CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UMA VISITA AO HOSPITAL DOM MOURA


Estive pela primeira vez no Hospital Dom Moura, desde que a atual direção assumiu a unidade.

Duas coisas me chamaram a atenção: 1) Em alguns locais a limpeza deixa a desejar; 2) A demanda pelos serviços do HRDM é cada vez maior. Tinha gente demais.

Felizmente, tinham quatro médicos de plantão, com atendimento clínico laboratorial.

Tinham ainda dois ortopedistas e dois cirurgiões. Era o que estava escrito, na escala, com os nomes de profissionais de serviço.

Fui atendido, sem muita demora pelo Dr. Paulo Mendonça. Excelente médico, já o conheço.

Precisei fazer uma ultrassonografia, após a consulta e aí tinha muita gente precisando do mesmo exame. Demorou, mas consegui sair de lá com o resultado da ultrassom. 

TREINAMENTO -  O departamento de Serviço Social do Hospital Regional Dom Moura passou por um momento de treinamento com a equipe multiprofissional da unidade, dando continuidade ao fluxo operacional de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência. 

A capacitação seguiu a ordem de atendimento multiprofissional, notificação e os devidos encaminhamentos aos serviços e equipamentos da rede de proteção e garantia de direitos.

Além do fluxo, a equipe realizou  um momento de "Sala de Espera", na pediatria e Centro de Saúde, onde foram distribuídos panfletos que detalham alguns sinais indicativos de que uma criança ou adolescente pode estar sendo vítima de violência sexual. O material também fornece informações sobre os números de telefones disponíveis para denúncias, como o Disk 100 e o 197.

Patrícia Santos, que é coordenadora do Departamento de Serviço Social, Núcleo de Apoio Psicossocial e chefe da unidade psicossocial, ressaltou a urgência em alertar pais e responsáveis sobre a gravidade do problema, dado que os índices de violência são alarmantes e recorrentes, colocando o Brasil em segundo lugar mundial em casos de violência contra crianças e adolescentes.

A coordenadora da unidade psicossocial reforçou a importância da colaboração da comunidade. “É fundamental que todos estejam atentos para que essas iniciativas tenham sucesso e para que possamos criar um ambiente seguro e saudável para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário