ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

sábado, 26 de dezembro de 2015

SOBRE A VIAGEM DE EDUARDO CUNHA A CUBA


Do deputado federal Jean Wyllys (PSOL), em sua página no Facebook:

A filha de Eduardo Cunha postou no seu twitter uma foto de uma mão fazendo "fuck you" com a bunda por trás e a legenda "See you in Cuba", uma mensagem ambígua que deu lugar a uma notícia falsa, um monte de especulações e muitos comentários misóginos e machistas sobre a moça. O jornalista Lauro Jardim, que nunca confirma as informações antes de publicá-las (seguindo a máxima: "O importante é dar o furo, mesmo que acabe sendo uma furada"), noticiou no Globo que o presidente da Câmara dos Deputados teria viajado à ilha de Fidel com a família e, claro, as críticas e ironias por seu anticomunismo começaram a se espalhar pelas redes.

Afinal, porém, tudo não passava de um engano. A foto publicada pela filha de Cunha (e, portanto, também a bunda) não era dela, mas do Instagram de Kendall Jenner, e o presidente da Câmara não está em Havana, mas no Rio de Janeiro, como ele mesmo esclareceu. E tanto as críticas quanto as ironias (e os comentários misóginos) tinham sido à toa...

-- Mas, estaria eu defendendo Eduardo Cunha?

Claro que não! Cunha é um bandido, formalmente acusado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão fiscal e corrupção. Ele é, além de corrupto, um representante do mais repugnante conservadorismo, da homofobia, do machismo, do discurso de ódio contra as minorias, da negação dos direitos humanos e do lobby corporativo que coloca a política e as instituições da República a serviço dos interesses do capital concentrado e dos partidos fisiológicos. Eu enfrentei Eduardo Cunha desde muito antes de ele ser presidente da Câmara e avisei o que viria se ele fosse eleito! E continuarei enfrentando!

Contudo, o episódio mostra a pressa com que se começa a julgar, insultar e condenar sem se apurar os fatos e multiplicar as fontes de notícias que muitas vezes são inverídicas. As informações falsas e os boatos se espalham rapidamente nas redes (e eu sou permanentemente vítima disso, muitas vezes por mentiras criadas e divulgadas por aliados de Cunha), porque as pessoas compartilham sem checar os dados e sem saber se o que estão compartilhando é verdade. E nem mesmo um sujeito desprezível como Cunha merece ser alvo dessa desonestidade.

Até porque, se usarmos mentiras contra ele, as verdades (que são mais do que suficientes!) perdem força e nós mesmos perdemos autoridade moral para afirmá-las. Fica a dica!

5 comentários:

  1. Sob a presidência do oposicionista Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara bateu em 2015 o recorde de votações nominais levadas a cabo desde 1991. Foram 300 propostas votadas desde o início da atual legislatura, número 39% maior que o recorde anterior, de 2007.

    ResponderExcluir
  2. EM QUE PESE O VIADO DO JEAN WILLYS PUBLICAR UMA NOTA CONFUSA, ELE ESTÁ CORRETO QUANDO DEFENDE O LADRÃO CUNHA. AFINAL, O BOM JORNALISTA ILUMINA A CENA; O MANIPULADOR É QUE CONSTRÓI A HISTÓRIA. A PROPÓSITO, CUNHA, O IRADO E RANCOROSO, O MEU “MALVADO PREDILETO”, O HOMEM QUE ATIROU NUMA ANTA E ACERTOU NA “CAIXA DOS PEITO” EM CHEIO, O QUE ELE IRIA FAZER EM CUBA, HEIN?!?!?! TANTO DINHEIRO QUE A MUNDIÇA DELE TEM, ALIÁS, DINHEIRO QUE FOI ROUBADO NO GOVERNO DO PT. SEMPRE, SEMPRE, FICAMOS A NOS PERGUNTAR: GASTAR COM QUÊ?!?!?! SE LÁ NAQUELE PAÍS COMUNISTA NÃO TEM O QUE COMPRAR NEM MUITO MENOS O QUE COMER...

    P.S.: - A mim, essa família de ladrão que roubou dinheiro público junto com os bandidos do PT, não me faz inveja nem um tiquinho porque foi pra virada de ânus em Havana. Só invejo quem passa réveillon NO NATAL LUZ DE GARANHUNS. Cuba, só se for Libre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante este ponto que você tocou.

      Ele pegou muito dinheiro, mas quem deu esse dinheiro todo a ele, ou permitiu que ele roubasse mesmo hein?

      Excluir
  3. Nossa olha a fonte!!! Jean Wilis o excremento do BBB que ecoa até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Só Deus pode salvar o Brasil do caos total,esse Jean Willis deve desculpas aos cristãos brasileiros por ter dito:"A Biblia é uma piada,e quem crê nela é um palhaço".

    ResponderExcluir