GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

GARANHUNS JOGA PESADO NO COMBATE À DENGUE

Mais de 30 mil casas de Garanhuns foram visitadas durante a ação de intensificação de combate ao Aedes aeghypti, realizado entre os dias 7 e 19 deste mês. Nesse período, aproximadamente 1.320 toneladas de lixo foram retiradas das residências, onde, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, encontram-se mais de 90% dos focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e do zika vírus. A ação também alcançou mais de duas mil casas nos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama, além de atingir 100% do quantitativo de residências das comunidades Castainho, Timbó e Estivas.

Com o objetivo de fortalecer a luta contra o Aedes aeghypti, diversos profissionais do Governo Municipal estiveram visitando as casas, alertando a população sobre os perigos da proliferação do mosquito e incentivando e orientando as pessoas a colocarem para fora de suas residências todo o lixo e objetos que eram detectados por eles mesmos como um perigo para sua família. Após essa atividade, o transporte de coleta de lixo passava nas ruas recolhendo o material. A cada dia de realização da ação, aproximadamente 120 toneladas de lixo foram recolhidas das casas.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo de Góis, fala sobre o êxito da ação e reforça a continuidade do trabalho. “Esses dias nós realizamos um trabalho excelente e só tenho a agradecer aos profissionais, que se disponibilizaram prontamente e que abraçaram, com empenho, essa causa. A mobilização que fizemos desde o dia sete foi finalizada, mas, com certeza, as atividades em combate ao mosquito irão continuar e, devido ao estado de emergência decretado pelo estado de Pernambuco, nós iremos aumentar a atenção e intensificar os trabalhos diariamente. É importante falar, também, que só teremos um trabalho eficaz se encontrarmos na população essa colaboração”, afirmou o titular da pasta.

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Controle da Dengue, Anilson Leite, alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para combater o mosquito. “O apoio da população é fundamental nessa luta, por isso mantenha o seu quintal sempre limpo, coloque areia nos vasinhos de plantas e não junte objetos que possam acumular água. Cuidados básicos como esses, realizados pelos próprios moradores, são muito importantes para a proteção contra o mosquito. Além dessas atividades simples que podem ser realizadas diariamente, continuaremos cumprindo o nosso cronograma em visitar as casas, a cada dois meses, para colocar o larvicida nos reservatórios”, afirmou o coordenador.


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico

Um comentário:

  1. Infelizmente quem acumula lixo em quintais dificilmente por espontânea vontade entrega o lixo, são pessoas que guardam o lixo achando que um dia precisará daquilo, assim como também tem aquelas que já se sentem a vontade de conviver com o lixo, portanto a Secretaria de Saúde precisa ficar atenta especialmente à estas residências. Panfletos, palestras, teatros com orientações nas comunidades seria muito bom para tentar sensibilizar a população.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA