Priscila Senna
As principais atrações da 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que começa no próximo dia 21, foram anunciadas no início da tarde desta segunda-feira, no Centro Cultural do Sesc.
Estavam presentes o prefeito Sivaldo Albino, o secretário de Cultura do Estado, Silvério Pessoa, a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino, além do secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, a presidente da Fundarpe, Renata Borba e o secretário de Comunicação do município, Ronaldo César.
A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause não prestigiaram o anúncio da programação do FIG. Possivelmente a ausência se deu em função da situação de emergência na Mata Sul, que atinge 15 municípios atingidos por fortes chuvas.
No principal polo do evento, na Praça Mestre Dominguinhos como antecipamos os artistas garanhuenses e pernambucanos estão sendo prestigiados. Assim, teremos durante o FIG, que se estende até o domingo, dia 30, nomes como Lenine, Geraldo Azevedo, Isaac França, Otto (com um show em homenagem a Reginaldo Rossi e as bandas Monbojó, Nação Zumbi e os Valvulados.
Estão ainda na programação da Praça Mestre Dominguinhos os artistas Andrea Amorim, Mônica Almeida, Alexandre Revoredo, Conde Só Brega, o grupo recifense Ave Sangria e Priscila Senna, que comanda a "noite do brega".
Fora dos pernambucanos , destaque para Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Paulo Miklos, Tiago Iorc, Baby do Brasil e a banda Maneva.
A programação foi divulgada com uma novidade: "atrações surpresas". Segundo os organizadores, serão artistas contratados em parceria com a prefeitura, anunciados posteriormente.
OUTROS POLOS
O palco da Cultura Popular, que este ano será no Parque Euclides Dourado (que a Fundarpe divulgou como Parque Euclides da Cunha), terá cortejos e atrações como o Bloco Afro Lamento Negro, o Maracatu Águia Misteriosa, a Quadrilha Junina Raízes do Nordeste, o Afoxé Omó Inã e o Bloco das Flores, além de Patrimônios Vivos de Pernambuco como o Caboclinho Canidé e a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo e o Clube de Boneco Seu Malaquias.
Haverá ainda, no Parque, um polo denominado também Regionalidades. Neste se apresentarão Maciel Salú, Cezzinha, Santanna O Cantador, Banda de Pau e Corda, Isabela Moraes, Quinteto Violado e Ciel Santos, entre outros. Em outro polo, chamado de Itinerante, as principais atrações são o Bloco das Flores, Bloco Afro Lamento e Maracatu Águia Misteriosa.
O Polo, no Parque Ruber van der Linden, dá início à programação no dia 22 com nomes como Gilú Amaral, Sagrama, Dito Choro, Quinteto Parambuco e Mobile Jazz Band, entre outras atrações.
O Palco Castainho, montado no Quilombo Castainho, Zona Rural de Garanhuns, terá apresentações do Bloco Caravana Andaluza, do Engenho Abreus, Mestre Galo Preto e Afoxé Oyá Alaxé, entre outros.
FIGUINHO - Referência nacional quando o assunto é produção cultural para o público infantil, Pernambuco terá durante a 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns uma novidade voltada para a criançada: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas, além de exibições de filmes, apresentações da cultura popular, teatrais, circenses e musicais. A programação acontecerá de 21 a 30 de julho, pela tarde e em vários horários, no Parque Euclides Dourado.
CATEDRAL - Grupos instrumentais, formados no Conservatório Pernambucano de Música, instituição ligada à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco apresentam-se no palco da Catedral de Santo Antônio, no Centro do município. Alguns nomes da programação são a dupla Rafael Marques e Júlio César, no concerto Pernambuco e o Choro; o cavaquinista e compositor João Paulo Albertim convida o Quinteto Pernambuco e o bandolinista e compositor Marcos César; o Contracantos, comandado pelo maestro Flávio Medeiros; e o quinteto Makamo, formado em sua maioria por mulheres, entre outros.
CINEMA – A Mostra Audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns acontece durante nove dias, de 22 a 30 de julho, no Cine Jardim do CPC do Sesc. Além da seleção de longas e curtas-metragens, há outras mostras inseridas na programação, oficinas, rodas de conversa e debates. Os destaques ficam por conta dos longas pernambucanos Propriedade, de Daniel Bandeira, e Rio Doce, de Fellipe Fernandes.
Prestando homenagem ao poeta pernambucano Miró da Muribeca, a Praça da Palavra desta 31º edição do FIG vai contar com recitais, contações de histórias, debates e lançamentos de livros. Além das atividades lúdicas e formativas, os visitantes poderão conferir os estandes de venda de livros.
Para a edição 2023 do FIG serão investidos mais de R$ 11 milhões, sendo pouco mais de 10 milhões destinados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, Secretaria Estadual de Comunicação, Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Já o Sebrae vai aplicar R$ 430 mil em ações no festival. Segue a programação completa da Praça Mestre Dominguinhos:
Sexta-feira | 21/07
20h - Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos
21h30 - Isaar de França
23h10 - Lenine
0h50 - Maneva
Sábado | 22/07
19h30 - Os Valvulados
20h50 - Erisson Porto
22h30 - Lula Queiroga
0h10 - O Teatro Mágico
Domingo | 23/07
20h - Cantoria Crua
21h30 - Geraldo Azevedo
23h - Liv Moraes
0h50 - Atração surpresa
Segunda-feira | 24/07
20h50 - Mônica Almeida
22h30 - Priscila Senna
0h10 - Otto canta Rossi
1h50 - Conde Só Brega
Quarta-feira | 26/07
20h - Mirelly Araújo
21h30 - Erica Natuza
23h - Tiago Iorc
0h50 - Baile do Simonal com Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá
Quinta-feira | 27/07
19h30 - Andrea Amorim
20h50 - Tamarineira Azul
22h30 - Mombojó
0h10 - Arnaldo Antunes
1h50 - Nação Zumbi
Sexta-feira | 28/07
20h - Barbarize
23h30 - Uana
1h20 - Atração surpresa
Sábado | 29/07
19h30 - JAM 212
20h50 - Zeh Lucas
22h30 - Volver
0h10 - Paulo Miklos
1h50 - Ave Sangria
Domingo | 30/07
19h30 - Alexandre Revoredo
20h50 - Rogéria Dera
22h30 - Uptown Blues Band & Derico Sciotti
0h10 - Frejat
1h50 - Baby do Brasil
Não leve este FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS a sério. Ele é pura brincadeira de péssimo gosto. O 31^. FIG é uma brincadeira que está de bobeira plantando bananeira...
ResponderExcluir