SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GARANHUNS GANHA NOVO POSTO DE SAÚDE

A população dos bairros São José, Dom Tiago Póstuma, e ainda os moradores do Sítio São Vicente serão contemplados nos próximos dias com um posto do Programa Saúde da Família (PSF). A nova unidade de saúde funcionará na Rua Dom Mário Vilas Boas, nº 48. A população dessas três localidades já está sendo cadastrada por Agentes Comunitários de Saúde.

Inicialmente serão oferecidos atendimentos de enfermagem, acompanhamento a gestantes com o pré-natal, idosos e crianças, hipertensos, diabéticos, portadores de tuberculose e hanseníase, além de exames citológicos para a prevenção do câncer do colo do útero e vacinação. No segundo momento haverá também atendimento médico e odontológico.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica a Saúde da Prefeitura de Garanhuns, Robervan Pedrosa, o objetivo é ampliar o serviço para garantir o bem estar das famílias, através do acompanhamento aos grupos mais vulneráveis e ações de promoção a saúde.

Para viabilizar mais uma unidade de saúde, a Prefeitura de Garanhuns realizou um mapeamento sobre a necessidade do serviço nos bairros que ainda não recebem cobertura. A intenção é também desafogar o atendimento no Núcleo de Assistência a Saúde de Garanhuns (NASG). “A partir do momento que o Posto estiver em funcionamento, os moradores devem procurar o PSF São José, e não mais o NASG, para tratar seus problemas de saúde, o que vai garantir ainda, a comodidade da população daquela localidade”, destaca Robervan Pedrosa.

Com o novo Posto, o município de Garanhuns soma 33 unidades de saúde, sendo 31 do Programa Saúde da Família (PSF), e duas do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

SÍTIO BRAVOS – Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde do município irá retomar os atendimentos na unidade do sítio Bravos, que teve os serviços suspensos devido a obras de reforma na infra-estrutura para adequação física, com o objetivo de atender melhor a população local. O Posto do Sítio Bravos, que é uma unidade de apoio do PSF do Sítio Jardim, atende cerca de 700 pessoas da localidade, bem como de sítios vizinhos.

Um comentário:

  1. Até hoje nunca, entedemos o porque de tanto posto de saude,pois,funcionam como mero cabide eleitoral(vereadores)... é preciso acabar com atendimento mediocre na saude, vamos investior sim nas Upas, se fechar todos estes postos e cria umas cinco Upas em Garanhuns sera o suficinete e teremos um excelente serviço médico, nas Upas oos médicos são bem remunrados e cumprem o plantão nos postinhos ~soa atendim,ento relampagos, quanto tem médico, sem contar que faltam medicamentos, equipamentos, etc...

    Fala sério...

    ResponderExcluir