PREFEITO DE CAPOEIRAS ANUNCIA AÇÕES IMPORTANTES PARA O MUNICÍPIO


Entrevistado no início da tarde desta terça-feira, na Rádio Jovem Capoeiras, o prefeito Nêgo do Mercado (PSB), anunciou ações importantes para os próximos dias e meses.

Respondendo a perguntas do radialista Sulipa e do blogueiro César Silva, o gestor confirmou a inauguração da reforma e ampliação do Hospital Municipal, para os próximos dias e informou que cerca de 20 ruas da cidade e povoados serão pavimentadas, 14 delas já com as obras licitadas, pois os recursos necessários já estão no caixa da prefeitura.

"Deste ano para o outro, com as ações que vamos fazer, iremos transformar Capoeiras num canteiro de obras", garantiu Nêgo do Mercado.

O prefeito citou nominalmente várias das ruas que serão contempladas com o calçamento, tanto na cidade, como nos povoados da Maniçoba, Alegre e Riacho do Mel.

As 14 primeiras, que já estão com os recursos em caixa, serão pavimentadas graças a verbas destinadas ao município pelo deputado federal (atualmente ministro) Silvio Costa Filho.

As outras seis ruas vão aguardar a liberação de uma emenda do deputado estadual Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Socialista também informou que nos próximos dias estará indo a Petrolina para buscar uma retroescavadeira, um trator e outros equipamentos conquistados graças a sua articulação junto aos governos e parlamentares.

Embora não tenha citado, fica subtendido que as máquinas estão à disposição de Capoeiras na Codevasf, órgão do Governo Federal.

Nêgo ainda disse que a prefeitura vai iniciar uma ampla reforma na Escola Gedeão Rodrigues, no Riacho do Mel. A quadra do distrito também será beneficiada com a cobertura da quadra de esportes.

Em outro momento, adiantou o prefeito, a praça do distrito passará por uma reforma.

Além dos calçamentos que serão feitos na cidade e povoados, já a partir deste ano, o gestor espera a liberação de um recurso prometido pela governadora Raquel Lyra para asfaltar o centro da Maniçoba, Alegre e Riacho do Mel.

CRISE - Os entrevistadores quiseram saber qual o segredo do prefeito, que mantém em dia o pagamento dos funcionários e fornecedores, ao mesmo tempo anunciando obras importantes.

Joaquim Teixeira, o Nêgo do Mercado, esclareceu que desde o começo do mandato trabalha com planejamento, sem gastar mais do que o necessário, com isso conseguindo o que chamou de "uma gordurinha".

Prefeito argumentou que com as finanças equilibradas, foi possível o município suportar a crise que hoje atinge em cheio diversas cidades. Como se sabe, em alguns lugares há até atraso de pagamento dos servidores efetivos.

PRECATÓRIOS - Nêgo revelou que o pagamento dos precatórios do Fundeb aos professores, que trabalharam nos primeiros anos da década passada, já tem data para acontecer, será no dia 29 de dezembro deste ano.

Os docentes que terão direito ao rateio têm até a próxima sexta-feira para ir à prefeitura apresentar os dados solicitados, ficando assim habilitados a esse extra.

Ainda com relação à educação, o gestor informou que o município está para receber mais um ônibus para transporte de estudantes e tem planejado a construção de uma nova escola na cidade, com 12 salas de aula.

SAÚDE - Na saúde, com a inauguração da reforma e ampliação do hospital, finalmente Capoeiras terá um aparelho de raio X, de modo que os moradores do município não precisarão se deslocar para Garanhuns, quando precisarem desse tipo de exame.

O hospital,  após a inauguração,  contará também com um bloco cirúrgico, para que sejam realizadas cirurgias de pequeno e médio porte. Na unidade de saúde da cidade já está funcionando o serviço de implantação de DIU nas mulheres, um método contraceptivo considerado pelos médicos como dos mais eficientes.

INFRAESTRUTURA - Além das obras de infraestrutura que serão realizadas nos próximos meses, o prefeito lembrou que todo esforço tem sido feito para conservar as estradas vicinais do município em bom estado.

Ele disse que Capoeiras só dispõe de uma máquina patrol, porém frisou que esta trabalha de domingo a domingo para atender as demandas da população. "Só para quando é para fazer a manutenção necessária", observou.

Prefeito destacou que a Secretaria de Obras distribuiu fardamentos e carrinhos com os servidores da pasta, de maneira que os trabalhadores possam prestar um bom serviço.

Por sinal, com muita satisfação Joaquim Costa Teixeira registrou que a juíza da comarca há poucos dias fez um elogio à limpeza da cidade, que na opinião dela está sendo feita a contento.

Acompanharam o socialista aos estúdios da rádio os secretários municipais, diretores, vereadores aliados, vice-prefeito Ciço Brabo e populares.

Nêgo do Mercado não falou de política durante a entrevista a Sulipa e César, preferindo focar nos assuntos de cunho administrativo.

Única estocada que ele deu nos críticos da gestão, foi dizer que no próximo ano ele voltam "a morar em Capoeiras".

Nêgo é um prefeito presente, que somente sai do município quando precisa ir a Recife ou Brasília lutar por recursos. Fora dessas ocasiões, está no gabinete, eu sua casa, conversando com as pessoas nas ruas ou fazendo visitas na zona rural.


Um comentário:

  1. NÃO SERÁ NENHUMA NOVIDADE SE CAPOEIRAS VIER A SER O ÚNICO MUNICÍPIO DO AGRESTE MERIDIONAL QUE VENHA APRESENTAR CANDIDATURA ÚNICA PARA PREFEITO. ATÉ PORQUE, NAS URNAS, EM 2024, NEGO DO MERCADO É IMBATÍVEL, POIS NAVEGA DE BRAÇADA RUMO À REELEIÇÃO.

    ResponderExcluir