CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A ESQUERDA NÃO AVANÇA MUITO NAS ELEIÇÕES DE 2024


A esquerda elegeu menos prefeitos na  eleição de 6 de outubro e não deve avançar muito no segundo  turno, no  dia 27.

Na eleição mais importante, São Paulo, o insosso Ricardo  Nunes é favorito contra Guilherme Boulos, candidato mais preparado, mas durante anos carimbado como radical, invasor de terras e não adianta tentar tirar  isso da cabeça  do eleitor menos escolarizado.

Em outras capitais, a direita também está na vantagem em Porto Alegre, tenta emplacar um bolsonarista na  prefeitura de Fortaleza e enfrenta uma disputa acirrada  em  Natal.

No estado de Pernambuco, temos duas disputas importantes: uma na cidade histórica de Olinda, que tem chances de eleger o primeiro  prefeito petista em sua história.

Vinícius Castelo está sendo atacado  de todas as maneiras, por ser negro  e homossexual, mas está recebendo adesões de todos os lados e já no primeiro  turno ficou à frente de Mirella Almeida.

No município de Paulista as pesquisas apontam amplo favoritismo do candidato do PSDB,  Ramos, porque o ex-prefeito Júnior Matuto, do PSB, enfrenta uma rejeição estratosférica.

A verdade é que o ex-presidente Bolsonaro, apesar de ter feito um governo horrível, deixou como herança uma direita nutrida, fez políticos e simples eleitores perderem a vergonha de exibirem a ideologia conservadora ou ultraconservadora. 

Lula está na presidência, em dois anos já fez pelo menos cinco vezes mais que o seu antecessor em quatro anos, mas ninguém parece notar, até porque a mídia trata com gentilezas a direitona e muitas vezes maltrata a esquerda sem precisar de razões pra isso.

Assim, não apenas nos estados do Sul e Sudeste, que têm se alinhado cada vez mais à direita, mas também no Nordeste que elegeu Lula a esquerda corre riscos em Natal e principalmente Fortaleza.

Na capital cearense um bolsonarista de carteirinha, um sujeito desbocado, que nunca administrou nem um carrinho de pipoca é uma ameaça ao PT e as esquerdas,  simplesmente porque sabe "lacrar" na internet.

A esquerda pode ser bem intencionada, mas nem sempre é competente, quando se trata de se comunicar e ganhar votos.

Ainda vamos precisar de algumas eleições para o Brasil se livrar totalmente do que foi plantado a partir de 2018.

Tudo é um processo, às vezes leva tempo.

Por enquanto, na luta entre os séculos XXI e XIX o segundo está na vantagem.

Poderia ser pior, se não tivéssemos um craque na política como o Lula. 

Ele está para completar 79 anos, mas ainda é o que nos salva das trevas, no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário