EXPOAGRO AGRESTE

EXPOAGRO AGRESTE
EXPOAGRO AGRESTE

GOVERNO CRITICADO POR DESORGANIZAÇÃO NO PROGRAMA GANHE O MUNDO


O deputado estadual Cayo Albino (PSB) trouxe mais uma denúncia sobre o descaso da governadora Raquel Lyra no trato da educação estadual. 

Alunos do Ensino Médio deveriam estar comemorando o fato de terem sido selecionados no Programa de Intercâmbio Educacional “Ganhe o Mundo” e se preparando para embarcar com destino a um dos quatro países contemplados no Programa. Porém, por causa de mais uma lambança do Governo do Estado, esses mesmos estudantes correm o risco de ter seus sonhos frustrados.

Por meio de declarações da própria governadora Raquel Lyra, concedidas em 16 de dezembro do ano passado, cerca de 700 estudantes selecionados pelo Ganhe o Mundo deveriam estar embarcando para os Estados Unidos ou Canadá até o final deste primeiro trimestre de 2025. No entanto, até agora, esses alunos apenas fizeram suas malas por iniciativa própria, sem que houvesse nenhuma definição por parte do Governo quanto aos seus embarques.

De acordo com o Parlamentar, os estudantes foram orientados, através de uma comunicação em rede social emitida pelo perfil oficial da própria governadora, a aguardar a formalização dos contratos “semiprontos” entre o Governo e as empresas responsáveis pelos embarques. 

“O problema se intensifica ainda mais porque além de não haver o contrato formalizado entre o Governo e as Empresas, estes estudantes não estão com os vistos e passaportes emitidos, documentos necessários para a sua estada nos países norte-americanos”, destacou Cayo Albino.

Parlamentar reforçou em sua fala que este é mais um desrespeito da administração Raquel Lyra com a educação em Pernambuco, que se soma a tantos outros fatos. “Um governo do semitrabalho que fala muito e pouco entrega, já está habituado com resultados pífios de sua administração nestes quase dois anos e meio de gestão, mas nós, pernambucanos de verdade, não aceitaremos essa incompetência e vamos cobrar uma resposta rápida para que esses estudantes não permaneçam na iminência de ter seus sonhos transformados em um grande pesadelo”, salientou o deputado.

Cayo lembrou também que o “Ganhe o Mundo” foi implantado em Pernambuco pelo ex-governador Eduardo Campos no ano de 2011, oportunizando grandes avanços na educação. Ele ressaltou que, como parlamentar estadual, não deixará que o Programa seja desintegrado pela incapacidade da gestão atual.

IMPRENSA

O descaso com o programa Ganhe o Mundo é notícia também na imprensa da capital.

Jornalista Magno Martins registrou em seu prestigiado blog:

Pais de estudantes selecionados para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) denunciaram a falta de transparência e planejamento na organização do intercâmbio, que tem embarque programado para a madrugada desta terça (18) para quarta-feira (19). Segundo os relatos, a Griffe Viagens e Turismo, empresa responsável pela logística da viagem, ainda não informou para qual cidade os alunos serão enviados nem quais famílias ficarão responsáveis pela hospedagem no Chile, deixando os responsáveis aflitos com a segurança dos jovens. A empresa já foi denunciada por este blog por descumprimento de contratos anteriores, incluindo abandono de intercambistas durante a pandemia e a não devolução de valores pagos pelo governo de Pernambuco.

O professor Pierre Pessoa, pai de um dos intercambistas, expôs sua preocupação nas redes sociais e cobrou esclarecimentos sobre a falta de informações. “Meu filho estará viajando praticamente amanhã, ou seja, da madrugada da terça para a quarta-feira para o Chile. Só que até esse momento a gente não recebeu do governo do Estado, através do programa Ganhe o Mundo e também através da empresa terceirizada que é a Griffe, qual é a cidade que esse adolescente vai ficar. Ele tem 16 anos. E não sabemos qual será a família que vai recebê-lo lá no Chile”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário