CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FESTA NA CORTE: ROBERTO CARLOS COMEMORA 83 ANOS DE VIDA

Roberto recebe o Grammy Latino em 2015


Por Cláudio Gonçalves

Consagrado como um dos melhores cantores e compositores da música brasileira e internacional, em todos os tempos,  Roberto Carlos completa 83 anos neste 19 de abril.

“Um tesouro musical”, assim o definiu Gabriel Abaroa Junior, Presidente da Academia Latina da Gravação,  ao entregar ao cantor, em 2015, o prêmio Grammy de Personalidade do Ano. 

Mantendo um reinado que atravessa gerações, Roberto Carlos é um dos maiores fenômenos da música, com milhares de discos vendidos no Brasil e em vários países do mundo, tendo sido agraciado com centenas de prêmios nacionais e internacionais.

Ao longo de sua trajetória artística, Roberto conquistou milhares de fãs de todas as idades, sendo amado por brasileiros, sul-americanos, centro-americanos, norte-americanos, africanos, europeus e japoneses, quer seja cantando em português, espanhol, italiano, inglês ou francês. 

Com lançamentos anuais que ultrapassavam a marca de 1 milhão de cópias vendidas, Roberto Carlos,  em parceria com o amigo de fé,  Erasmo Carlos,  emplacou inúmeros clássicos: músicas autobiográficas, ecológicas, religiosas e românticas. A interpretação única e incomparável, tornou-o  um porta-voz do amor em toda sua acepção e sentido. 

Roberto Carlos tira matéria viva de si e entra em detalhes, sentimentos íntimos e emocionais, momentos quase secretos de todo mundo, cantando frases que havíamos decorados e não chegamos a dizer ou confessar, como se suas canções fossem feitas para nós. Roberto é assim, catalisador, antena, receptor de ondas frequentes de amores vividos ou não correspondidos.  

Nas palavras de Dorival Caymmi, “o cantor de maior comunicação humana que ele já viu”.

“Você precisa ouvir aquela canção do Roberto”, verso de Caetano Veloso, na canção “Baby”, interpretada por Gal Costa, nos faz perceber que após ouvirmos “aquela canção do Roberto, descobriremos que há um Roberto Carlos em cada um de nós, pois em algum momento de nossas vidas encontramos um grande amigo.

“Às vezes em certos momentos difíceis da vida, em precisamos de alguém pra ajudar na saída, a sua palavra de força, de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho”. 

Recorremos ao amor e proteção de Divina:  “Cristo, meu amigo, sua luz me mostra a direção a ser seguida, você é a verdade, é tudo, é o caminho, a vida, só você eu sei é a solução”.

Expressamos o amor pelo nossos pais: “Toda vez que te abraço e te beijo sem nada dizer, você diz tudo que eu preciso, escutar de você.  Olhando seus cabelos tão bonitos, beijo suas mãos e digo, meu querido, meu velho, meu amigo.

Passamos por momentos que nos indignamos com as atrocidades das guerras, “Deus é pai e amor não faz a guerra, peço paz irmão aqui na Terra”, nos preocupamos com a degradação da natureza, “o mar quase morre de sede no ano passado, os rios ficaram doentes com tanto veneno, diante da economia, quem pensa em ecologia? Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia”. 

Nos compadecemos com a situação de uma pessoa, amigo ou parente que está perdendo a vida para as drogas: “cara quem afinal é você, que está se entregando e não vê, que a vida oferece outras coisas”, lutamos pela igualdade, “todo ser humano é importante naquilo que ele faz, as vezes por caminhos distantes, mas todos são iguais, lutamos pela liberdade, “tudo em volta está deserto tudo certo, tudo certo como dois e dois são cinco”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história pra contar de um mundo tão distante”. Sofremos com o fim de um relacionamento: “Você é a saudade que eu gosto de ter, só assim sinto você bem perto de mim, outra vez”, “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer”.

Nos declaramos para a pessoa amada: “e não há nada pra comparar, para poder lhe explicar, como é grande o meu amor por você”, vivemos um amor sem limites, “mas eu posso dizer que sei o que é ter um amor de verdade, e um amor assim eu que é pra sempre, é pra eternidade”, e até chegamos a dizer, “esse cara sou eu”.

Por todo seu carisma, talento e uma trajetória artística de sucesso, hoje todos seus fãs espalhados pelo Brasil e o mundo te oferecem flores. Parabéns, Roberto Carlos!

Capa do disco mais vendido do artista (1971)

PRÊMIOS/MARCAS NA CARREIRA DO REI

-  158.051.000 milhões de produtos vendidos no mercado fonográfico mundial;

-  LP de 1971, que inclui a música "Detalhes",  é o que mais vendeu até hoje: foram 7.635.000 milhões de cópias ao longo do tempo; 

- Artista  vence o Festival de San Remo, na Itália, em 1968,  interpretando a canção "Canzone Per Te", de Sérgio Endrigo e Sérgio Bardotti;

-  26 de fevereiro, Roberto Carlos Day. Em 1988, o prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, em nome do seus cidadãos, criou o dia especial em homenagem ao cantor Brasileiro;

-  Em 1990 é homenageado em Miami com uma estrela na Calçada da Fama, conferido aos maiores astros latino-americanos;

-  Prêmio Grammy: 1 Grammy da Academia da Gravação dos Estados Unidos (1988);  Grammy da Academia Latina da Gravação, com destaques, Excelência Musical (2004),  Hall da Fama para o álbum "Detalhes"(2007), Hall da Fama para o álbum "Jovem Guarda"(2013) e Personalidade do Ano(2015).

-  27 Troféus Imprensa, sendo 22 de melhor cantor e 5 de melhor música. 6 troféus Internet.

-  2019. Entra para o ranking da Revista norte-americana, Global Concert Pulse como um dos 30 artistas de maior público nos Estados Unidos. No mesmo ano recebe o prêmio Billboard de Música Latina, em reconhecimento a sua trajetória artística.

-  Em 2023 recebe o prêmio Nobel Verde, em reconhecimento as suas composições com Erasmo Carlos, em defesa do meio ambiente e da Amazônia. O número de produtos  e LP mais vendidos estão contabilizados até 2005; 

- Em 1993, Roberto Carlos entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes), sendo reconhecido como o artista brasileiro que mais recebeu discos de ouro e de platina. Foram 18 de ouro e 17 de platina (contagem a partir de 1981 até o final de 1992). Alguns estudiosos de sua carreira afirmam que reunindo todos os discos de ouro, platina e diamante ganhos no Brasil e no exterior daria para dar uma volta no Maracanã.

- Recordes de músicas mais tocadas nas rádios do Brasil no dia do lançamento de seu LP anual: Caminhoneiro (1984) - 3.287 execuções. Verde e Amarelo (1985) 3.577 execuções, Apocalipse (1986) 3.608 execuções.

Estrela na Calçada da Fama, em Miami (1990)
Prêmio Nobel Verde (2023)

*Professor Cláudio Gonçalves tem livros publicados sobre a Hecatombe de Garanhuns e está para lançar um trabalho inédito sobre Roberto Carlos, artista que acompanha desde os seis anos de idade.

Um comentário:

  1. É realmente uma trajetória magistral... Feliz aniversário Roberto Carlos e parabéns ao Professor Claudio por nos presentear com tantas informações atualizadas.

    ResponderExcluir