CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

POR QUE SIVALDO APARECEU TÃO BEM NA ÚLTIMA PESQUISA ELEITORAL?

Uma das 70 ruas que estão 
sendo calçadas na Cohab III

Algumas pessoas ficaram admiradas com os números do Instituto Data Trends, que mostra ampla vantagem de Sivaldo Albino (PSB), na disputa pela prefeitura, na eleição marcada para outubro deste ano.

No final do ano passado uma pesquisa do Instituto Contextto tinha apontado Sivaldo na frente, com uma vantagem de 18 pontos.

Agora, o Data Trends, três meses depois, sinaliza que o socialista praticamente duplicou as intenções de voto.

Essa pesquisa está correta? O que levou o gestor a crescer tanto na preferência popular?

Lembro que Jarbas Vasconcelos, ainda quando nos tempos das disputas pela prefeitura do Recife, aconselhava a não questionar pesquisas.

O ideal é comparar pesquisas de diferentes institutos e procurar saber se a realidade das ruas é essa mostrada pelas empresas que colhem a opinião pública fazendo entrevistas, divulgando resultados por amostragem.

No caso de Garanhuns, é possível que o prefeito realmente tenha aumentado a distância para os adversários - Izaías Régis e Gersinho Filho - por conta de uma série de fatores.

Quando foi divulgada a pesquisa do ano passado, o gestor nem tinha inaugurado ainda o Parque Luiz Carlos de Oliveira. Alguém procurou saber o impacto dessa obra junto à população, ao eleitorado?

A prefeitura tem um conjunto de obras em todas as áreas do município. É parque, é creche, é centro esportivo, é unidade básica de saúde, é pavimentação de ruas...

Neste momento mesmo a Cohab III, antiga Bela Vista, está recebendo um investimento do município que possivelmente não foi feito antes por nenhum prefeito.

De uma só vez setenta ruas daquele bairro estão recebendo pavimentação, com serviço de drenagem de águas servidas e pluviais.

Somadas todas as ações dos últimos meses, a presença do prefeito nas ruas, o corpo a corpo que ele está fazendo, abraçando homens e mulheres, independente da idade ou condição social, tudo somado não tem como deixar de fortalecê-lo politicamente.

E o deputado estadual Izaías Régis? Como tem de cumprir suas obrigações na Assembleia Legislativa, não está presente no dia a dia dos moradores do município. É como que se o parlamentar dependesse excessivamente da governadora Raquel Lyra, que completados 15 meses de sua gestão não tem uma única ação de peso para apresentar aos garanhuenses.

Raquel, por enquanto, puxa Izaías pra baixo. Não sei se ela pode mudar isso até outubro. São somente sete meses, porque março já caminha para o final.

Quanto ao vereador Gersinho Filho, embora seja jovem e inteligente, além de entrar numa disputa com o quadro político polarizado, arranjou o pior cabo eleitoral possível para Garanhuns.

Atrelar seu nome ao de Bolsonaro não está ajudando. Se a pesquisa estiver certa, mesmo quem votou no capitão para presidente não acredita no projeto do vereador.

Vamos aguardar novas pesquisas e a campanha. Por enquanto o que temos é o Data Trends e a voz do povo, nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário