PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS É UM DESERTO DE HOMENS E IDEIAS


Por Altamir Pinheiro

Excluindo-se aqui, o prefeiturável Givaldo Calado, politicamente falando, somos um deserto daqueles que pensam Garanhuns, estamos órfãos desta classe. Cadê Márcio Quirino? Sumiu? Tomou Doril, foi?!?!?!  E Luciano Zacarias, escafedeu-se?!?!?! E Marinho da Pérola Joias, Tá hibernando?!?!?! Dr. Ivan Rodrigues, o senhor que é o pai da nossa razão política local,  dê-me respostas  destas minhas indagações? Politicamente falando parece que Garanhuns não tem povo; aliás, o garanhuense  é um povo que deseja apaixonadamente morar em Recife: Boa Viagem, Piedade, Espinheiro... O político e diplomata Osvaldo Aranha deve ter se inspirado em Garanhuns, quando afirmou: “O Brasil  é um deserto de homens e ideias”. 

Alguém já disse e  deve ter sido um religioso que afirmou:  “O maior feito de Jesus não foi ressuscitar os mortos, mas é a capacidade de RESSUSCITAR OS VIVOS”. Não dá para pedir em ressuscitar tanta gente como Souto Filho(O Soutinho); Celso Galvão; Abdias de Noronha Branco ; Aloisio Souto Pinto; Amílcar da Mota Valença; Luís Souto Dourado e tantos outros que subiram as escadarias do Paço Municipal em plena Avenida Santo Antonio. Imaginemos, hoje, com a ladroagem que perambula por aí, nos dirigir ao São Miguel e, toc, toc, toc, bater nos túmulos e perguntar a essas figuras se querem ressuscitar,  com certeza que eles sacudirão a cabeça num movimento de recusa, afirmando taxativamente: JAMÉ!!! 

Esta carência que Garanhuns vem sofrendo sem as tais  peças de reposição política deve-se ao fato de se atribuir aos homens dignos e honestos, como os relatados acima, a capacidade de conquistar tal distinção, porém estes temem enfrentá-la pelo medo de serem comparados aos políticos atuais que emporcalham as páginas policiais dos jornais e a internet como um todo. Essa debandada é muito mais abrangente que à primeira vista parece. Garanhuns está vivendo um momento cruciante de desalento sem nenhum representante do povo na Assembleia Legislativa e muito menos na Câmara Federal. Vivemos, lamentavelmente, um quadro político atual de total inaptidão e incompetência de políticos de envergadura moral e ética que está abaixo da linha de esgoto. E o pior: Não se forma quadro novo, salvando-se aí, um Audálio Filho, Luiz Leite ou outro qualquer, queimando esta atual Câmara, a sobra não dá uma colher de cinzas...

Lembrando-me do tempo de estudante secundarista. Donde, adorava história e, em especial, a Grécia Antiga, Esparta, Bizâncio e Atenas: Mirem-se no exemplo / Daquelas mulheres de Atenas / Vivem pros seus maridos... Pois bem!!!

Consta que DIÓGENES, com o sol mediterrâneo lambendo forte os mármores clássicos de Atenas, saía do tonel em que vivia e, de LANTERNA ACESA, andava pelas ruas espantando a todos que o julgavam louco. Com tanto e tamanho sol, a luz de uma lanterna era, além de um pleonasmo, a prova de uma demência em progresso. Perguntaram ao filósofo o que ele fazia com aquela lanterna cuja luz nem iluminar podia o que já estava suficientemente iluminado. Diógenes respondeu que estava procurando um homem. Será que Garanhuns já atingiu esta fase?!?!?!

Se vivesse na Garanhuns de hoje, não seria nem demente nem cínico, e talvez nem filósofo pudesse ser. Restaria a Diógenes percorrer a área territorial do nosso município  com a tal  lanterna acesa procurando aquilo que considerasse "UM HOMEM", UM ANIMAL POLÍTICO. Ele ignoraria aquela constatação atribuída a Oswaldo Aranha, segundo a qual o Brasil é um deserto de homens e de ideias. Desanimado, acabaria dirigindo-se a uma Lan House, acessava o Dr. Google e se lambuzava nas páginas de pornografias com tanta mulher pelada, só assim compreenderia por que nos faltam homens e ideias na Suíça Pernambucana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA