CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PESQUISA PARA GOVERNADOR: JOÃO CAMPOS - 66%; RAQUEL LYRA - 22%


A TV Guararapes Recife, afiliada da Record, divulgou nesta segunda-feira à noite pesquisa do Real Time Big Data para governador de Pernambuco, referente à eleição de 2026.

O resultado não foi muito diferente do que foi mostrado antes, pelos institutos Opinião e Quaest.

João Campos (PSB), prefeito do Recife, lidera com folga. Socialista tem 66% das intenções de voto, contra apenas 22% da atual governadora, Raquel Lyra, do PSDB.

Em três cenários diferentes, o filho de Eduardo Campos tem quase três vezes o percentual da tucana, a ex-prefeita de Caruaru.

Com o nome do senador Humberto Costa (PT) na disputa, João obteve 66%, Raquel 22% e o petista 4%. Brancos e nulos somaram 3%. Outros 3% não quiseram ou não souberam responder.

No cenário 2, com o nome de Gilson Machado (PL) como candidato, João Campos chegou a 67%, Raquel manteve os 22% e o representante da extrema direita teve 4%. Brancos e nulos 3% e não souberam ou não quiseram responder 4%.

Com quatro nomes na disputa, João Campos mantém 66% das intenções de voto, seguido por Raquel Lyra, com 22%. Humberto Costa e Gilson Machado aparecem empatados com 4% cada. Votos brancos e nulos somam 2%, e outros 2% não souberam ou não quiseram responder.

O Instituto Real Time entrevistou 1.500 eleitores de todas as regiões do estado,  entre os dias 11 e 12 de janeiro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

AVALIAÇÃO

A pesquisa fez uma avaliação da gestão de Raquel Lyra, que teve 49% de aprovação entre os pernambucanos. O índice de desaprovação atinge os mesmos 49%.

Já o presidente Lula tem o governo aprovado por 68% dos eleitores do Estado. A administração do petista tem 30% de desaprovação. 

Nas pesquisas anteriores, o Instituto Quaest em dezembro de 2024 mostrou João Campos com 64% das intenções de voto e Raquel Lyra 22%. Humberto pontuou com 4%.

Na pesquisa do Instituto Opinião, em novembro passado, João totalizou 76,2% das intenções de voto contra 15,8% de Raquel, uma diferença de 60,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário