Por Junior Almeida
A população de Capoeiras, neste final de ano está triste e de certa forma assustada, devido ao elevado número de mortes de seus filhos, em curto espaço de tempo.
Na segunda, 15 de dezembro, por exemplo, foram sepultados o mototaxista Reginaldo Gomes, o Regi, que vivia acamado havia oito anos, após grave acidente de moto e, também o operador de pá carregadeira Marcos Menezes, esse, vencido pela leucemia.
Na semana passada já tinha ido para Deus José Godói, por muitos anos responsável pelas estradas do município, trabalhando na máquina patrol.
Perdeu a vida poucos dias depois de um acidente doméstico, com um botijão de gás.
No dia seguinte ao sepultamento de Zé Godói, Marcione Bila, motorista de transporte escolar, perdeu a vida num acidente de moto, na PE 193, na saída de Capoeiras para São Bento do Una.
No dia 26 de novembro faleceram o comerciante Cícero de Bela e Leonor Caetano, duas pessoas conhecidíssimas aqui em Capoeiras, sendo Leonor uma figura folclórica, se tratando de política e futebol.
Era “paimerense” fanática, como sempre ressaltava.
Na semana anterior, Fábio Lourenço, do Sítio Catete, filho do popular Zé de Biduca, “descansou”, depois de meses lutando pela vida, após um acidente de trabalho numa construção.
Poucos dias antes, em 12 de novembro, faleceu o também motorista de transporte escolar Válter Florêncio, conhecido como “Sossego”, vítima de um AVC e, no final de outubro, tinha sido assassinado na cidade, Cícero Antônio, neto do rezador Carlos Josino.
Um crime ainda sem solução que chocou todos da terrinha.
EDCLÉCIA E A FAMÍLIA CARNEIRO
Hoje, 16 de dezembro, Capoeiras perdeu Edclécia Reino Carneiro de Morais, vencida pelo câncer.
Faleceu nos primeiros minutos desta terça-feira, no Hospital Português, em Recife, onde estava internada desde 23 de novembro.
Edclécia é prima da ex-prefeita Neide Reino, filha do ex-vereador Edson Carneiro e neta de José Carneiro Sobrinho, o Zé de Lero, também ex-vereador e por duas vezes vice-prefeito do município.
Edclécia nasceu em 15 de abril de 1987. Fez o Ensino Infantil em Capoeiras e o fundamental e o médio no Colégio Santa Sofia, em Garanhuns.
Sua graduação como psicóloga foi na Universidade Federal, em Recife.
Edclécia concluiu também mestrado, doutorado e pós-doutorado, passando a ser professora substituta na Universidade Federal, em Recife.
Em Petrolina, no Sertão do Estado assumiu como professora titular, quando pediu transferência para Garanhuns.
Aqui na Suíça Pernambucana, em setembro do ano passado, descobriu que estava doente.
Sua luta inglória durou pouco mais de um ano, vindo ela a fazer sua viagem derradeira às 12:10 horas de hoje.
Para família Carneiro, em especial para Edson, Seu Zé de Lero e sua esposa Maria Carneiro, não tem sido fácil.
Muito pelo contrário. Há oito anos a família perdia Daniel Carneiro, filho de Edson, vítima de afogamento, depois de ser arrastado por um boi brabo para dentro de um açude.
Nininho Preá, genro de Zé de Lero e Maria, no dia 1º de janeiro completa dois anos que faleceu num acidente de moto, na PE 193.
Zuzinha Carneiro e Edmilson Silva, conhecido como Boca, irmão e genro de Seu Zé, faleceram no mesmo dia 13 de março deste ano.
Clédcia, filha também de Edson Carneiro e Cleonilda Reino, era especial, uma eterna criança e, perdeu a vida num acidente doméstico bobo, dia 28 de agosto desse ano.
Hoje, depois da morte de Edclécia, a tradicional confraternização da família Carneiro, agendada para o dia 3 de janeiro foi cancelada. Claro que a família, neste final de ano não tem o que celebrar.
As despedidas à Edclécia estão acontecendo na Central de Velórios São José, Rua 21 de Dezembro, ao lado do Banco do Brasil e Correio de Capoeiras, de onde sairá o féretro amanhã, 17 de dezembro, às 9 horas da manhã, para o cemitério de São Bento do Una.
Nós, do Blog Roberto Almeida, irmãos em Cristo de todos os falecidos, bem como amigos de todos os familiares destes, rogamos a Deus por eles e por todas as famílias enlutadas.
NOTA - Depois de publicado o texto, leitores informaram mais cinco perdas (que não foram citadas) no município nos últimos dias.
Deus proteja Capoeiras e seu povo.


Senhor, quantas perdas! Conforta essas pessoa, Pai!
ResponderExcluir