MARÍLIA ARRAES E HUMBERTO COSTA PERTO DE UMA CONQUISTA INÉDITA


Faltando apenas 11 dias para a eleição a disputa para o senado permanece em aberto.

Não dá para ninguém garantir ainda que está eleito.

Mas os dois candidatos do campo progressista, Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) continuam liderando a maioria das pesquisas divulgadas até agora.

Em alguns levantamentos, a neta de Arraes chega a ter o dobro de intenção de votos do terceiro colocado.

E são duas vagas para o senado este ano.

Assim, Marília está perto de garantir a sua primeira vitória numa disputa majoritária.

Humberto Costa tem boas chances de se reeleger, ficando com a segunda vaga.

Caso os dois integrantes da Frente Popular se elejam será uma conquista praticamente inédita da esquerda em Pernambuco.

Mas a frente que o petista tem em cima de Mendonça Filho (PL) e Eduardo da Fonte (PP) não é tão confortável.

Se os bolsonaristas do estado resolverem votar em peso no candidato do Partido Liberal ele poderá ficar à frente de Humberto.

O que ajuda a dupla Marília e Humberto é que o palanque da Frente Popular está mais coeso. Os dois não estão brigando entre si.

Já Mendonça e Dudu da Fonte claramente estão em clima de guerra.

Eles parecem convencidos de que a direita só elege um dos dois e resolveram disputar votos entre si.

É como se achassem que uma das vagas é de Marília e estão querendo ultrapassar Humberto.

Faltam poucos dias e os rumos da eleição para governador podem ter forte influência na escolha dos senadores.

Se Raquel vencer, pode arrastar pelo menos um senador do seu lado. Mas se João virar o jogo ficará mais difícil para Mendonça e Dudu da Fonte.

Quanto a Túlio Gadelha, parece "carta fora do baralho", tá meio esquecido na campanha, sem reagir nas pesquisas.

Caso Marília e Humberto vençam, Pernambuco passaria no próximo ano a ter três senadores do campo progressista: os dois e Teresa Leitão, que tem mais quatro anos de mandato pela frente.

Um comentário:

  1. A dificuldade maior para termos dois senadores lulistas, é a candidatura de Túlio Gadelha que pode tirar votos de Humberto e Marilia. É um candidato que não tem nenhuma chance de ser eleito. Parece que foi "fabricado" para favorecer a eleição de um candidato da extrema direita. Cada voto que ele tira de Marilia e Humberto ajuda os bolsonaristas.

    ResponderExcluir