguiu a terraplanagem de Palmeirina até Poço Comprido. Palmeirina em 1983 foi uma das poucas cidades do estado que tinha médico residindo no município, e contratado pela prefeitura. Entre tantas atividades, a exemplo do primeiro torneio de futebol, construções de pontes, bueiros e foi quem mais fez estradas no município.
Dona Marili Catão, esteve sempre cuidando dos que mais precisam. Como mãe e amiga do nosso povo, além de professora, costureira, sempre fazia o natal das crianças humildes, e comemoração do dia das mães e dos pais.
Como primeira dama, criou o Clube de Mães que ao longo desses anos tem ajudado nossa população com cursos, distribuição de cestas básicas e do programa leite Pernambuco, que por perseguição da atual gestão retirou do Clube de Mães e não estão entregando mais.
Também foi vereadora por quatro mandatos e duas vezes presidente da Câmara. Eu tive a honra de ter sido eleito prefeito por três vezes (UM HONROSO JULGAMENTO DA VONTADE SOBERANA E DEMOCRÁTICA DO NOSSO POVO).
Graças a Deus, procurei fazer o melhor possível com todas as dificuldades e poucos recursos. Não fiquei choramingando pelos cantos, fui atrás de resolver os problemas. Na minha gestão foi construído o PSF do centro e o PSF do entroncamento no sítio INHUMAS que a atual gestão derrubou, infelizmente.
Tive oportunidade de construir e doar 136 casas e deixar convênio assinado para mais 100 casas. Tive a responsabilidade de na nossa gestão 2009/2012 implantar o PCC, o plano de cargo e carreira da educação, e dar o aumento para todos os funcionários da educação e realizado o pagamento.
Foi concluído o hospital com a necessária ampliação, equipado e colocado em funcionamento, atendendo a população. Foram reformadas e equipadas todas as escolas da zona rural e urbana, um sonho de qualquer gestor que vê na educação o futuro dos nossos jovens.
Preocupado com a preparação dos nossos jovens, reformamos e equipamos uma sala (sala vizinho ao INSS) com 20 computadores, painel e Internet banda larga para fazerem cursos e se capacitarem para o mercado de trabalho.
Foi realizado todos os anos o “Arraiá São João na Palhoça”. Sempre tivemos os desfiles de todas as escolas no dia 07 de setembro, realizamos os maiores eventos valorizando a cultura local e apoiando, a exemplo da nossa orquestra Manoel Lafeaete, entre tantas outras ações, por isso que agradeço o apoio e o carinho dos irmãos.
Me orgulho muito de ser político. É onde encontrei a melhor maneira de servir aos nossos irmãos. Sou grato a todos os amigos Palmeirinenses por toda essa confiança em nossa família, que sempre esteve, e, vamos continuar ao lado do nosso povo, independente de qualquer cargo.
Também sou muito grato aos companheiros gestores que me elegeram por três mandatos consecutivos para presidente da CODEAM. Na CODEAM, inclusive, com o apoio do saudoso governador Eduardo Campos, tivemos uma reunião em setembro de 2007 com a participação de integrantes do Ministério da Integração e do Secretário Executivo sobre a adutora Frei Damião que na época compreendia 24 municípios.
A partir dessa reunião ficou definido um grupo de trabalho dos três órgãos (CODEAM, GOVERNO ESTADUAL e MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO) que graças a Deus o resultado foi a adutora do Agreste que passou a atender 69 municípios e uma população de mais de 2 milhões de habitantes.
Deixamos implantado no prédio da CODEAM/LABAM um laboratório que continua atendendo até hoje os municípios, fruto do apoio dos amigos, deputado Guilherme Uchoa e do ministro José Mucio.
Entre tantas lutas, a da duplicação da BR 423 que em março de 2007 na primeira visita como governador Eduardo Campos ao agreste meridional foi almoçar em Palmeirina e entregamos um manifesto com a assinatura de 31 gestores municipais e um deles, hoje é nosso presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto que sabe dessa história e da urgência dessa duplicação.
Espero que Álvaro continue essa luta, inclusive já esteve com o ministro Renan Filho. Mas é preciso aproveitar o nosso presidente LULA, pernambucano, para realizar esse sonho. Entendo que por toda nossa caminhada surgem especulações, mas 2024 se trata em 2024.
Foi assim que aprendi com meu saudoso pai a fazer amigos e não só política. Estou muito preocupado com os rumos ditadores que a prefeita de Palmeirina e seu esposo estão fazendo. A população vive assustada. Não respeitam pessoas ou instituições como fizeram várias vezes no biênio de 2021 a 2022.
Achando pouco, na última segunda-feira, dia 24, o secretário esposo foi novamente à Câmara Municipal de Palmeirina esculhambar a oposição e não foram as vias de fato porque foram apartados....ISSO É UMA VERGONHA!!