Por Ruy Sarinho*
Êita que Rebuliço Cultural bom da gota!
Pois é o que acontece neste sábado, 2 de agosto de 2025, no Hotel Central/Tempero de Rosa, a partir do meio dia.
Sanfoneiros com seus trios do autêntico forró pé de serra, com a sanfona, triângulo e a zabumba, violonistas, pandeiristas, cantores, forrozeiros e muitos outros talentosos instrumentistas e artistas pernambucanos dividirão os salões e varandas do Histórico Hotel Central, uma Entidade Cultural da Capital Pernambucana, com o visitante ilustre, o Grande Mestre da Cultura Raíz baiana, nordestina, BuleBule.
No finzinho da tarde, o Bairro da Boa Vista será tomado pelo romantismo de uma bela Caminhada Sanfonada até o Cinema São Luiz, palco do Lançamento do Filme Légua Tirana, sobre a vida de Luiz Lua Gonzaga, às 18h00, com a participação do Mestre Bule-Bule.
Será música e alma de Luiz Gonzaga de mãos dadas no tradicional Cinema Recifense com os diretores artistas e produtores do filme participantes do lançamento.
Esse Tributo ao Rei do Baião é uma atividade do Movimento @rebulico.cultural, em apoio às culturas raízes e aos artistas pernambucanos, tendo como meta do momento fazer com que a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprove, finalmente, o Substitutivo de número 01/2024 aos Projetos de Lei Ordinária de Lei Ordinária 537/2023 e 878/2023, que garante que 80% das atrações nos eventos públicos do Estado e Municípios sejam de artistas pernambucanos.
Mas o Movimento Rebuliço Cultural quer incluir no substitutivo que 90% das verbas pagas sejam destinadas aos nossos artistas e fazedores das ricas culturas raízes pernambucanas, com som decente, camarins e todo tratamento digno que se dá aos de chegam fora, apenas de passagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário