Em muitas partes do mundo, catástrofes relacionadas ao clima estão ficando cada vez mais frequentes e intensas. Os primeiros 20 anos do século 21 foram marcados por um aumento “impressionante” dos desastres climáticos, segundo um relatório do Escritório da ONU sobre Redução de Risco de Desastres. De acordo com esse documento, houve 7.348 desastres em todo o mundo nas últimas duas décadas.
É o que temos visto especialmente em nossa região nos últimos dias. Até 30 de maio, os dados atualizados do Governo de Pernambuco para a Grande Recife informam mais de 5 mil desabrigados e infelizmente, 91 mortos e 26 desaparecidos.
Ações que podem ajudar quando enfrentarmos desastres climáticos:
Antes: Prepare-se para agir rapidamente.
O que a Bíblia diz: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências.” — Provérbios 22:3.
Explicação: Tente saber quais desastres poderiam acontecer em sua região para que você possa agir rapidamente e proteger sua família.
Durante: Concentre-se no que é mais importante.
O que a Bíblia diz: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” — Lucas 12:15.
Explicação: A vida é mais importante do que bens materiais.
Depois: Viva um dia de cada vez.
O que a Bíblia diz: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades.” — Mateus 6:34.
Explicação: Prepare-se, mas não fique extremamente preocupado a ponto de ficar paralisado.
Veja mais dicas práticas sobre esse assunto no site JW.ORG: Desastres climáticos: será que a Bíblia pode ajudar as vítimas?
*Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Mário Rodrigues
PAULO CAMELO: A primeira providência consiste em elegermos governantes que tenham no Programa de Governo a Pauta Ambiental com políticas públicas de recuperação do meio ambiente ora agredido no governo Bozo. Portanto, derrotar eleitoralmente Bozo, é preciso.
ResponderExcluirPetistas e a turma amarela do PSB antes não devem fazer nada além de esperar a desgraça acontecer, e depois de ocorrido devem se apressar em decretar emergência para poder usar dispensa de licitação para contratar empresas vagabundas e incompetentes que só existem para desviar o dinheiro! Simples!
ResponderExcluir