PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A QUESTÃO DOS EX-PREFEITOS INELEGÍVEIS


Radialista e publicitário Marcelo Jorge estampou no seu blog uma foto do ex-prefeito de São João, Genaldi Zumba, grafando em letras grandes INELEGÍVEL. Isso porque o antigo gestor teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal (ver matéria abaixo).

O caso de Genaldi é semelhante ao do ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PSDB), que também teve contas rejeitadas pela Câmara Municipal.

Outro episódio semelhante envolveu o ex-prefeito de Capoeiras, Claudino de Souza, o popular Dudu. Apesar de ter tido as contas aprovadas com ressalvas pelo TCE, ele não passou pela análise dos vereadores e ficou inelegível.

Como não foi o Tribunal de Contas que reprovou, foi convencido por advogados que poderia ser candidato a prefeito. Disputou a eleição, venceu na urna, porém não pôde assumir, por decisão do TRE e TSE.

Pelo que se sabe, a Lei é uma só. A mesma para Genaldi, Dudu ou Izaías.

Uma observação que deve ser feita em relação aos três, é que no caso envolvendo Izaías e Dudu a rejeição se deu por decisão da Câmara, sem recomendação expressa do TCE.

Já Genaldi, teve contas reprovadas pelos vereadores, atendendo recomendação do Tribunal, ou seja, foi condenado nas duas instâncias.

Temos mais exemplos na região: José Teixeira e Marco Calado foram impedidos de concorrer às prefeituras de Paranatama e Angelim em 2020,  por ter contas reprovadas nas casas legislativas municipais.

A Câmara é soberana, isso já foi respaldado inclusive pelo Supremo Tribunal Federal.

Quem tiver contas rejeitadas no Legislativo pode travar uma luta inglória na Justiça Eleitoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA