Alguns poucos moradores de Garanhuns receberam uma informação e ficaram preocupados. Segundo eles, que conversaram com o repórter, há técnicos no Palácio Celso Galvão querendo convencer o prefeito Luiz Carlos a cortar (derrubar) o Cedro centenário da Avenida Santo Antônio, quase em frente ao prédio da prefeitura. Alegam que a árvore, rara na região, talvez a única da espécie na cidade, rachou a calçada, põe em perigo o imóvel histórico e está ferindo a estética da Avenida. Esses garanhuenses, conscientes da importância do cedrela fissilis, estão desconfiados dessa argumentação e pretendem advertir o Ministério Público, IBAMA, CPRH e outros órgãos sobre o gesto a ser praticado. Querem um estudo sério do assunto e a preservação desse verdadeiro “patrimônio ecológico” do município. O Cedro, mais comum nas regiões Sul do País, é árvore de muito valor. Usado para construção de móveis, nas construções civil e naval, custa até R$ 1.100 um metro cúbico. Uma cidade do interior do Nordeste, ter uma espécie dessas no centro da cidade, plantada há quase um século, é um verdadeiro luxo. Assim, fiquemos alertas e se possível evitemos que o Cedro da Prefeitura tenha o mesmo destino do Castelinho de Ruber van der Linden.
Caro amigo Roberto, é por estas e outras que sou leitor do seu blog, não causará surpresa se isso vinher a acontecer, pois já pedemos muitas coisas em nossa cidade, como por exemplo, a Perdigão,faculdade de medicina da federal,entre tantas que se for citar não vou escrever o que pretendo, pois a mais nova e decentralização do FIG, ou seja irá acontecer atividades que seriam aqui na nossa cidade mais irá para as cidades vizinhas, nada contra as cidades vizinhas mais que o governo possa fazer festivais nessas cidades, o FIG é nosso,só para você tomar ter uma ideia como as coisas vão de mal a pior em nossa cidade que o prédio do cefet tá parado ou seja vamos perder o cefet também. que Deus tenha piedade de nós.
ResponderExcluirCaso venha acontecer, esse prefeito merece um bom puxão de orelha.
ResponderExcluirSe cada metro cubico de sedro vale R$ 1.100, com esse valor dar para comprar 3 garrotas nelore. Já comecei a mim preocupar..........
ResponderExcluirVEJA UM TOTAL DISPREPARO DO CONHECIMENTO DESTAS AUTORIDADES, QUANTO AO CEDRO DA PREFEITURA DE GARANHUNS, UM MARCO DE GARANHUNS,ASSIM MIM FAZ LEMBRA DE ALGUEM UMA FRASE SOBRE A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO,O QUE VALE DIZER:"CONHECIMENTO NÃO É COISA DE CABEÇA;CONHECIMENTO É DE CORPO INTEIRO".
ResponderExcluirRoberto,
ResponderExcluirPois é...Fazer a leitura do comentário do Jorge, me fez pensar ou rir e assim contribuindo para essa filosofia imaginária, acreditar que a árvore representa muito bem o político e não deve ser derrubada nunca, pois representa após cada eleição, o próprio prefeito, assim o cedro é Luiz Carlos, Silvino, Bartolomeu...Afinal são todos CARA DE PAU e INERTES, vão para onde o vento sopra, protejem alguns, uns chegam até a dar bons frutos, tem madeira de lei, tem...tem...
é, sinceramente não deve ser destruido esse grande simbolo de nossa cidade.
Viva a representação dos caras de pau.
Paulinho Graviola