DESFILE DE ACADÊMICOS DE NITERÓI IRRITA BOLSONARISTAS


O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula, é o principal destaque da mídia, de ontem para hoje.

Vídeos e reportagens ocupam as redes sociais e sites de notícia, não apenas no Brasil, mas também no exterior.

Na imprensa da Argentina e de países da Europa a homenagem ao petista também repercutiu.

Apresentação da escola carioca, no domingo, foi acompanhada pelo próprio Lula, que ficou em um camarote, na Marquês de Sapucaí.

Na avenida, participaram do desfile artistas como Dira Paes, Paulo Betti e Fafá de Belém.

O samba enredo, as fantasias, as alegorias, foram usados para contar a história de Luiz Inácio de Silva, que saiu de Caetés, então distrito de Garanhuns, para viver em São Paulo.

História é contada pelos olhos de Dona Lindu, mãe do pequeno Luiz, que foi para a cidade grande, fugindo da pobreza, com oito filhos menores.

Além de contar a história de Lula, a Acadêmicos de Niterói ainda fez referências a momentos políticos do Brasil, satirizando o golpe contra Dilma Rousseff e retratando Bolsonaro como um palhaço, na cadeia.

O desfile irritou a direita. Deputados e senadores, como Damares Alves e Sérgio Moro depois do desfile bateram duro no Lula.

Importante ressaltar que o desfile é responsabilidade da escola de samba, certamente o presidente não foi consultado ou influiu no roteiro.

Quem também criticou o presidente e a Acadêmicos foi a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

Ela repudiou a forma como o seu marido foi mostrado na avenida.

A oposição tentou impedir a apresentação da escola antes e agora deve entrar com ações tentando tornar Lula inelegível.

Possivelmente não terão êxito, uma vez que a homenagem é legal e o desfile não pode ser visto como propaganda eleitoral, principalmente porque não foi promovido pelo governo.

Se houve apoio do estado a Acadêmicos, o mesmo foi dado a outras escolas, como sempre acontece no carnaval.

Vale salientar também que Lula não foi homenageado  somente no Rio de Janeiro.

Neste carnaval ele já esteve no Recife e em Salvador. Nas duas capitais foi recebido calorosamente e até os artistas, como André Rios, reverenciaram o presidente durante a folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário