EXPOAGRO AGRESTE

EXPOAGRO AGRESTE
EXPOAGRO AGRESTE

OS 100 ANOS DO JORNALISTA ULISSES PEIXOTO PINTO

Se estivesse entre nós, o jornalista Ulisses Peixoto Pinto teria completado 100 anos nesta segunda feira, dia 24 de março de 2025.

Nascido em Garanhuns em 24/03/1925, Ulisses se projetou como jornalista na cidade e região, com uma trajetória de mais de 60 anos dedicados à imprensa interiorana. 

Foi reconhecido por sua atuação na imprensa local e por seu compromisso com a documentação dos acontecimentos políticos e sociais da região. 

Durante sua carreira, destacou-se por coberturas relevantes, como o assassinato do Bispo Dom Expedito Lopes,  em 1957.

Ao longo de seus 84 anos, Ulisses recebeu diversas homenagens que atestaram sua importância para a cidade. 

Entre as condecorações, destacam-se as medalhas do Pacificador e do Mérito Militar, concedidas pelo Exército Brasileiro; Medalha do Centenário de Garanhuns e o Título de Expoente de Pernambuco, este concedido pela Assembleia Legislativa  de Pernambuco. 

Ulisses sempre teve uma forte ligação com a política local, registrando em seus trabalhos os desdobramentos políticos e sociais da região.   

O jornalista faleceu em 20 de julho de 2009, aos 84 anos.

Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Garanhuns, através da iniciativa do então vereador Sivaldo Albino, hoje prefeito de Garanhuns, instituiu a Medalha Jornalista Ulisses Pinto, destinada a reconhecer profissionais da imprensa que contribuem significativamente para a sociedade. 

O Legislativo Municipal ainda denominou uma rua com seu nome,  no bairro Dom Helder Câmara. 

A trajetória de Ulisses Pinto permanece até hoje como exemplo de dedicação ao jornalismo e ao serviço público, refletindo o papel essencial da imprensa na construção e registro da história local. 

Tive o privilégio de conhecer Ulisses quando fui diretor do antigo jornal O Monitor, em 1984.

Nos tornamos amigos desde então e o Correio Sete Colinas, veículo impresso que circulou 15 anos teve ele como colaborador.

Esteve na minha casa diversas vezes e numa dessas visitar me presentou com um crucifixo, que ainda tenho e sempre que olho lembro do amigo jornalista.

Ulisses Pinto, presente! Parabéns pelos 100 anos, onde estiver. 

Um comentário:

  1. Quando "SEU ULISSES" entrava nos CORREIOS, Empregados e Clientes cumprimentavam o AMIGO ULISSES por sua Luz, Discernimento, Sincero, Empático. Um dos BONS Heróis de Garanhuns. Valeu "SEU ULISSES!!!"

    ResponderExcluir