Brincar é essencial
para as crianças! Por isso, a recreação na educação infantil é fundamental, e
seu papel vai além do simples momento de lazer. O lúdico, a fantasia, o
raciocínio e até aprender a seguir regras fazem parte da recreação.
Temos dicas valiosas
para te dar sobre o que a recreação pode proporcionar e como o educador pode
colocá-la em prática:
Por que a recreação
é importante?
Não é exagero dizer
que a recreação na educação infantil contribui para o desenvolvimento saudável
das crianças. Propor brincadeiras, jogos e outras atividades estimulam os
pequenos a aprender — e isso eles levam para a vida toda!
Por meio do lúdico
e da fantasia, a criança começa a entender o mundo e se interessar pelo
conhecimento, expressando suas ideias. Também se torna mais fácil demonstrar
seus sentimentos, lidar com desafios e frustrações, aprender a esperar sua vez,
compartilhar e socializar com os colegas.
Além disso, vale
lembrar que transitar entre o real e o imaginário desenvolve o raciocínio e as
habilidades motoras das crianças.
Por fim, quando a
criança participa de momentos recreativos de qualidade na educação infantil,
tem chances maiores de se tornar um aluno mais interessado e que sabe a
importância da escola, dos estudos e do professor.
Qual o papel do
educador?
O educador será o
mediador de todo esse processo. Por isso, precisa garantir que a recreação na
educação infantil seja uma experiência em que a criança se sinta segura e
feliz! Brincar deve, antes de tudo, ser prazeroso para o aluno.
A interferência do
educador na brincadeira pode ocorrer, mas somente para dar uma orientação
pedagógica ou ajuda, e não para censurar a espontaneidade e criatividade das
crianças.
Como elaborar
atividades simples?
Hoje, as crianças
vivem cercadas de tecnologia em casa, com videogames e tablets. Dessa forma, na
escola é importante propor brincadeiras simples, como as tradicionais de roda,
passa anel, telefone sem fio, jogos de mímica, pular corda, dentre outras.
Não pense que essas
atividades “mais simples” serão desinteressantes para a criança — ela já nasce
sabendo brincar e gosta de qualquer brincadeira! Sabe imaginar, gosta do faz de
conta e, por isso, precisa viver momentos de recreação com os colegas fora do
mundo virtual.
Como diversificar a
recreação?
Além das
brincadeiras mais simples, o educador pode fazer brincadeiras em que as
crianças coloquem a “mão na massa”! Quando se pensa na recreação, a
palavra-chave é criatividade. Para isso, proponha atividades que utilizem
tintas, recortes, massinha, sucata, cola — tudo muito colorido!
As crianças gostam
de se aventurar com novos materiais, texturas e podem até confeccionar a
própria brincadeira! Podem fazer bichinhos de massinha, recortar peças de um
dominó em um papelão ou desenhar os quadrados no chão com um giz para pular
amarelinha.
Deixe a criança
construir a brincadeira! Isso será uma experiência enriquecedora para ela,
estimulando a imaginação e criatividade.
Como você viu, a
recreação na educação infantil deve ser planejada com cuidado. Para entender
melhor todo esse processo e adotar novas estratégias em sala de aula, é
necessário que o educador busque sempre se atualizar. Se você é formado em
Pedagogia, pode fazer especializações na área, por exemplo.
*Artigo resultado
de pesquisa do prof. José Eugênio Sobrinho (UNiC), com a finalidade de orientar as
famílias para formação dos filhos na Educação Infantil.
**Ilustração: Blog Guadaim.
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