Por Cristina Moraes
Minha linda Garanhuns, cidade considerada turística por todo o apelo de suas belezas naturais e por seus lindos cartões postais e cada um tem a sua linda história, que trazem pessoas de outros Estados e até de outros países para fazer visitações.
Que entre estes monumentos de raras belezas temos o Relógio de Flores, que não temos como falar do Relógio de Flores, sem citar o seu criador, o senhor Ivo Tino do Amaral, de saudosa memória.
Um político que sabia ouvir as pessoas, principalmente se era para desenvolver a minha linda Garanhuns, e aproveitava as ideias que lhe eram repassadas, enquanto gestor do município de Garanhuns.
Em sendo assim, o Relógio das Flores surgiu de uma fotografia do Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Francisco Bandeira de Melo, no então governo de Marco Maciel.
Francisco Bandeira de Mello, amigo pessoal do então prefeito de Garanhuns, à época e em visita à Suíça, se encantou com um relógio de flores, tirou uma foto e ao retornar ao Brasil fez questão de mostrar ao prefeito Ivo Amaral, sugestionando que fizesse um igual em Garanhuns.
Alegando que devido as belezas naturais, as nossas colinas e o clima de montanhas, o relógio poderia ser mais uma grande atração turística para o nosso município.
O senhor Ivo Amaral não se fez de rogado, chamou a sua equipe, o engenheiro João Inocêncio Filho, Marcílio Maia, arquiteto e o secretário de planejamento, Jaime Pinheiro, para orçar a obra que ficou no montante de Cr$ 420.000,00(quatrocentos e vinte mil cruzeiros) e contou também com a parceria do Governo do Estado para a construção do equipamento.
O relógio é de fabricação nacional, da marca Dimer Tagus, mede quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo e os ponteiros eram de plantas e flores.
Uma obra que teve o espaço escolhido para a sua construção a Praça Tavares Correia, outro lindo espaço turístico de nossa cidade, uma das mais belas praças da minha linda Garanhuns.
Enfim, o relógio teve a sua inauguração em 25 de janeiro de 1981, sendo um grande acontecimento à época e contou com as presenças do Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Francisco Bandeira de Melo e o presidente da Empetur, Ricardo Costa Pinto, além de outras figuras do cenário estadual e federal, secretários municipais e garanhuenses.
O nossos lindo cartão postal em forma de relógio, podemos afirmar que é um dos pontos turísticos mais visitados por turistas durante todo o ano e em festas sazonais e cada ano recebe também a belíssima decoração natalina.
A minha alegria e satisfação de saber que o senhor Ivo Tino do Amaral, o legítimo responsável pelo nosso lindo cartão postal terá o seu nome imortalizado por sua criação passar a chamar-se Relógio das Flores Ivo Tinô do Amaral.
Um pleito consentido por unanimidade pela Casa Raimundo de Moraes, em 26 de dezembro de 2022, pela propositura Vereador Johny Albino, através da Lei Municipal nº 5.005/2022.
Cuja lei foi oficializada pelo prefeito Sivaldo Rodrigues Albino, uma justíssima homenagem ao Ex-Prefeito e criador daquele que é um dos mais lindos e visitados cartões postais da minha linda Garanhuns.

Nenhum comentário:
Postar um comentário