PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

QUASE 500 MIL PESSOAS JÁ ASSINARAM A PETIÇÃO PEDINDO QUE LULA SEJA LAUREADO COM O PRÊMIO NOBEL DA PAZ


Por Carlos Enrique Ruiz Ferreira*

Em seu testamento, Alfred Nobel estabeleceu um fundo com vistas a premiar, anualmente, as pessoas que se notabilizassem por promover grandes benefícios para a humanidade. Nobel estabeleceu 5 prêmios, dentre eles o da Paz. Este prêmio deveria ser outorgado “à pessoa que fez mais ou melhor na promoção da comunhão entre as nações, para a abolição ou redução de exércitos permanentes, e para o estabelecimento e promoção de processos de paz”.


Desde 1901 o Nobel da Paz foi concedido 99 vezes para 106 pessoas e 27 organizações. Dentre alguns personagens políticos premiados estão Woodrow Wilson (1919), Martin Luther King (1964), Adolfo Pérez Esquivel (1980), Nelson Mandela (1993), Jimmy Carter (2002) e Barack Obama (2009). Todos estes não apenas empreenderam esforços significativos, alcançando altos impactos para a paz e prosperidade mundiais, mas, de igual forma, inspiraram milhares de pessoas aos sentimentos de solidariedade, esperança e perseverança por um mundo melhor.


Luiz Inácio Lula da Silva está sendo alçado a candidato ao Nobel da Paz em 2019 por intermédio do já agraciado Nobel Adolfo Pérez Esquivel. Esquivel é ativista dos direitos humanos e da não violência, e notabilizou-se por seus trabalhos no enfrentamento dos crimes de direitos humanos – assassinatos, torturas e desaparecimentos – ocorridos durante as ditaduras militares na América Latina.


A campanha iniciada por Pérez Esquivel conta atualmente com a adesão de quase 500 mil pessoas (abaixo-assinadas). Pudera, Lula modificou drasticamente a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, tornando-se um símbolo político de esperança pela paz e desenvolvimento dos povos.


Ainda que os elementos técnicos que fazem jus a Lula receber o prêmio sejam inúmeros, restringimo-nos aqui a ressaltar alguns daqueles que adquiriram notoriedade internacional. Em primeiro lugar está a contribuição de Lula no combate à fome e à pobreza, tema caro ao candidato por conhecer na pele o drama de milhares de pessoas que ainda passam fome e morrem por desnutrição. O segundo argumento centra-se nas contribuições para a segurança mundial e a democratização das relações internacionais. Em suma: Lula honra a conquista do Nobel seja por suas contribuições na seara da Paz e Desenvolvimento, mas, também, no campo da Paz e Segurança Internacional.


Paz e Desenvolvimento

Retirante nordestino, Lula fez de sua experiência uma potência de luta e esperança. Reescreveu sua história, reinventando uma narrativa triste e recorrente na vida de milhares de brasileiros. Quem o conhece sabe que este tema é sua preocupação desde os primórdios do Partido dos Trabalhadores e tornou-se uma pedra de abóboda do conjunto das políticas públicas de seus dois mandatos presidenciais.


A revolução social promovida por Lula no Brasil foi composta, principalmente, por três políticas conjugadas: o Programa Bolsa Família, a valorização do salário mínimo e a introdução de créditos bancários (para programas de habitação, mas também para os mais variados negócios ou necessidades dos mais pobres).


Neste âmbito, e do ponto de vista de seu reconhecimento internacional, o Programa Bolsa Família é o destaque principal. Esquivel em sua Carta lembra as palavras engajadas de Lula, que se tornaram célebres no mundo todo: “Precisamos superar a fome, a pobreza e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém: é para salvar vidas”. Foi essa a mensagem mundial que Lula tornou um mantra nos mais variados espaços institucionais internacionais, da ONU ao Fórum Econômico de Davos e à OMC.


A convicção, o talento e a desenvoltura do ex-presidente Lula foram responsáveis pelo que a ONU considerou “um dos maiores programas de transferência de renda do mundo”, que abrangeu 26% da população em 2012, reduzindo a taxa de pobreza em 8 pontos percentuais (desde o início do programa até 2009). Ademais, o Programa teve impactos significativos na matrícula escolar e na diminuição do índice de Gini. O êxito do Programa foi tamanho que conseguiu retirar o país, em 2014, do Mapa da Fome, índice produzido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).


Mas, para além do Bolsa Família, as políticas públicas de Lula, seja na valorização do salário mínimo (entre 2002 e 2010 o aumento cumulativo foi de 57% em termos reais), seja nos programas de infraestrutura e incentivo à indústria (em especial o Programa de Aceleração do Crescimento), fizeram o país crescer economicamente de uma forma ímpar na história. O crescimento anual do PIB foi considerável e o país, na balança comercial, de um déficit médio de US$ 1,1 bilhão na Era Cardoso, alçou superávit acima de US$ 30 bilhões por ano, nos anos Lula. Se o desenvolvimento é conditio sine qua non para alcançar a Paz, Lula talvez tenha sido o maior líder, exemplo e expoente mundial desde, pelo menos, a segunda guerra mundial.


O fato é que Lula conseguiu materializar direitos há muito tempo consagrados internacionalmente. Estes direitos humanos foram expressos na esfera internacional a partir das declarações e tratados emanados da ONU, em especial a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional de Direitos Sociais, Econômicos e Culturais.


Paz, Democracia e Segurança Internacional

Apesar de invariavelmente figurar entre as 10 maiores economias do mundo, foi apenas durante os governos de Lula da Silva que o país foi reconhecido internacionalmente por suas potencialidades e protagonismo na busca da paz e da democracia na sociedade global. Provas desse prestígio são as expressões de legitimação e reconhecimento: Lula foi chamado de “o cara” pelo presidente da superpotência mundial Barack Obama; o país teve o seu Ministro de Relações Exteriores, o embaixador Celso Amorim, considerado como o “melhor chanceler do mundo” em 2009 pela prestigiosa revista Foreign Policy. Em primeiro lugar o Brasil contribuiu para a democratização das relações internacionais em diversos cenários.


Na ONU, por exemplo, o país se aliou à Alemanha, Japão e Índia (no chamado G-4) propondo uma reforma do Conselho de Segurança (CS) que contemplasse novos membros permanentes oriundos de países subdesenvolvidos. Ainda, na construção de uma agenda de paz nas relações internacionais, a UNASUL e a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) somaram esforços para um mundo mais pacífico. A ZOPACAS foi criada em 1986, mas foi durante o governo Lula que o Fórum ganhou maior organicidade e atuação. Já a UNASUL foi criada em 2008, com liderança e apoio insigne do Brasil. Lula mostrou ao mundo que quando se trata de cooperação entre os povos, do combate à pobreza, promoção de bem-estar e aliança regional pela paz não importam os matizes políticos dos governos, é fundamental transcendê-los em prol de objetivos comuns.


A UNASUL inovou juridicamente e praticamente em relação a todos os mecanismos de integração até então já vistos no continente americano. Em seu tratado objetiva a construção de uma “cidadania sul-americana”, buscando “uma cultura de paz em um mundo livre de armas nucleares e de destruição em massa” (esta uma das maiores preocupações de Alfred Nobel quando criou o prêmio para a Paz). Do ponto de vista operacional, foi a partir do Conselho de Defesa da UNASUL (e outros órgãos) que a organização atuou pela solução pacífica de controversas em episódios de desestabilização na Bolívia (na região de Pando em 2008) e entre a Colômbia e Venezuela (2010), no Equador (na sublevação da Polícia Nacional em 2010) e no Paraguai (com a deposição do presidente Fernando Lugo em 2012), além de promover uma cooperação imediata, multidimensional, quando do terremoto do Haiti em 2010.


A criação do BRICS, seu Banco de Desenvolvimento (que superou paradigmas da cooperação vertical) e do Fórum IBAS são algumas outras façanhas em que o Brasil teve papel singular. A construção de um mundo mais igualitário, democrático em suas relações, com o cuidado devido aos povos mais pobres e ao desenvolvimento, sem dúvida foram marcas indeléveis deste retirante nordestino, metalúrgico, ex-presidente da República Federativa do Brasil e um grande cidadão do mundo. Reconhecemos Lula como um líder mundial de grande envergadura, daqueles que surgem uma vez ou outra na História da Humanidade. Seu Nobel significa reconhecer essa grandeza e enaltecê-la, seu Nobel representaria um prêmio para a luta dos povos em busca do desenvolvimento, de uma sociedade mais justa e igualitária, e de um mundo mais seguro e democrático internacionalmente. Seria e será uma verdadeira celebração da Paz.



*Carlos Enrique Ruiz Ferreira é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e pós doutor em Filosofia pela mesma casa.

**Fotos: 1-  Lula; 2- Alfred Esquivel; 3- Alfred Nobel; 4- Prêmio Nobel.

6 comentários:

  1. Até hoje eu nunca entendi a razão desse prêmio se chamar “NOBEL DA PAZ”. A paz certamente não era o forte de ALFRED NOBEL, um sueco traficante de armas que criou o prêmio com o seu nome. Nobel inventou a dinamite em e era proprietário de uma empresa siderúrgica que a transformou no principal fabricante de canhões e de outras armas destruidoras e mortíferas. Esse prêmio é tão bisonho e hilário que até o negão Obama já ganhou essa porcaria de prêmio. Logo quem?!?!?! Um governante de um país de natureza esquizofrênica que diz promover a paz ao lado de uma história escura e sinistra de promover e lucrar com a guerra.

    P.S.: - Se eu nunca entendi a razão desse prêmio ter este nome, pior ainda é entender que dono de lavanderia(lavagem de dinheiro) seja merecedor de tal comenda. Mesmo assim, ainda acho que Lula seja merecedor e tem tudo para arrebatar o PRÊMIO NOBEL DA PAZ, mas só vai ter o gostinho de recebe-lo quando sair da cadeia, dia de SÃO NUNCA, haja vista que há uma probabilidade dele mofar na jaula!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lula não só levou paz, mas levou dignidade e respeito ao povo humilde deste pais. Seria um premio mais que merecido ao nosso Lula.

    ResponderExcluir
  3. 0 artigo 16-A diz que todo o candidato a qualquer cargo público pode ser candidato sob judice.E por que o TSE tirou esse direito do Lula? Palavras do Dr.juiz do Supremo Tribunal Federal Lawdowisk.

    0 Dr. juiz Federal o decano e ex-presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Dr. Marco Aurélio Melo disse numa entrevista para a TV Portural."A prisão do Lula viola a constituição federal".

    0 Dr. Marcos Aurélio Melo aplica uma liminar soltando o Lula baseado e fundamento e reconhecimento por mais de 250 juristas do Brasil e do mundo no artigo 5º inciso LVII da Constituição Federal que diz que ninguém pode ser preso sem o transitado em julgado,sem a presunção de inocência que são CLÁUSULA PÉTREA.

    0 Flávio Bolsonaro usou o TWITTER para dizer que iria defender a PENA DE MORTE no senado federal. No outro o seu papai disse,meu filho PENA DE MORTE é uma CLÁUSULA PÉTREA.

    Em 2006 o Supremo Tribunal Federal se reunião e criou uma JURISPRUDÊNCIA dando poder para o juíz Dr.sérgio Moro e Deltan Dallogonol prender em segunda instância ferindo de morte o artigo 5º da constituição federal. Por 6 x 5 foi aprovada. Quer dizer eque 6 juízes estavam e estão errados e 5 estão certos.

    Em 04 de abril de 2018 mais uma vez o STF se reúne para julgar um HABEAS CORPUS ao lula e acontece o mesmo empate em 5 x 5.

    Dr.Marcos Aurélio Melo, Lawdowisk e Celso de Melo e Dr. GILMAR MENDES que votou contra o artigo 5º inciso LVII em 2016 e em 2018 votou a favor pediram a Dra. Cármem Lúcia que se abstivesse de votar o desempate e fizesse um sorteio entre eles e mesmo assim teimosamente votou por 2 vezes erradamente e contra a constituição do Brasil com sua CLÁUSULA PÉTREA.

    A CLÁUSULA PÉTREA não pode ser REVOGADA,mas Dra. Carmém Lúcia e seus 5 colegas revogaram.O ARTIGO 5º INCISO LVII é IRREVOGÁVEL.IRREVOGÁVEL IRREVOGÁVEL.

    Por isso que os maiores juristas do mundo reconhecem que o Lula é um preso politico e preso e condenado sem provas materiais do crime cometido "O TRIPLEX DO GUARUJÁ".

    Finalmente,o Lula disse na cara do Dr. Juiz Sérgio Moro,apresente uma única prova de que eu sou o dono do triplex do Guarujá? Condenou por fatos indeterminados conforme consta na sentença dada por ele nas 238 folhas inscritas.Delações sem provas não serve para condenar ninguém.PALAVRAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL em decisões tomadas em 2018 conforme foram todas as prisões praticadas pelo juiz Sérgio Moro desde 2005.

    Dr. Gilmar Mendes soltou mais de 39 presos no âmbito da operação lava jato nestes últimos 5 anos.Lula foi preso em 03 de março de 2016 ilegalmente.Por isso que o Dr. Sérgio Moro cometeu crimes contra o Lula.

    ResponderExcluir
  4. Por que o Brasil do bem e o seu povo decente repudiam o Lula?!?!?! Por uma simples razão: o povo não perdoa moralista sem moral!!!

    P.S.: - O Lula chegou ao ponto de corromper até a própria corrupção...

    ResponderExcluir
  5. Nossa a cadeia ta fazendo um bem danado para o Lula, vejo na foto acima o quanto ele se da bem com a cadeia, so os profissionais consegue

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA