BIOGRAFIA DE MIRÓ DA MURIBECA SERÁ LANÇADA NO SESC GARANHUNS

O livro "Estou Quase Pronto: uma biografia de Miró da Muribeca, do escritor Wellington de Melo, publicado pela Cepe Editora, será lançado no Sesc Garanhuns, nesta quinta-feira dia 5 de fevereiro, às 19h, 

Lançamento será acompanhado de roda de conversa com o autor e recital com a participação dos artistas e poetas Revoredo, Nathalia Tenório,  David Biriguy  e Lanna Pinheiro.

A biografia explora a infância, a vida pessoal, as viagens, os encontros poéticos, os problemas com o alcoolismo e o reconhecimento nacional do homem que traduziu em poemas o cotidiano das ruas. 

Miró nasceu João Flávio Cordeiro da Silva, em 6 de agosto de 1960, no Recife. 

Negro, pobre e vítima de racismo, saiu da periferia da capital de Pernambuco e rodou o país com a sua arte. 

Quando morreu, em 31 de julho de 2022, ele era uma referência na poesia urbana brasileira. 

O autor apresenta Miró com todos os seus defeitos, com todas as suas virtudes.  "Isso é uma coisa interessante porque humaniza a figura biografada”, salientou Wellington de Melo. 

Romancista, editor e amigo do poeta, ele acompanhou a luta de Miró contra o câncer nos dois últimos anos de vida.  

O fato de ser amigo, diz ele, tanto ajudou quanto dificultou na hora de escrever a biografia, que traz informações inéditas para os admiradores da poesia de Miró. 

“Ajudou porque eu pude ter acesso direto ao processo de enfrentamento da doença e a questões muito íntimas que Miró não tinha revelado até então. Ele teve essa abertura para falar coisas de maneira franca, coisas que muitas pessoas que conviveram com ele talvez não saibam e, comigo, ele pôde revelar”, destacou.

A parte difícil foi definir quais informações poderiam ser publicadas. 

“Eu precisava tomar decisões sobre o que revelar e o que não revelar, que eu acho que para um biógrafo são coisas mais objetivas, mas o fato subjetivo de ser amigo me colocava numa situação delicada, então isso em alguns momentos dificultou. Não acho que o fato de ser amigo influenciou no sentido de ser uma biografia chapa branca”, acrescentou.

O livro tem 392 páginas, com fotos raras de Miró em diferentes períodos da vida do poeta. Além das fotos pouco conhecidas, entre o material inédito há cartas de namoradas. 

Sobre o autor - Wellington de Melo é escritor, editor e autor dos romances Emilio (Cepe Editora), Estrangeiro no Labirinto (Confraria do Vento) e Felicidade (Patuá) e do poema O Caçador de Mariposas (Mariposa Cartonera). É tradutor do poeta Miguel Hernández no Brasil e editou o livro de poemas Solo para Vialejo (Cida Pedrosa/Cepe Editora), vencedor do Livro do Ano do Prêmio Jabuti de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário