PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PESQUISA MOSTRA QUE NÊGO DO MERCADO TEM GESTÃO APROVADA EM CAPOEIRAS E É FAVORITO SE DISPUTAR REELEIÇÃO


O jornalista Magno Martins divulgou o resultado de pesquisa do Instituto Opinião, realizada em Capoeiras. A avaliação do governo é positiva e ele é forte candidato, caso decida disputar a reeleição.

Abaixo o quadro descrito por Magno em Capoeiras, baseado nos números da pesquisa:

Com pouco mais de um ano no poder, eleito num pleito suplementar em outubro de 2021, após o ex-prefeito Dudu (PL) ter a eleição anulada porque suas contas da gestão anterior foram reprovadas pela Câmara, e de ter derrotado Celina, esposa de Dudu na disputa suplementar, o prefeito de Capoeiras, no Agreste Meridional, Nêgo do Mercado (PSB), tem aprovação recorde. 

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), 82,3% atestam como positiva a gestão do socialista, enquanto os que desaprovam não chegam a 10% – exatos 9,7%. Dos entrevistados, apenas 8% não quiseram responder ou disseram que não sabiam responder.

Já a soma dos que consideram o governo bom e ótimo atinge a casa dos 67% e os que julgam regular representam 26,6% do universo pesquisado, enquanto apenas 1,7% avaliam como ruim e 2,6% como péssimo. Neste cenário, apenas 1,1% disseram que não sabiam responder. A pesquisa foi a campo entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, sendo aplicados 350 questionários.

O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

Estratificando o levantamento, Nêgo do Armazém tem seus maiores percentuais de aprovação entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (84,1%), entre os eleitores na faixa etária dos 35 a 44 anos (89,9%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (83,2%). Por sexo, 82,7% das mulheres se dizem satisfeitas com a administração, enquanto os homens se situam em 81,9%.

Instituto Opinião trouxe também um quadro por localidades. No Centro, a gestão tem aprovação de 78,3%, na Cohab 76,2%, na Vila do Padre 78,6%, nos Quatis 70,6%, em Frei Damião 76,4%, na Vila Vintém 83,3% e no bairro Chico Batata chega a 85,7%. 

Já na zona rural, os percentuais de avaliação são os seguintes: Alegre (84,8%), Cajazeiras (75%), Imbé (88,9%), Maniçoba (78,6%), Olho D’água (90.9%), Riacho do Meio (94,7%), Riacho do Mel (83,8%), Riacho do Sal (71,4%), Riacho do Una (87,5%), Rodeadouro (100%) e Serrinha (75%).

REELEIÇÃO

Via de regra, prefeito bem aprovado carimba sua reeleição. Se as eleições fossem hoje, Nêgo do Armazém seria reeleito facilmente. Frente a todos os nomes já especulados, ele aparece com 69,3% das intenções de voto. O ex-prefeito Dudu aparece em segundo com 7,3%, em terceiro Celina de Dudu com 3,4%, seguida de Carlos Batata, com 2,6% e Rico de Dudu, com apenas 1,1%. Brancos e nulos somam 5,1% e os indecisos chegam a 11,4% do universo pesquisado.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferencial sem ajuda da cartela com todos os nomes, o prefeito aparece com 52%, Dudu tem 2% e Batata 0,3%. Neste cenário, brancos e nulos são 1,1% e indecisos 44,6%. Quanto ao item rejeição, Batata e Rico de Dudu aparecem empatados.

Entre os entrevistados, 14,3% disseram que não votariam de jeito nenhum em ambos. Em seguida aparece Dudu com 11,4% dos que disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Nêgo do Armazém, com 4% dos que se recusam a votar nele, enquanto Celina é a menos rejeitada, com 3,4%. Entre os entrevistados, 4% disseram que rejeitam todos e 48,6% afirmaram que não rejeitam nenhum.

A pesquisa traz ainda os confrontos individuais. Se o adversário do prefeito fosse Carlos Batata, ele venceria com 76,6% contra 7,4%. Se viesse a ser o ex-prefeito Dudu, Nêgo teria 71,7% ante 13,7%. Já se fosse Celina, esposa de Dudu, o prefeito teria 72,3% dos votos e ela apenas 13,7%. Por último, se o adversário do socialista fosse Rico de Dudu, o prefeito venceria com 76% dos votos ante 7,7%.

VEREADOR MAIS ATUANTE

A Câmara de Vereadores de Capoeiras também entrou na pesquisa. O instituto perguntou, de forma espontânea, qual o vereador mais atuante ou competente. Pela ordem, os nomes que apareceram foram os seguintes: Geraldo do Alegre (10,6%), Alysson Farias (7,4%), Gabiru (6,3%), Tonho Criolo (5,1%), Edgar do Sindicato (4,9%), Zé Chopinho (1,4%), Érico Barbosa (0,6%) e João do Bolo (0,3%). No universo pesquisado, 63,4% não souberam responder qual vereador seria o mais atuante. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA