ESCOLA DOM JUVÊNCIO BRITO DÁ EXEMPLO NO TRATO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Cadeirantes quando da passeata na cidade
Palestra realizada na Escola Dom Juvêncio 

A Escola Dom Juvêncio Brito, uma referência na inclusão de alunos especiais, na região do Agreste Meridional,  com quase 70 deficientes alunos no ensino regular, realizou a Semana da Pessoa Deficiente, de 26 a 30 de agosto.

Durante a semana foram vários os momentos de reflexão e conscientização, com atividades envolvendo professores, alunos e a comunidade em geral. Foi realizada inclusive uma atividade, com aula-passeio à Fonte de Água Mineral Serra Branca, quando os alunos puderam conhecer todo o processo de trabalho naquela empresa, desde à nascente até o engarrafamento do líquido.

A Rádio FM Sete Colinas esteve presente na Dom Juvêncio de Brito com a gravação do programa “Rádio na Escola”, discutindo o tema Inclusão Direito de Todos, com a presença do  Forró dos Teimosos, um trio de deficientes visuais da ADVAMPE, estudantes, professores, associações e a comunidade em geral.

Duas palestras foram realizadas: “Práticas Inclusivas de Qualidade”, com Dr. Jarbas Trindade, quando se ressaltou a importância de conviver respeitosamente com todos os tipos de deficiência; e “Violência Contra a Mulher”, com Dra. Claudomira Andrade, da Coordenadoria da Mulher, que falou sobre a Lei Maria da Penha.

Os alunos da Escola também puderam conhecer objetos e materiais utilizados por pessoas com deficiência visual ou auditiva e participar de uma Oficina de Doces, além de uma Oficina de Libras, destinada a quem deseja aprender a Linguagem dos Sinais.

No final houve uma caminhada pelas ruas de Garanhuns, com a participação de cerca de duas mil pessoas, com o objetivo de assegurar o direito e a cidadania dos portadores de deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário