PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ANGELIM HOMENAGEIA UM HERÓI DAS VOLANTES


Um fato significativo aconteceu na manhã desta última quarta-feira (14), na cidade de Angelim.

Um militar pernambucano, o capitão José Caetano de Mello, foi homenageado pela PM pernambucana, através do 9º Batalhão, Prefeitura Municipal de Angelim e Grupo Cariri Cangaço, representado na ocasião pelo pesquisador e escritor Júnior Almeida.

Dezenas de pessoas compareceram ao ato e deram ao Capitão Caetano o status de herói que ele merece, uma vez que foi um bravo participante das Volantes que combateram os cangaceiros em diversos estados do Nordeste.

O militar lutou contra grupos diversos de bandoleiros, inclusive o de Virgulino Lampião, sempre se destacando pela coragem ao enfrentar os mais perigosos bandidos de sua época.

Natural de Pesqueira, José Caetano morou em diversas cidades, mas quando passou para reserva veio morar em Angelim, onde passou os últimos anos de sua vida.

E nesta cidade, a pouco mais de 20 km de Garanhuns, está sepultado, daí a homenagem ter sido realizada na localidade.

Louvável o esforço dos que fazem o Grupo Cariri Cangaço, a determinação do tenente coronel Paulo César, comandante do 9º PM que além de apoiar a iniciativa esteve presente em Angelim.

Importante ressaltar também a sensibilidade do prefeito Douglas Duarte, que deu todo apoio necessário para que o “herói das volantes”, desconhecido por muita gente da região (principalmente os mais novos), tivesse seu nome resgatado perante a história.

SÍNTESE - O prefeito Douglas Duarte, ao usar da palavra, sintetizou bem a importância do capital da Polícia Militar de Pernambuco: 

"Aqui muito será dito sobre o capitão José Caetano. Sua trajetória de vida. Seu combate por diversas vezes ao bando de lampião, seu trabalho desenvolvido em várias cidades do estado, até escolher como berço de repouso, nossa querida Angelim. Prefiro, porém,  me referir ao seu perfil fora do quartel, como cidadão simples, sem conviver mais com riscos, sendo amigo de todos. O capitão José Caetano era conhecido por toda comunidade angelinense daquela época e adorava ficar sentado em frente à sua residência na rua São José, onde não se cansava de contar as suas interessantes histórias. Homem sério e cheio de credibilidade ficava feliz em transmitir à crianças, adolescentes ou adultos as suas experiências vividas em um tempo onde o medo se misturava a coragem por conta das lutas contra bandos de cangaceiros", resumiu o prefeito de Angelim.

Ao lado do túmulo do homenageado, o Grupo de Ações Tática Itinerante – GATI - homenageou José Caetano com salvas de tiros de fuzil. Do lado de fora do cemitério, a banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Caruaru, executou o Hino Nacional, da PMPE, e dobrados militares, um em cada momento da solenidade.

LIVRO - Júnior Almeida, autor de uma obra de ficção sobre Lampião, nos próximos dias vai lançar um livro contando as incursões de cangaceiros em cidades do Agreste Meridional, como Angelim, Garanhuns, Canhotinho, Águas Belas, Paranatama, Caetés e Capoeiras.

Um dos capítulos mais interessantes do livro é exatamente o sobre Angelim, por conta da importância de José Caetano na luta contra o cangaço em diversas cidades do Nordeste.

É uma obra importante de ser levada às escolas e bibliotecas da região, por tratar de uma parte importante da história nordestina, com ênfase para fatos que ocorreram em municípios do Agreste Meridional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA