A obra, aguardada há mais de um século, irá possibilitar que Pernambuco assuma o protagonismo logístico que lhe foi negado nos últimos anos.
A senadora Teresa Leitão (PT), que participou do anúncio por videoconferência, celebrou o momento como uma vitória política e histórica.
“Estamos presenciando o cumprimento de uma promessa secular, inicialmente feita pelo imperador Dom Pedro I. Só agora se torna realidade pelas mãos de Lula, um presidente pernambucano, que conhece de perto os sonhos e desafios da nossa terra”, disse Teresa.
Senadora fez questão de lembrar que a construção do trecho pernambucano da ferrovia já deveria estar em curso, mas foi excluído do projeto durante o governo de Jair Bolsonaro.
“Foi uma decisão política. Bolsonaro tratou da Transnordestina apenas no Ceará, ignorando completamente a importância estratégica de Suape para o Nordeste e para o Brasil”, criticou a parlamentar.
Segundo Teresa Leitão, a retomada da obra é resultado de um esforço coletivo.
“Essa conquista é fruto do trabalho da nossa bancada no Congresso, do governo do estado, do setor industrial e empresarial, e de órgãos regionais, como a Sudene", comentou.
E ressaltou:
"Lutamos juntos pela ferrovia. Sabemos que ela vai transformar o estado, impulsionar o desenvolvimento, gerar empregos e conectar Pernambuco ao futuro que sempre mereceu. É mais que infraestrutura: é justiça histórica, é progresso, é orgulho nordestino!”
O trecho Salgueiro–Suape será licitado em três lotes.
Expectativa é que a obra gere milhares de empregos diretos e indiretos, além de ampliar a capacidade de escoamento da produção do interior do estado e fortalecer o Porto de Suape como hub logístico do Nordeste.
Foto: Mariana Leal

Nenhum comentário:
Postar um comentário