GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL

A construção da democracia não é fácil. Até porque muitos – inclusive os letrados - muitas vezes não têm a menor ideia do que é a tal democracia; confundem e banalizam o regime político considerado ideal, nivelando o mesmo a uma ditadurazinha qualquer.

No Brasil de 1964 a 1984 os presidentes da República eram escolhidos nos quarteis, o Legislativo era mero apêndice do Executivo e até o Judiciário era inteiramente subserviente ao Poder Central. 

Aí veio Sarney eleito pelo Colégio Eleitoral após apoiar a ditadura durante 20 anos, Collor (o primeiro eleito  pelo povo em mais de 20), mas que também tinha feito parte do sistema capitaneado pelos militares.

Collor caiu em desgraça e foi substituído por Itamar, um temperamental, mas que fez algumas coisas boas e conseguiu eleger seu sucessor: Fernando Henrique Cardoso. Sociólogo de verniz esquerdista,  aprovou o instituto da reeleição e ficou 8 anos no poder, consolidando a democracia iniciada em 84.

Então veio Lula para também governar 8 anos e este elegeu Dilma, esta iniciando com enormes dificuldades o segundo mandato.

A democracia se constrói aos poucos, portanto, como encenamos escrever no começo desse post. Era quase nenhuma nos anos 60, 70 e 80, melhorou um pouco a partir dos anos 90 e acelerou a partir do século XXI. Só um ignorante não percebe ou não sabe que com Fernando Henrique e Lula a democracia brasileira já é bastante representativa.

As pessoas podem falar mal dos poderes, do presidente, podem protestar, criticar, sugerir, mudar, votar livremente. A corrupção, que durante décadas foi jogada pra debaixo do tapete, hoje está escancarada  e medalhões que a gente nunca imaginou ira para a cadeia hoje estão cumprindo pena.

A imprensa, censurada e ameaçada pelos militares e menos por Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique, criou asas com Lula e sua sucessora. Está tão livre, nesse avanço democrático dos últimos anos, que alguns setores parecem até sentir saudosismo do passado, acusando o governo de querer cercear a sua liberdade.

Confundem, às vezes, liberdade com interesses econômicos ou de classe. Isso também faz parte da democracia e todos temos de saber lidar com esse jogo, que também faz parte da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA