Deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa, saiu da Mesa Diretora, na sessão da tarde passada, para ocupar a tribuna. E fez um duro pronunciamento, respondendo a uma fala da parlamentar Débora Almeida, do mesmo partido que ele, o PSDB.
Debora Almeida falou no grande expediente e criticou a aprovação, sem sua presença, de relatórios parciais do orçamento. Álvaro respondeu à altura. Segundo ele, a presidente da Comissão de Finanças é que não teve respeito aos deputados, tendo se retirado da instância que preside num momento importante.
“Quem não cumpriu com o Regimento foi a presidente da Comissão de Finanças, que se retirou da sessão, deixando lá sete deputados – isso é uma falta de respeito. Fui consultado para dar um parecer e não sou omisso, não estou a serviço de ninguém e não sou subserviente a ninguém. Aqui não sou eu quem feriu o Regimento, que omitiu um bilhão e cem milhões no orçamento do estado. Os pernambucanos têm que procurar saber porque foi feita essa omissão”, disse o presidente da Alepe.
A crítica contundente atingiu principalmente a deputada Débora Almeida (indiretamente foi chamada de subserviente) e a governadora Raquel Lira, que segundo Álvaro envia projetos para o Legislativo em cima da hora e estaria omitindo mais de R$ 1 bilhão do orçamento do governo para 2024.
Um vídeo com a fala do parlamentar na tribuna da Assembleia foi reproduzido nos sites mais importantes de Pernambuco. Há um momento da fala, de pouco menos que três minutos, em que nas imagens aparecem os deputados Izaías Régis, líder do governo na Alepe, e Débora Almeida.
Os dois com expressão de total constrangimento. Débora desvia o olhar, como que procura uma saída diante da invertida. Izaías, o líder, baixa a cabeça, como quem acaba de sofrer uma derrota.
Você pode conferir o discurso de Álvaro Porto no Instagram blogrobertoalmeida, no Facebook deste jornalista ou no site do Jornal do Commercio (blog do Jamildo).
Magno Martins, Jamildo Melo, Mário Flávio, blog Pernambuco Agora e muitos outros jornalistas de peso no Estado divulgaram o vídeo ou publicaram matérias a respeito do posicionamento de Álvaro Porto.
O deputado, ex-prefeito de Canhotinho, revela independência e coragem. Com altivez e argumentos sólidos, mostra que não teme o poder da governadora, muito menos do clã dos Almeida de São Bento do Una.
Álvaro se agigante como presidente da Assembleia Legislativa e ganha cada dia mais admiradores em Pernambuco pela sua atuação à frente da Casa de Joaquim Nabuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário