PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

URNAS CONFIRMAM TODAS AS PESQUISAS DO INSTITUTO CONTEXXTO

Jornalista Roberto Almeida e Olívio Barros, 
do Instituto Contextto

Todas as pesquisas divulgadas neste blog, pelo Instituto Contextto, foram acertadas. Há divergências com relação a percentuais, mas dentro de uma realidade natural, pois é comum um determinado candidato crescer na reta final e sempre se deve ter em mente que a pesquisa retrata um determinado momento da campanha. A eleição em si é outra coisa.

Advise/Contextto foi o único instituto que previu a vitória de Sivaldo Albino, quando apontou o empate técnico do socialista com Silvino. Infelizmente a pesquisa do início de novembro não foi divulgada na íntegra, embora aqui neste espaço tenhamos procurado informar a população.

Pelos números do Contextto, Silvino tinha pouco mais de 28% no início de novembro e Sivaldo 26%. A virada, portanto, foi nos últimos dias.

Socialista chegou a 34% dos votos válidos quando abertas as urnas e Silvino ficou com 31%. O delegado João Lins, que tinha obtido 7% na pesquisa, nas urnas somou 6.3%. Totalmente dentro dos parâmetros.

OUTRAS CIDADES – Em Caetés as empresas Advise/Contextto divulgaram pesquisa dando 75,90 a Nivaldo Tirri e 13, 15% a Naldinho. Na urna, um mês depois, o candidato governista obteve 71, 37% e o oposicionistas 28,63%, mais que dobrou o que tinha, mas a vitória foi larga, expressiva, como previu o instituto.

No município de Paranatama Valmir teve 66, 92% na última pesquisa, Dona Nete 19,55% e Zelandyo 4,51%. O resultado das urnas: Valmir 56,12%, Nete 38,05% e Zelandyo 5,83%.

Advise/Contextto também acertou em Bom Conselho, Correntes, Calçado, Brejão e Venturosa.

Em Brejão Jânio Moraes teve três vezes mais do que na pesquisa, mas essa discrepância pode ser explicada. No final, todos que eram contra o governo resolveram votar na oposição, mesmo não sendo o candidato dos seus sonhos. A pesquisa, ao mostrar o oposicionista com tão poucos votos, pode até tê-lo ajudado.

Diferenças em percentuais quando se compara a pesquisa e a eleição não é privilégio da Advise/Contextto.

No Recife, Ibope e Datafolha e outros institutos deram larga vantagem para João Campos sob Marília Arraes e no final a diferença foi de menos de 2%. Mas todos acertaram ao dizer que o socialista e a petista iriam para o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA