PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LIVROS DO MEC CRITICAM FHC

Os livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informa hoje a Folha de São Paulo. 

Um exemplo está no livro "História e Vida Integrada", que enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações. Do outro lado, a respeito de Lula, a publicação cita a "festa popular" da posse e diz que o petista "inovou no estilo de governar" ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Ministério da Educação não comentou o tratamento dado a FHC e Lula nos livros.

O uso de livros didáticos para fazer a cabeça das crianças e adolescentes é uma prática condenável. Isso foi feito no Brasil pelos governos militares, nos regimes totalitários que se auto rotulavam de socialistas e os americanos vendem sua ideologia até no cinema. Nas democracias, cabe à imprensa, às oposições e organizações da sociedade civil fiscalizar os excessos praticados nesse campo.

5 comentários:

  1. O PT tornou-se na tremenda cara de pau em um partido devasso e totalmente deteriorado e o povão, oh! tá nem aí! Se isso não chama uso da máquina pública para campanha antecipada, não sei o que é. Esse governo usou as bases econômicas e ações administrativas do DIREITÃO do FHC para melhorar o Brasil, se apossou de seus projetos e agora usa a força do MEC para alterar a história. Não estranhem se essa banda podre do PT, em outra oportunidade, não alterar o nome completo de D.PEDRO II para pôr o sobrenome de Lula...

    ResponderExcluir
  2. JÁ QUE SÃO LIVROS DE HISTÓRIAS, O ÚLTIMO CAPÍTULO DEVERIA SER REFERENTE AO FIASCO DA NOVA OPOSIÇÃO E A REVELAÇÃO DO P.I.G.(PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA). JORNALISTAS QUE MANTÉM BLOG’s COM FINANCIAMENTO A FUNDO PERDIDO DO BNDES E EMPRÉSTIMOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL A JUROS MÓDICOS, PRAZO LONGO E PAGAMENTO NUNCA...

    ResponderExcluir
  3. Mas peraí!
    Era para falar o quê e sobre o quê, do governo FHC?
    Os livros mentem ao citarem a história verdadeira do Governo Lula?
    Observem que estamos focando o tema do post, sem qualquer revanchismo.
    Malditos militares...ainda são lembrados.

    Antonio Ivo - Garanhuns/PE

    ResponderExcluir
  4. A respeito disto, hoje vi no Blog do Coronel o seguinte texto:

    “A história é contada pelos vencedores. Ainda mais quando os vencidos são covardes. Quer ver como é fácil acabar com esta máfia petista que está ensinando a história errada para os nossos filhos, em livros panfletários, conforme informou hoje a Folha de São Paulo? Reúnam os oito governadores tucanos e informem ao MEC, em nota oficial, que estes livros não serão utilizados nas escolas estaduais. Devolvam tudo. Mandem de caminhão e despejem na frente do Palácio do Planalto. Isso é oposição. Mas imaginem se tucanos vão sujar as luvinhas brancas e os punhos de renda com algo assim. No máximo, vão escrever um artigo. E daqueles bem educados.”

    Eu não sou tucano e concordo com o Roberto, que nunca na história deste país se deixou de fazer isto, inclusive nos governos militares e ditatoriais. O que tenho certeza, é que no governo do FHC isto não foi feito. Talvez até por não ter dado tempo pelas crises que enfrentou no final de governo. Isto é uma maldade inominável com o nosso país e com o seu futuro. Não se trata de não contar a história, e sim contar a história co viés lulista e de forma tão errada, pelo menos com o resumo que li no Blog do Noblat.

    No passado, sem democracia, não podíamos fazê-lo, agora já poderíamos seguir os conselhos do Coronel. E os Estados, como o nosso que não são de oposição? Deveremos deixar nossas crianças aprenderem em bobagens, porque o Governador concorda nelas? Talvez, para não faltar ao respeito à sua protetora atual, a Dilma, o Eduardo não devesse mandar de volta os livros. Deveria distribuí-los bem longe das escolas com as oficinas de reciclagem, num esforço para reciclar nossa historia. No entanto, seria esperar muito de quem depende do Planalto, até para financiar festa de pastoril. Seria o fundo do poço se o poço ainda tivesse fundo. Continuamos em queda livre.

    Zezinho de Caetés (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  5. Irei comentar este artigo traçando um paralelo entre o governo do Presidente Fernando Henrique e de Luiz Inácio Lula da Silva como se fosse um jogo de futebol.
    No jogo de futebol, eu diria que o jogador, Luiz Inácio Lula da Silva, tem timing, ou seja, conhece a arte de chegar a tempo e não perdeu a oportunidade de dar o toque final fazendo o gol. Este é o seu grande mérito.
    Alguns comentaristas não reconhecem grande valor neste tipo de jogada, atribuindo todo mérito a quem a preparou, já quem fez o gol só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede. Esquecem tais comentaristas, que esta é precisamente a função e a especialidade do finalizador: estar no lugar certo no tempo certo!
    Lendo o livro do jornalista Inácio Loyola, “Ruth Cardoso, Fragmentos de uma Vida” resta evidente que toda jogada foi armada pelo Presidente Fernando Henrique e que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com perspicácia, deu o toque final e fez o gol.
    No tocante a Srª. Ruth Cardoso, professora renomada da USP, entendo que também foi uma Estadista. Realizou, através do Programa Comunidade Solidária, um excelente trabalho de cidadania e inclusão social, além de ter, nos bastidores, com sua visão critica e capacidade intelectual, exercido, de maneira significativa, grande influencia no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA