A GOVERNADORA RAQUEL LYRA É BOLSONARISTA?


É comum, nas redes sociais, simpatizantes da oposição acusarem a governadora Raquel Lyra de bolsonarista.

Na verdade ela nunca se declarou desse campo político.

O que colabora com a ideia é o fato da governadora, em 2022, não ter apoiado a candidatura de Lula.

Não apoiou o ex-presidente também, mas com a atitude de ficar neutra os bolsonaristas em peso votaram nela, já que Marília Arraes é lulista de primeira hora.

Já no Palácio das Princesas, Raquel montou sua equipe com nomes ligados a Jair Bolsonaro no primeiro escalação do governo.

A primeira secretária de educação do Governo de Pernambuco era (ainda deve ser) bolsonarista de carteirinha, ligada ao ex-prefeito Anderson Ferreira.

Também a direção do Detran, órgão importante da máquina estadual, esteve nas mãos de adeptos do ex-presidente da República.

Para completar, embora nunca tenha se declarado pró-Bolsonaro, Raquel copiou algumas atitudes do líder da extrema-direita.

Como quando fez um vídeo apontando uma arma. Nada mais bolsonarista, não é mesmo?

Um jargão utilizado pelo capitão, desde a campanha de 2018, alardeando ser honesto, também foi utilizado pela governadora.

Mais de uma vez ela repetiu Bolsonaro: "Sou honesta!", bradou.

Agora, no último ano do seu governo, surge uma encrenca que coloca a governante novamente no colo bolsonarista.

A revelação de que a Polícia Civil de Pernambuco espiona adversários políticos lembra o caso da Agência Brasileira de Inteligência, ABIN, que atuou ilegalmente na gestão do ex-presidente.

Numa entrevista ao jornalista Magno Martins, em abril de 2025, Jair Bolsonaro admitiu que seus seguidores em Pernambuco votaram na atual governadora.

Raquel Lyra é de família que sempre atuou no campo progressista. Mas sua prática, desde que se elegeu para comandar o estado, está mais próxima da direita e do bolsonarismo, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário