PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PROMOTOR CHAMA SIMONE BEAUVOIR DE BARANGA

Formado em Direito, Promotor de Justiça concursado, lotado em Sorocaba, cidade importante do interior paulista, Jorge de Oliveira Marum se mostrou ao mesmo tempo alienado, reacionário, preconceituoso e burro, ao expor os seus pontos de vista através do seu perfil no Facebook.

O representante do Ministério Público comentou as últimas provas do Enem, no tópico envolvendo a questão da violência contra a mulher e disparou: “É o exame nacional-socialista de doutrinação sub-marxista. Aprendam jovens: mulher não nasce mulher, nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila”.

A baranga, no caso, é uma referência a Simone Beauvoir, intelectual francesa respeitada no mundo inteiro e autora de vários livros, dentre eles “O Segundo Sexo”, que contribuiu, e muito, com a revolução das mulheres, que até a década de 60 valiam pouquíssimo quando comparadas com os homens.

As observações desastradas do promotor mereceram até uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB avaliou como inaceitável o comportamento de Jorge Oliveira Marum, que segundo a entidade “fere, silencia e deslegitima uma luta, que por séculos vem reivindicando e conquistando os direitos humanos das mulheres e meninas”.

Além de ser condenado publicamente pela Ordem dos Advogados, Marum foi denunciado por diversas entidades que lutam pelos direitos das mulheres. Aí o promotor apagou a postagem, alegou que apenas estava sendo irônico e teria sido mal interpretado em seus comentários.

Vamos fazer de conta que acreditamos nele. Mas não custa recomendar que pegue alguns livros ou consulte pelo menos o Google para ter a mínima noção da importância de Simone de Beauvoir na França, em toda Europa e no resto do mundo.


Se no Brasil um promotor de justiça se revela tão ignorante, o que dizer de outros que ficam a expor suas ideias e aberrações ridículas nas redes sociais?  

10 comentários:

  1. Meu Amigo Roberto Almeida,
    Este "promotor", além de um grande imbecil, deve ter sido clonado de espécimes do tipo Jair Bolsonaro. Este cara não é apenas burro, mas a mais refinada representação da elite brasileira, que destila ódio contra a maioria da população miserável que subiu alguns degraus na escala social, depois de 502 anos esmagada pela Casa Grande. Viva o ENEM, a mais democrática prova de acesso a um curso superior, no mundo inteiro. Viva a Mulher Brasileira! (Ruy Sarinho/Olinda-PE)

    ResponderExcluir
  2. Sou contra todo tipo de preconceito, está na mídia um comercial da bombril que faz muitos elogios as mulheres até aí nada contra até acrescentaria mas elogios a elas pois sem dúvidas merecem só que o mesmo comercial humilha o homem, menospreza o homem, chamando TODOS homens de devagar, isso é racismo, precobceito, agora imaginem se eles colocassem três homens falando mal das mulheres, tudo isso é um absurdo, o racismo é uma coisa inaceitável.
    Renato Alves

    ResponderExcluir
  3. ABRINDO-SE UM PARÊNTESE A RESPEITO DESSE TAL DE ENEM DO PT, CANTADO EM VERSO E PROSA, É BOM QUE SE DIGA QUE, EM 2014, DOS 6 MILHÕES DE JOVENS QUE FIZERAM SUAS RESPECTIVAS PROVAS DE REDAÇÃO TIRARAM NOTA ZERO. ISSO MESMO: 0... DAÍ, CONCLUI-SE QUE, ENEM: Extorsão Nacional do Ensino Médio...
    P.S.: - É assim que eu vejo. É assim que prefiro ver essa porcaria de ENEM. Que é nada mais nada menos que Extorsão Nacional do Ensino Médio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altamir Pinheiro tivestes a oportunidade de ficar calado e não ficastes. Será que devemos dar crédito a palavras de um pervertido. Os outros comentários sim, são coerentes e fundamentados. Valeu pessoal, vocês sim sabem o que dizem, não Altamir que não sei mais o que quer da vida. Me identificar pra quer se ele já sabe quem eu sou.

      Excluir
  4. Minha filha de 16 anos fez prova do ENEM e tem noção da importância da escritora Simone Beauvoir; Então o promotor aí não passa de um grande babaca que em nenhum momento conseguirá reduzir um milímetro das conquistas de nós mulheres nas décadas passadas e no século atual.

    ResponderExcluir
  5. CORRIGINDO: DOS 6 MILHÕES QUE FIZERAM PROVAS DE REDAÇÃO DO ENEM, 500 MIL TIVERAM NOTA ZERO...

    ResponderExcluir
  6. Amigo Roberto
    Antes gostaria de dizer ironicamente que, se fosse criado pelos Tucanos, seria uma obra prima o Enem, como foi criado por aqueles que se preocupam com os desassistidos, é esculachado por algumas pessoas. O Enem é e será o futuro da eliminação do vestibular que não existe mais nos Países de primeiro mundo, em 2006 quando estive na Bélgica ninguém sabia o que era vestibular, aqui, está chegando ao fim no nosso Brasil, e ainda tem quem critique, aí já é demais... A importância da grande escritora Simone Beauvoir, eu acredito que um Promotor imbecil possa atacar uma obra porque ele não tem capacidade de criar, muito menos de ler. É um promotorzinho, como alguns que tem aparecido, atrás de holofotes e notícias, porque para aparecerem, chamam atenção fazendo o que não deve e falando asneiras. São os tapados oficiais, que perdem a oportunidade de ficarem calados.

    ResponderExcluir
  7. Tanta crítica por causa de apenas uma única questão que citou o pensamento de Simone Beauvoir.

    O tema muito esperado para este ano era sobre Os transgêneros, ou a guerra civil da síria (os refugiados). Mas o tema da redação do Enem 2015 foi sobre: A persistência da violência contra a mulher. Este é um assunto abordado diariamente na mídia. Que de fato foi bastante elogiado pelos professores.

    Agora, as críticas dos estudantes foi sobre a grande quantidade de textos na prova de linguagem, e a prova de matemática muito extensa as suas perguntas, algo que atrapalhou bastante o andamento das provas devido ao tempo muito curto, para fazer os cálculos.

    Obs: pior que a prova do Enem, É fazer a prova no Colégio João da mata - BOA VISTA, ouvindo um paredão de SOM, tocando sem parar as música de CÔRNO, ALGO QUE INCOMODOU BASTANTE OS ESTUDANTES E A ORGANIZADORA, NÃO FEZ NADA PARA IMPEDIR ISSO!

    ResponderExcluir
  8. A baranga é respeitada por IMBECIS do mundo inteiro, E esses imbecis, assim como ela, não merecem respeito dos demais.

    ResponderExcluir
  9. José Fernandes Costa2 de novembro de 2015 às 03:01

    Assinando embaixo dos dizeres do Ruy Sarinho, resta-me acrescentar que esse Marum das quantas é promotor por acaso. - Posto que a vocação dele é para cafajeste!! - Mas, por ser um dos privilegiados da Casa Grande ou dos currais dos capitães do mato, chegou a uma faculdade de Direito. - E, aos poucos, entrou no Ministério Público, não sabemos por qual porta. - Nem por quais meios!! - Assim, um cafajeste potencial virou promotor de Justiça!! - E despeja doses cavalares de ignorância!! - Cospe fogo e depois tenta engolir as imundícies que criou. - Pobre diabo!! /.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA