Um avanço importante na saúde de Garanhuns: na próxima segunda-feira, dia primeiro do mês, será inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi).
A unidade vai oferecer atendimento de crianças e adolescentes, com idade de até 17 anos, 11 meses e 29 dias, que apresentem quadro doença e/ou sofrimento psíquico.
O Centro de Atendimento a crianças e adolescentes vai funcionar na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis. No local, serão contemplados pacientes de Garanhuns por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O investimento total é de mais de 700 mil reais, sendo mais de 400 mil reais com recursos próprios do município e complemento do Governo Federal por meio de repasse financeiro para aquisição de mobiliário.
A implantação do Capsi também foi solicitada no Poder Legislativo, através de requerimento do vereador Juca Viana. Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores denomina o Capsi com o nome Dr. José Inaudo Gomes. É uma homenagem ao médico, pediatra falecido em 2020, devido à pandemia da Covid.
A unidade a ser inaugurada vai contar com equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, psicólogo, técnico de enfermagem, artesão, profissional de educação física, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e assistente de fiscalização.
Haverá ainda estrutura com acessibilidade para receber todos os pacientes e espaços como sala de atividades coletivas para adolescentes, sala de grupo infantil, sala de atendimento individual, playground, entre outros.
A inauguração oficial será realizada na segunda, a partir das 19h, com a presença do prefeito Sivaldo Albino e da secretária de Saúde, Catarina Tenório. Os atendimentos já têm início no dia seguinte, com acolhimento das famílias de pacientes que serão contemplados pelo serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário