É uma data que homenageia a importância do professor e é comemorada em dias diferentes em outros países.
A data é celebrada em 15 de outubro em referência a d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar.
No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.
Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados.
O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.
A proposta de Samuel Becker acabou sendo bem recebida e inspirou outras celebrações do tipo.
Em 1948, o Dia do Professor foi oficializado como data comemorativa e feriado no estado de Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, foi criado o Dia do Professor em todo o país.
Dia dos Professores em outros países
A comemoração do Dia dos Professores aqui, como vimos, é feita em 15 de outubro. No entanto, essa data é celebrada em dias diferentes em outros países. Nesse sentido, podemos destacar o Dia Mundial dos Professores, uma data comemorativa para esses profissionais a nível internacional.
Essa data foi estabelecida pela Unesco, sigla em inglês para a agência da ONU dedicada à educação, ciência e cultura.
A comemoração foi criada em referência a um importante documento emitido pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1966.
*Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:
Postar um comentário