PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

RECIFE FECHA AS PORTAS PARA A CULTURA


Marcou época no Recife a Livro 7, de Tarcísio Pereira.

Era uma mega livraria, que além de oferecer quase tudo em termos de literatura, economia, história, ciências, etc, servia como ponto de encontro de literatos, artistas, intelectuais e estudantes da capital pernambucana.

Em 2004 a cidade ganhou a Livraria Cultura, localizada num shopping muito chique do Recife antigo.

Como a Livro 7 do passado, embora mais sofisticada, se tornou um lugar frequentado por todas as pessoas que amam os livros e as artes.

Agora, a Cultura, para tristeza dos seus frequentadores, fechou as portas no Poço da Alfândega e ficará só com a filial do Shopping Rio Mar, que não tem o mesmo porte.

O garanhuense Michel Zaidan Filho, que mora no Recife, escreveu um texto muito interessante sobre o fechamento da livraria.

Confira:

Como na música de Carlinhos Lyra, acabou-se o nosso carnaval, ninguém ri e nem vai dançar na avenida. É pura coincidência o fato de o mesmo banco Itaú que patrocinou a transmissão dos jogos da Copa ter fechado ontem as portas da livraria cultura, no cais da Alfandega?

A mesma empresa que foi beneficiada com um perdão tributário de 22 bilhões de reais?

Não vou dizer como Carlos Drummond de Andrade, que estamos perdendo o bonde e a esperança. Perder uma partida e (mais) uma copa do mundo, sem ficar nas quartas de final, não é nada. Mas fechar uma das melhores livrarias do Recife, aí é trágico.

Daqui a pouco só vamos ter papelarias vendo material de escritório e livros didáticos. E comentaristas político-esportivos como o fenômeno Ronaldo que disse que o mal do futebol brasileiro é sua globalização de jovens atletas e sua passagem para times europeus

E que o regime da CBF está em piores condições do que o regime político brasileiro. Está aí um dos exemplos da globalização do futebol verde-amarelo. Nunca foi a uma livraria Cultura, na vida.

Mas se deu bem com as Copas do mundo e a globalização (precoce) dos atletas brasileiros. Do Brasil, ele só conhece o que a Rede Globo mostra ou diz.


Quando é que o nosso povo vai cantar, de verdade: "sou brasileiro, com muito orgulho", travestido de verde amarelo, nas chuvas desse fraco inverno do Recife?

2 comentários:

  1. Engraçado que o Comunista Michel Zaidan, não comenta que tanto Globo, quanto Itau foram salvos pelo governo do PT/Esquerdalha, o qual ele tanto presa!

    ResponderExcluir
  2. Cada empresa que fecha as portas é mais desemprego! - Quando se trata de livraria, é a cultura que perde sempre mais com esse desgoverno de plantão! - Governo espúrio que obedece ordens de Roberto Jefferson e caterva! É o fim da picada! – Fechou a Livraria Modelo, a Papelaria Módulo aqui em Recife! E por aí vai. Agora foi a vez da Livraria Cultura do Paço Alfândega!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA