Em situações que a Saúde Mundial precisa de atenção, torna-se necessário entendermos o significado de três palavras que mostram o que devemos fazer, uma vez que, quando ouvimos falar ou falamos, podem gerar crise ou histeria entre a população.
Os termos mais utilizados para diferenciar os avanços das doenças entre os povos são: surto, pandemia e epidemia.
Os especialistas entendem que uma doença passa a ser um surto quando diversos casos acontecem apenas em um determinado local, podemos citar como exemplo, alguns casos de dengue em uma cidade de pequeno porte.
A epidemia se refere aos casos que se espalham por mais regiões, é o avanço ou a evolução do surto. Podemos entender também quando setores de um município, de um estado ou de um país registram casos de uma mesma doença. É comum que o Brasil tenha epidemias geradas por vírus da gripe – por exemplo, o H1N1.
Os piores casos é a pandemia, uma vez que são registrados casos da doença em todos os continentes.
Estamos vivendo a pandemia do Coronavírus (Covid-19), que teve início em janeiro de 2020, na China e se espalhou por vários países.
E para evitar contrair a doença, torna-se necessário tomarmos algumas providências e entre elas, devemos observar as orientações que estão sendo dadas pelas autoridades da saúde em todo território nacional.
Precisamos sempre ter o cuidado com os nossos hábitos de higiene. O que deve ser uma prática constante, principalmente evitar o toque, o beijo, o abraço, ou frequentar ambientes coletivos. Entre eles, torna-se necessário a higienização com o álcool gel e a UNIC – Universidade da Criança Garanhuns não podia ficar fora desta campanha para ajudar a combater a proliferação dessa pandemia do Coronavírus que nos assola.
A irresponsabilidade do PMDB de Michel Temer e Eduardo Cunha,do PSDB do Aécio Neves e José Serra,do PFL de Marco Maciel e Mendonça,do PP do Maluf,do PTB do Roberto Jefferson,do PSD do Gilberto Kassab e de grandes partes dos políticos do Nordeste,do Sul e Sudeste praticaram um crime de lesa pátria contra a SAÚDE PÚBLICA brasileira quando em dezembro de 2007 votaram a CONTRA a prorrogação da CPMF e principal da FIESP (federação das indústrias do estado de São Paulo) com seus patinhos amarelos.
ResponderExcluirUm dos maiores cardiologistas do Brasil do PSDB Dr. Adib Jatene disse que saúde pública somente se faz com muito dinheiro.Condenou veementemente a posição do seu partido quando votou contra a CPMF.
Mais de 520 bilhões foram retirados da saúde do Brasil nestes 13 anos inclusive o Presidente atual foi dos dos deputados federais que votou contra a CPMF. Hoje no comando ele sabe que nem saúde do Rio de Janeiro e São Paulo vai bem.