Por Roberto Almeida
Conheci Cintra Galvão em 1985, quando como repórter da Rádio Clube fazia a cobertura da Assembleia Legislativa.
Lembro que era um homem cordato, calmo, inteligente, sem os arroubos comuns a outros políticos.
Quando prefeito de sua terra, Belo Jardim, uma vez me convidou para fazer um jornal impresso (naquela época nem sonhávamos ainda com a internet), com divulgação dos trabalhos de sua administração.
Ficou satisfeito com o resultado, fez questão de deixar claro isso.
Cintra se elegeu deputado estadual muitas vezes e ainda bancava o federal, Nilson Gibson.
Os dois eram conservadores, ligados à Arena depois PDS.
Mas em 1986 Cintra Galvão foi dos primeiros a romper com o governo para apoiar a candidatura de Miguel Arraes, chamado de comunista pelos reacionários de então.
O político de Belo Jardim permaneceu fiel a Arraes a vida toda, tanto que na campanha de governador, o ano passado, apoiou a candidatura de Marília.
Quando na prefeitura, Galvão foi o responsável pela implantação da indústrias na cidade, impulsionando o desenvolvimento do município.
O ex-prefeito e ex-deputado nasceu na periferia de Belo Jardim, numa via pública chamada de Rua da Palha.
Seu pai era coveiro.
Junto com seu irmão, Cecílio se estabeleceu no comércio e de homem modesto se transformou num dos potentados da Terra do Bitury.
Rompeu com seu padrinho político, José Mendonça Bezerra, e passou décadas vencendo seu ex-aliado.
Cintra, chamado carinhosamente pelo povo de "Pavão Misterioso" (a música de Ednardo sempre tocava em suas campanhas) terá seu corpo velado a partir das 10 horas de hoje, na quadra do Colégio Diocesano de Belo Jardim.
Sua morte repercutiu em todo Estado. A governadora Raquel Lyra, o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, os deputados federais Eriberto Medeiros e Maria Arraes, a ex-deputada Marília Arraes e muitas outras lideranças divulgaram notas de pesar por conta da perda do líder político interiorano.
"Cresci acompanhando a trajetória de Cintra e tive a honra de contar com sua confiança em 2022, quando me apoiou na eleição para governadora e tive seu filho como candidato a deputado estadual na minha chapa. Cintra, Pernambuco te agradece por tantos de dedicação à causa pública e à boa política! Que Deus e Nossa Senhora o recebam lá no céu. Um dia a gente volta a se encontrar!, escreveu Marília, que postou também a foto acima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário