GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

FESTIVAL DE INVERNO - 20 ANOS


Este ano teremos o 20º ano do Festival de Inverno de Garanhuns. Por aqui já passaram artistas como Ney Matogrosso, Gal Costa, Martinho da Vila, Elba Ramalho, Fagner, Zeca Baleiro, Chico César, Alcione, Djavan, Adriana Calcanhoto, Zizi Possi, Rita Lee, RPM, Lulu Santos, Simone, Jorge Aragão, Vanessa da Mata, Belchior, Alceu Valença, Lenine, Quinteto Violado, Maria Rita, Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Cidade Negra, Edson Cordeiro, Jorge Ben Jor, Los Hermanos, Marina Lima, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo, Chico Sciense, Charlie Brow Jr., Altamiro Carrilo, Xangai, Pitty, Cássia Eller, Flávio José, Zé Ramalho, Paulinho da Viola... A relação é imensa, ainda tem muita gente boa, mas só essa seleção aí já mostra como o FIG é importante e como trouxe artistas de peso para se apresentar na cidade.
Nos últimos três anos, no entanto, houve uma queda acentuada na qualidade do evento. Já tivemos festivais em que todas as noites tínhamos grandes atrações. Em alguns anos, não sabíamos se optávamos pela Guadalajara ou pelo Parque Euclides Dourado, uma vez que nos dois locais, no mesmo horário, grandes estrelas iriam fazer shows. Em outras edições, mesclaram o bom gosto com o apelo popular e mesmo assim tínhamos pelos menos cinco ou seis cantores ou cantoras de nível para atrair moradores da cidade, do Recife, Caruaru, Maceió e muitas outras cidades, até Garanhuns. Nas últimas edições, no entanto, as atrações do parque se limitaram a artistas locais ou regionais, alguns de qualidade outros nem tanto, e mesmo na Guadalajara começou um grande repeteco, sendo convidados artistas que já tinham passado pela cidade, às vezes mais de uma vez, e se investindo também em artistas em sua maioria velhos ou com mais de 60 anos de idade. Não se trata de preconceito, pois Caetano ou Renato Teixeira, já sessentões, são muito melhores do que muito rapazinho que começou agora a fazer barulho por aí. Não custa, porém, misturar o novo e o velho e trazer gente nova de talento que está despontando agora para o sucesso. Como aconteceu quando vieram Zeca Baleiro, Chico César e Vanessa da Mata (na 1ª vez). Estavam praticamente começando, foram grandes atrações e hoje são três cantores da primeira linha da música brasileira.
Este ano o Governo do Estado e a Prefeitura têm a obrigação de fazer um Grande Festival. Não devemos aceitar que nos 20 anos do FIG eles venham novamente com uma programação bisonha, nos empurrem o que querem e deixem o evento cair ainda mais. Assim, nós da imprensa, os moradores da cidade, os amantes da festa de outras praças, as comunidades do orkut e outros espaços da net devem se mexer e desde agora começar a cobrar um Festival à altura do que sempre foi o evento e de acordo com o número tão significativo: 20 anos de FIG. Sem falar que é ano de eleição e nesse período esses caras não podem fazer merda.
ENQUETE

Nós já começamos a mexer com isso desde o ano passado, no Correio Sete Colinas e aqui no Blog. E vamos continuar. Por isso a nossa nova enquete é sobre o Festival de Inverno e apresentamos uma série de nomes (de artistas "velhos" e novos) que nunca vieram a Garanhuns especificamente para o FIG. Então, perguntamos a vocês, qual dos artistas abaixo gostariam de ver pela 1ª vez no Festival de Inverno? Basta uma resposta, mas serão várias. E o ideal mesmo é que tragam um monte de coisa nova (não necessariamente na idade) para fazermos o maior evento cultural e artístico da história de Pernambuco.

3 comentários:

  1. Caro Roberto, concordo plenamente quando você diz que o nível das atrações tem caído nos últimos festivais,por isso amigo, já que é para resgatar o nível de outros festivais, como por exemplo o segundo festival. Sugiro que retire os nomes de Sandy e da dupla Vitor e Léo, porque uma dá continuidade a o que tá aí e a outra abre as portas para as famigeradas duplas deturpadoras da música sertaneja.

    Um Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    Sou de Petrolina e moro em Salvador. Eu e alguns amigos de Salvador queremos saber qual será o período de realização do 20º Festival de Inverno de Garanhuns? Estamos nos planejando para irmos, mas precisamos das datas com antecedência, não importa a programação ainda, temos ótimas notícias desse evento e queremos estar com vocês.

    Obrigado,

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. olá amigo

    o que tá arrebentando no Centro oeste é a Brasília BigBand , mais conhecida como orquestra do povo. se quiserem conferir acessem:
    http://www.youtube.com/watch?v=q52g1wqxsRA

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA