Lembra de "Saraiva", personagem de Francisco Milani (foto abaixo)que tinha tolerância zero com perguntas bobas? Saraiva era uma espécie de Seu Lunga, ou mais perto de nós Seu Zé Constantino, que cai na boca do povo como figura do folclore popular. Um dos bordões do personagem do humorístico Zorra Total da Rede Globo era "Vou no popular", que falava em palavras simples de fácil compreensão, o que outros falavam em linguagem alta. O deputado federal por Pernambuco Sílvio Costa (PSC) parece ter baixado o espírito de Saraiva ontem na tribuna da Câmara Federal. Como dizia o "Velho Lua", Costa disse as do fim, deixando colegas da oposição sem reação. O também deputado Jean Wyllis pegou a filmagem da contundente fala do pernambucano e postou no seu facebook (aqui), e foi um sucesso. Até a conclusão dessa matéria, o vídeo já tinha sido curtido por mais de 13 mil pessoas, compartilhado por mais de 32 mil e visto por quase 643 mil pessoas. Ainda no dia de hoje deve passar de 1 milhão de visualizações. Está "viralizado" como se diz na linguagem cibernética. Na região Silvio Costa teve uma boa votação, em Caetés mesmo foi majoritário. As pessoas que votaram no parlamentar e defendem o atual governo devem terem ficado felizes por seu deputado fazer o que Dilma parece não ter coragem de fazer. A presidente parece gostar de apanhar. Em alguns sites o discurso de Silvio Costa repercutiu muito. Abaixo a matéria do Diário do Centro do Mundo:
Jean Wyllys resumiu bem: a mais perfeita descrição
do PSDB veio de onde ninguém esperava.
Não de um intelectual petista ou progressista, não de um político habituado a frequentar primeiras páginas ou manchetes, não de um tucano revoltado com a trajetória revoltante que o PSDB tomou nos últimos anos.
Veio, num jorro histórico, de um deputado federal virtualmente desconhecido, e pertencente a um partido de segunda linha, o PSC. Não à toa, o vídeo viralizou nas redes sociais.
Sílvio Costa é o nome.
Certas verdades, muitas vezes, esperam uma voz que as pronuncie.
Foi o que aconteceu.
Costa, com humor, chamou a convenção do PSDB de convulsão. Poderia ter chamado de confissão, uma vez que Aécio afirmou que seu partido faz oposição ao Brasil, numa das raras verdades que ele disse em muito tempo.
Costa começou pela hipocrisia demagógica do PSDB.
Como o mesmo partido que fez o diabo para aprovar a reeleição quando era de seu interesse agora, tão pouco tempo depois, se volta contra ela?
É sabido que deputados foram comprados para votar a favor da reeleição por 200 mil reais em espécie, em valores da época. Hoje é coisa de três vezes mais.
O que era menos conhecido foi a distribuição de concessões de rádios, sob o silêncio cúmplice e criminoso da imprensa.
Costa lembrou também o ataque oportunista que o PSDB faz, agora, a medidas econômicas acertadas que ele próprio tomou no poder.
Um exemplo é o chamado fator previdenciário, que disciplina as aposentadorias.
Sem coerência não se tem nada, disse Costa. E o PSDB se tornou visceralmente incoerente.
Como matraquear sobre os 39 ministérios de Dilma quando o governo Alckmin, com muito menos atribuições, tem 29?
Costa definiu brilhantemente também os líderes tucanos.
O problema de FHC é a inveja que sente de Lula, porque este é amado pelo povo, e ele desprezado.
Aécio é o “Menino do Rio”, já não tão menino assim, a rigor. As pessoas mangam dele, disse Costa. (Mangar é zombar, no linguajar do Norte.)
Mangam porque ele se comporta como um vencedor de Waterloo depois de ter fracassado miseravelmente nas eleições.
Não apenas perdeu para Dilma, mas viu os mineiros, que ele dizia amá-lo incondicionalmente, enxotá-lo.
O PSDB age, em sua fase terminal, como se o Brasil fosse uma República das Bananas, em que você pode buscar qualquer pretexto para anular dezenas de milhões de votos.
Conte as razões, ou desrazões, citadas pelos tucanos desde sua derrota para tentar dar um golpe na democracia.
Isso não colou? Tentemos aquilo. Não pegou? Ah, então experimentemos isso aqui.
É patético, é canalha, é indecente.
O Brasil não é uma República das Bananas. O PSDB sim: tem a alma viciada de um daqueles partidos vendidos de direita que abundavam em países como a Guatemala na década de 1950.
Volto a Costa, e termino com mais uma de suas frases irretorquíveis.
“O inacreditável é que o PSDB acredita que os brasileiros acreditam nele.”
Parece poesia.
Palmas. Palmas de pé.
Clap, clap, clap.
Este e o coronezinho que invade estudios de radios para agredir jornalista.
ResponderExcluirGostei do clap clap clap do borboleteante Jean Willys para o "desconhecido" e deputado de "segunda linha" Sílvio Costa. Virge santa!. Quando penso que já vi tudo, me aparece mais essa.
ResponderExcluiresse deputadozinho e um canalha de marca maior. jose brejão.
ResponderExcluirComo diria Clodoviu: Minha Nosssffa hohohoho!! Jean Wilis disse que a voz retumbante veio e um deputado inexpressivo de um partido secundário. Que eu saiba, na forma do deputado inexpressivo é onde ele próprio se encaixa, e o partido secundário é muito superior ao PSOL que nem chega a ser um partido terciário.
ResponderExcluirEle é mais um que não tem moral para falar nada! O problema é que o PT e alguns dos seus aliados, (porque eu acredito que ainda poderemos filtrar alguns políticos de honradez), pensam que só porque esse deputado pode querer intimidar o povo com esse discurso pobre. O que queremos são mudanças, fora PT! Se caso o presidente viesse a ser Aécio, que o mesmo viesse para arrumar a casa, caso contrário, iremos mudar de novo. Fora PT! Chega!
ResponderExcluirO DEPUTADO FEDERAL SILVIO COSTA FOI MEU PROFESSOR DE QUÍMICA EM 1980 NO COLÉGIO E CURSO UNIÃO EM RECIFE.
ResponderExcluirNÃO TEM PAPO NA LÍNGUA E VAI DIRETO AO ASSUNTO.É PREPARADO E CONHECE A FUNDO TODAS AS REAÇÕES QUÍMICAS, SABE BALANCEÁ-LAS E SABE MUITO BEM QUE A SOMA DAS MASSAS DOS REAGENTES É IGUAL A SOMA DAS MASSAS DOS PRODUTOS DESDE QUE A EQUAÇÃO ESTEJA BALANCEADA.
APRENDEU COM O PAI DA QUÍMICA,ANTONIO LAURENT LAVOISIER, NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA.
QUE É NECESSÁRIO COMPARAR E DISCUTIR TUDO , CLARO QUE É. O QUE NÃO PODE É O SUJEITO SER GOVERNO E OPOSIÇÃO AO MESMO TEMPO COMO SE ISTO FOSSE NORMAL, O QUE NÃO É!
PROFESSOR DE QUÍMICA E MATEMÁTICA-ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE.
Silvio Costa presidente
ResponderExcluir