PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM GARANHUNS COMPLETA UM ANO

 


Programa já atendeu mais de cem pessoas no município, por meio de acompanhamento integrado na moradia do paciente

Nesta quinta-feira (26), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), completa um ano de sua implantação, em Garanhuns. O SAD faz parte de um conjunto de ações de atenção à saúde, previstas
no plano de governo do prefeito Sivaldo Albino. O programa foi inaugurado pela Secretaria de Saúde com foco principal na promoção, prevenção e tratamento com reabilitação de doenças, de forma integrada, na moradia do paciente.

O Serviço de Atenção Domiciliar também busca promover a continuidade no cuidado, realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, com equipe multiprofissional. O SAD é composto por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, que intercalam suas visitas, para pessoas que residem na área urbana ou rural, independente de faixa etária.

Ao todo, mais de 100 pacientes já passaram pelo SAD; e atualmente 55 pacientes estão sendo acompanhados pelo serviço. Destes, 27 fazem uso de curativos com materiais especiais, e são acompanhados por um enfermeiro estomaterapeuta – que promove assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), entre outros.

Um total de 14 pacientes já apresentaram melhora em suas condições clínicas e receberam alta do programa. Além disso, é possível observar a evolução em muitos quadros, com pessoas que voltaram a se alimentar por via oral, sem precisar de sonda; outras que saíram da condição de acamado e voltaram a andar; e outras apresentam cicatrização de feridas.

“O SAD é uma das grandes conquistas da nossa gestão, e que tem proporcionado avanços no tratamento de vários pacientes. Agradeço ao prefeito Sivaldo Albino pela sensibilidade e por acreditar neste programa, quem ganha é a população”, completa a secretária de Saúde, Catarina Tenório. As pessoas que precisam do serviço podem manter contato com a equipe da sua respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS); ou ir até a sede do Serviço de Atenção Domiciliar, localizada rua Agamenon Magalhães, nº 31A, no bairro São José; ou telefonar para o número (87) 9 8835-5005.

*Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA