PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AS ÁGUAS INVADEM O RECIFE

Conversei com familiares que moram no Recife e eles acham que parte dos veículos de comunicação da capital não estão revelando tudo sobre os efeitos da chuva na cidade. Em muitos lugares houve cheia mesmo, as casas foram tomadas pelas águas, é o que me passaram. No bairro da Torre muitas áreas foram gravemente afetadas e a enxurrada por pouco não entra na igreja católica, que fica numa parte mais alta. A Avenida Caxangá toda virou um rio e no centro se instalou o caos. Minha filha mais velha, Maria Roberta, teve de ir a pé das imediações da Guararapes/Conde da Boa Vista até o Derby, na tentativa de conseguir um ônibus. Os táxis também haviam sumido. A situação em Pernambuco é grave na Mata Sul e também na Região Metropolitana, principalmente Recife. O prefeito João da Costa está com o prestígio tão em baixa, que as avaliações hoje são de que o mesmo não se elegeria mais nem para vereador. O povo da capital, com humor, já mudou até seu nome: é o "João Bobo", aquele boneco que a gente mete a mão e ele volta, apanha outra vez e volta. A propósito da situação da Veneza Brasileira, merece destaque o artigo do deputado Daniel Coelho (PV), publicado no Blog de Magno Martins e Folha de Pernambuco desta sexta-feira:

O DIA EM QUE O RECIFE AFUNDOU

Ontem, foi um dia daqueles. O sofrimento do povo do Recife se expressou em pânico e desespero. Numa nova realidade de comunicação em tempo real, com redes sociais e internet fazendo circular informações numa velocidade incrível, pudemos ver a força de um boato dizendo que a cidade iria ser inundada pelos rios que nos trazem o apelido de Veneza brasileira.

Escolas, faculdades, escritórios e até o comércio, na semana do dia das mães, fechando as portas. Pessoas correndo para tentar chegar em casa. Celulares tocando, com mães, pais, esposas, todos preocupados em saber onde estavam seus entes queridos. Cenas que mais pareciam ser de um filme de ficção. Isso tudo aconteceu no 05 de maio de 2011.

Mas foi boato ou o quê? O Recife não foi inundado como alguns profetizaram. Não  mesmo? Faz duas semanas que ruas alagadas, pessoas desabrigadas, doenças e prejuízos dos mais diversos fazem parte da rotina do recifense. No primeiro momento desta crise, o prefeito do Recife sumiu, ou achou um melhor lugar para estar: em Madrid. De volta, ele ainda tenta achar seu lugar, ou saber o que fazer. 

Esse boato de ontem não foi uma invenção, mas um exagero de um fato real que não veio da brincadeira de alguns twitteiros, nem foi movimento político da oposição. Ele só ganhou força porque a cidade vive uma realidade preocupante: o povo não confia mais no seu governo. A PCR perdeu a confiança da população. Este é o fato. E, como num navio sem comandante, a cidade parece estar à deriva. 

Com todos olhando para o céu e apenas rezando, torcendo, cada um à sua maneira, para que os ventos não levem esta embarcação para uma situação pior do que a atual. E neste barco à deriva, qualquer início de boato pega rápido. Não podemos afirmar que nossos rios cobriram a cidade por completo, só parcialmente. Mas que o Recife afundou, afundou. Porque a moral e a auto-estima de nosso povo foram por água abaixo. (A foto que ilustra a matéria foi publicada num Blog do Recife, assinado por um senhor de idade que assina como Firmino Júnior. Ele postou várias sobre as chuvas, inclusive essa informando tratar-se de um trecho da Avenida Caxangá. O José Fernandes acha que é outro local, mas é bom lembrar que a Caxangá tem cerca de 14 km e na imagem é mostrada uma parte mínima da via pública, assim mesmo com as águas dificultando a identificação do ponto exato).

**Leia também "O Lado Divertido da Chuva no Recife", no Blog do Raulzito.

6 comentários:

  1. Passo pelo Av. Caxangá todos os dias. Inclusive no dia 5.5 passei duas vezes por ela (de carro, de tarde e às 23h). NÃO vi nenhuma Caxangá virando rio. 2. No dia 5.5, aqui, foi um dia de sol. Mas os boatos NÃO deixaram por menos! E eu andei pela Cid. Universitária, Av. Caxangá, Bemfica, Conde da Boa Vista, Derby, Torre, Madalena etc. - NÃO vi enchente em lugar NENHUM. 3. No dia 6, o canal que passa por trás do Plaza Shopping transbordou. E, no viaduto que dá acesso ao Carrefour, o trânsito piorou um pouco. Ocorre que o trânsito já vinha caótico em toda a cidade. Agora está três vezes caótico. 4. A fotografia que ilustra essa matéria, se é da Av. Caxangá, é de outros tempos. Ou é uma montagem. A parte mais baixa da Caxangá, e que junta água, é em frente a um hotelzinho chamado Imperador. E eu NÃO reconheço essa foto como sendo daquele local. - 5. Daniel Coelho é um oportunista. Ele, que hoje é deputado, por que não falou mal do governador, que é o responsável pelas barragens e contenção das suas águas? Pois as chuvas vêm de várias partes do estado. E foi o governador quem convocou a imprensa para dizer que o povo não se alarmasse, porque as coisas estão controladas. Mas Daniel Coelho, como aproveitador que é, prefere chutar cachorro morto. Esse coelho espertalhão é um salafrário de má fé. - José Fernandes Costa - Recife - jfc1937@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estamos apenas no inicio do inverno e as cidades de Pernambuco já estão sofrendo, os governantes devem olhar com mais carinho pra esse problema e buscar soluções, todo ano é a mesma coisa.
    Abraços Roberto Almeida.

    ResponderExcluir
  3. As ruas do Recife eram o reflexo da desordem na tarde de ontem. Nos bairros da Iputinga e Cidade Universitária evitar os alagamentos e tentar driblar o congestionamento que por mais um dia parou parte da cidade era uma tarefa nada fácil para os motoristas. Na avenida Caxangá uma grande fila de ônibus e carros se formou no sentido cidade/subúrbio. Lotadas, as paradas de ônibus não escondiam o drama da população. Do lado contrário, o problema não era ausente. Embora com um tráfego menor de veículos, a área virou uma verdadeira confusão aos olhos de motoristas e pedestres. Embaixo do viaduto da BR 101, que cruza a avenida Caxangá, o caos estava instalado.

    Os motoristas que tentavam se deslocar para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) eram impedidos pela enorme quantidade de água que não deixava os carros pequenos passarem. Apenas caminhões e veículos mais altos se arriscavam a enfrentar a água. No sentido subúrbio/cidade quem decidiu enfrentar a chuva, se arrependeu. Muitos carros quebravam no meio do caminho ou ficavam completamente alagados. Para tirar lucro da situação não faltavam pessoas que se ofereciam para empurrar os veículos.

    Devido à soma da maré alta e ao volume das últimas chuvas, o Rio Capibaribe transbordou e inundou algumas áreas. Na Avenida Beira Rio, ao lado do Sport Club do Recife. Outras áreas também alagaram durante o dia. Pela manhã, o canal que passa pelo bairro da Torre transbordou e inundou algumas ruas próximo à Avenida Maurício de Nassau. O Parque do Caiara está completamente inundado pelas águas, além de algumas ruas da Iputinga. Os alagamentos estão orcorrendo nas partes mais baixas, perto das margens do rio.

    Av. beira rio, rua 10 de novembro e general san martim, peixinhos, benfica, tejipió, jardim são paulo, imbiribeira, av. agamenon magalhães, parnamirim, av. 17 de agosto, várzea, a parte da UPA da caxangá e a UR-07 , foram também alagadas deixando o transito caótico e moradores ilhados.

    De fato houve boatos, o transito em recife que já é ruim piorou devido aos trechos alagados, além de não ter muito táxi dos que procurei nenhum queria passar aqui pela torre, o jeito foi pegar o ônibus descer pela benfica e vir até a torre andando. O percurso demorou 3h.

    Creio que o sr. José Fernandes não deve ter lido os jornais ou está desatualizado, pois enchente não houve mas que diversos pontos da cidade teve locais alagados é fato. A prefeitura e o governador perderam a batalha da comunicação e ficaram desacreditados diante de uma população que sofre com o descaso dos que deveriam cuidar e proteger a comunidade e seu povo. Foram precisos horas depois para que prefeito e governador se posicionassem.

    As ruas do Recife continuam a mesma coisa, materiais de péssima qualidade, crateras aparecendo, galerias entupidas. E já se tornou habitual tambem os semaforos apagados em grandes avenidas como Conselheiro Aguiar e Rosa e Silva. Ah, desde o começo dessa temporada de chuvas, eu nao vi sequer um guardinha da CTTU orientando o trânsito ou consertando os semaforos. O transito, em dia de chuva, vira terra sem lei.

    ResponderExcluir
  4. Tem cristão que aguente ver esse Zé Fernandes abrir essa boca de fossa e bajular Eduardo, Judite, Lula e atpe o prefeito de Recife. É demais pros meus nervos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Roberta, uma coisa é o trânsito supercaótico, que eu reconheço e reconheci. Assim como, vários pontos alagados e a população amedrontada, com razão. - Outra coisa é dizer que a Caxangá virou um rio. - Isso NÃO é verdade. E essa fotografia que ilustra a matéria é falsa! - Os corredores de ônibus da Caxangá estiverem sempre livres (não confundir com absorventes). Tanto que eu me utilizei da via dos ônibus, muitas vezes e ERRADAMENTE, para conseguir chegar ao meu destino. PQ a fila de carros pequenos, foi infernal. Assim como é infernal quando não há chuvas! Apenas piorou. Mas na Bemfica NÃO vi NENHUM alagamento, em dia NENHUM. TAMBÉM NÃO vi isso na Torre/Madalena. - Só o caos do trânsito, que já é muito ruim e ficou péssimo. - Quanto à batalha perdida das comunicações, NÃO sei. Sei que João da Costa é um poste mesmo. Sobre o governador, as urnas dirão mais adiante. - E Por que o coelho espertalhão NÃO falou mal do governador? Pois é este que cuida da vazão das barragens etc. - No tocante ao trânsito caótico, vale dizer que toda chuva cria buracos e crateras em qualquer rua ou rodovia! - Elementar! José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente Sr. José Fernandes defender Eduardo Campos é uma coisa agora querer encobrir o que todo mundo viu é outra. Só falta me dizer que o Plaza alagado era montagem, assim como a rua da igreja da Torre, Boa vista também alagou em alguns pontos e Caxangá até onde sei sempre alagou em períodos de chuva (hoje em dia muito pior que antes) ainda mais no trecho indo para Camaragibe.
    A sensação que se tem de Recife atualmente é de total abandono por parte do prefeito João da Costa e do Governador Eduardo Campos, pois além dos alagamentos há na maioria das ruas do Recife buraco para dar e vender, nunca vi isso no tempo do governo Jarbas, sempre andei em minha querida cidade sem ter que estar desviando de buracos. Isso para não falar na BR que está um lixo atualmente.
    O governador não só abandonou o Recife, assim como o estado inteiro. É só dá uma olhada em Palmares e Barreiros, pessoas que desde o ano passado vivem em barracas de camping doadas pelo governo Francês, enquanto o governo do estado cobra os impostos mais altos do Brasil e não faz nada, esse governo é um “carro em alta velocidade desgovernado e sem piloto”.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA