GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

LUIZ GONZAGA COMPLETA 100 ANOS HOJE

Luiz Gonzaga do Nascimento, sertanejo de Exu, completa hoje 100 anos de idade. Assim mesmo, com o verbo no presente, pois o cantor, compositor, sanfoneiro e criador de ritmos nordestinos está mais vivo do que nunca.

Gonzaga está presente na Asa Branca e no Assum Preto, chora mais uma seca no Sertão lembrando do canto da Acauã e lembra um milhão de vezes aos políticos, se for preciso: "Mais doutor uma esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.

O filho de seu Januário é artista e, como disse um poeta, artista não morre, "se encanta". Gonzagão está na terra onde o Nordeste garoa e ainda esta semana faz uma visita a Feira de Caruaru, repetindo que por lá de tudo que há no mundo tem pra vender.

O artista está onde o povo está. Festejando Frei Damião e Padre Cícero, recordando o amor de Rosinha, comendo Ovo de Codorna e saudando as noites tão brasileiras, "sob o luar do Sertão".

Hoje tem festa em Exu, lugar mágico no interior pernambucano. Todos querem ver o Gonzaga de perto e cantar o parabéns pra você acompanhados por uma orquestra sanfônica. Vai ter forró e baião do começo da noite até a barra do dia clarear.

Gonzaga está no céu, levando um papo com Patativa de Assaré, Humberto Teixeira, Zé Dantas e outros poetas do Nordeste brasileiro.

Mas está também na terra, zombando da cara de Samarita Parteira, convencendo o delegado que não quis matar o homem, só dar um susto no sujeito, fazer uns "risquinhos".

Luiz Gonzaga está abraçado com Gonzaguinha, vendo com alegria os moços no cinema, descobrindo um pouco de sua história com seu filho. "Começaria tudo outra vez..."

O cantor pernambucano não precisa pegar um Ita no Norte, como Dorival Caymmi, porque prefere ficar por aqui mesmo, apreciando o Riacho do Navio, que corre em direção ao Pajeú e termina por desembocar no mar.

E Gonzaga tanto gosta da Garanhuns de Dominguinhos e Toinho Alves, da Caruaru de Onildo Almeida e Vitalino, de Arcoverde de Lirinha e da blogueira Amannda Oliveira, quanto do Recife de Chico Sciense e Lenine.

Na praia de Boa Viagem, está lá o artista vendo as morenas bronzeadas e comendo guaiamum com coco.

Gonzaga mais vivo do que nunca minha gente. Olha lá o Alcymar Monteiro, o Flávio José, Santana, Elba Ramalho, Maria da Paz,  Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença,  Nando Cordel, Jorge de Altinho, Gláucio Costa, Mourinha do Forró, Maciel Melo e o Quinteto Violado tudo participando da festa do centenário.

Salve Luiz Gonzaga, o Rei do Baião! Parabéns pra você eterno artista do povo, neste dia em que completas 100 anos!.

Selecionamos dois vídeos do youtube para você apreciar a arte do Gonzagão:

1. Súplica Cearense - Na voz de Luiz Gonzaga e Fagner, a música é acompanhada por belas imagens.

Luiz Gonzaga e Fágner - Súplica Cearence.wmv - YouTube


2. Ave Maria Sertaneja - Uma das mais tocantes canções interpretadas por Gonzaga, num vídeo preparado pelo radialista garanhuense Rocir Santiago.

LUIZ GONZAGA - Ave Maria Sertaneja - YouTube

Um comentário:

  1. O dia 13 de dezembro deveria ser feriado estadual, devido a importancia que LUIZ teve e tem para o nosso povo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA