O Diário de Pernambuco publicou hoje uma reportagem claramente direcionada para desacreditar o Festival de Inverno de Garanhuns.
Reportagem começa informando que o FIG começa nesta quinta (10) e em seguida pondera que "parte da população da cidade ainda não está em clima de festa".
Depois a matéria desqualifica a edição do Festival de 2024, dando a entender que o evento não foi bem-sucedido.
Jornal informa que a reportagem do Diario conversou com comerciantes da cidade.
De acordo com a reportagem os entrevistados disseram que houve uma baixa nos serviços de 40% a 50% menor em relação a 2023.
Qualquer morador de Garanhuns sabe que o FIG em 2023 foi um fiasco. Não tem como o movimento ter sido maior do que em 2024 em nenhum estabelecimento.
Curioso é que a matéria do DP é ilustrada por uma foto de Hannah Carvalho, segundo o jornal da Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe.
Centenas de comentários foram feitos ao texto, a maioria absoluta criticando a matéria.
Um dos primeiro a se posicionar foi o deputado Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns.
O parlamentar escreveu:
Alô @diariodepernambuco precisava passar uma vergonha tão grande assim?
O FIG de 2024 foi menor do que o FIG 2023? E a expectativa é que esse ano seja menor??
Quem é daqui sabe a realidade como foi aquele desastre realizado pelo Governo do Estado em 2023, e sabe o que foi quando a prefeitura assumiu o FIG, mesmo com o outro festival criado pelo Governo do Estado para atrapalhar o FIG.
Em 2024 ele não foi apenas maior que 2023, mas foi o maior da história junto com a edição de 2022.
A pergunta é: estão a serviço de quem pra fazer uma matéria que não tem o mínimo de sentido ou nenhuma comprovação?
Além de uma matéria que não tem credibilidade com a realidade, o @diariodepernambuco também virou vidente pra saber como vai ser um festival que sequer começou?
Basta ver os comentários, ou faça melhor, venha pra cá ver o Festival e aí faça um vídeo relatando o baixo público. Não vamos permitir que pessoas sem responsabilidade com a verdade queiram prejudicar o Festival. O FIG é um patrimônio de todos nós e é o Maior Festival Multicultural da América Latina!
Outros comentário à reportagem do Diario de Pernambuco:
Renatinha Calado
Só acho que esse tipo de reportagem deveria ser bem mais analisada antes de ser publicada!
Existem pessoas que superfaturam valores dos seus serviços oferecidos assim como em todos os lugares de todo nosso BRASIL!!!! Porém, vale ressaltar que, Garanhuns teve o pior Festival de Inverno em 2023 (isso não é, e não foi só opinião de uma pessoa), isso foi mais de 80% da nossa gente reclamando da movimentação!
É importante vocês procurarem saber do TAXISTA, DAS TRABALHADORES Q INVESTEM EM TEMPO, MERCADORIA E FUNCIONÁRIOS (barracas colocadas no evento). Vão até os Microempreendedores (muitos deles com agendas de produção esgotadas com uma semana q antecede o FIG).
Procurem os buffets para saber as demandas de contratos, procurem toda rede hoteleira e vejam se realmente os hotéis estão vagos… procurem salão de beleza disponível todos os dias do FIG…
Uma matéria tem que ser feita com seriedade, ainda mais quando se fala do MAIOR EVENTO MULTICULTURAL. Venham curtir muito nosso Frio, atrações p todos os gostos… inúmeras coisas p todos desfrutarem nesse Festival!
Adriano Vilela
Diminuiu?! Só podem está buscando fontes de quando o FIG estava sendo administrado na gestão da ESTADO em 2023. Venha fazer a cobertura do FIG com profissionalismo e aí sim terão noção do que está sendo realizado atualmente! @diariodepernambuco poderia não ter passado essa vergonha com esta publicação ridícula.
Fagner Lopes
Tá sem assunto é ??? Que vontade tão grande é essa de querer descredibilizar um dos Maiores Festivais de Inverno do Brasil.
O evento sequer começou e já estão com esse tipo de matéria tendenciosa e sem sentido.
No ano de 2024, o FIG atraiu ótimos públicos em quase todas as noites.
Diferentemente do que foi realizado em 2023, que além de ter sido um desrespeito com o tamanho do evento, trouxe enormes prejuízos para todos os comerciantes que investiram no evento.
Respeitem, Garanhuns.
Carlos Barros
Que matéria sem sentido é essa @diariodepernambuco ? Que vexame! Não precisa nada além de observar o público de 2023 e de 2024 e comparar! E 2025 com 100 dias de antecedência o público já tinha a grade completa. A cidade tá respirando o FIG a dias! Basta conferir de perto. Fiquem a vontade!
Jadson
Informação fake. A a edição do FIG de 2024 foi maravilhosa. E esse ano a expectativa é a melhor possível. A cidade já está respirando o clima.
Dea Carvalho
Acho que o FIG que eu estava em 2024 era outro, pq a praça lotou todos os dias e durante o dia todos os polos tinham muita gente.
Paulinha Valença
Estão sem matérias é? 😂😂😂😂😂😂😂😂 O melhor Festival de Inverno nós temos ,e pra quem dizia que a Prefeitura não daria conta ,enganou-se os melhores festivais ,as melhores atrações ,temos para todos os gostos. A partir de amanhã vcs estão convidados para fazer reportagens direto daqui tá? Chora bonequinha ,chora 😂😂😂😂😂😂
Kacilandia Cesario
O FIG 2025 será um sucesso... Um festival repleto de representatividade cultural e boa música.
Valdenilson Pimentel escreveu que a fonte do repórter do Diario foi "o Palácio do Campo das Princesas".
Sacanagem desse governo de Pernambuco, tá na cara que estão FRUSTRADOS, pois eles sempre quiseram dividir o desenvolvimento de Garanhuns em tudo, nunca investiram no desenvolvimento da cidade, sempre atraíram EMPRESAS e negócios para CARUARU E PETROLINA, em mais de 50 anos retiraram o trem 🚆🚂 que hoje poderia dar um desenvolvimento já mais visto no interior do nordeste, acho que eles sempre tiveram medo de Garanhuns ser maior até da capital pernambucana, é muita sacanagem com Garanhuns, pois depois que Garanhuns inventa o festival para tentar trazer um pouco de desenvolvimento para GARANHUNS e região, eles os políticos de Recife querem dividir, e tudo que Garanhuns cria para se desenvolver, eles copiam e levam para as cidades vizinhas, assim não dá né? A SOCIEDADE DE GARANHUNS TEM QUE GRITAR, TEM QUE IR PARA O EMBATE COM ESSES POLÍTICOS E POLITIQUEIROS QUE SÓ QUEREM PEGAR CARONA NESSES EVENTOS PARA SE PROMOVEREM POLITICAMENTE E SEREM ELEITOS..
ResponderExcluirPAULO CAMELO: CONSIDERAÇÕES: 1 - A lei 5.112 foi aprovada no segundo semestre de 2023 pela Câmara Municipal do Garanhuns/PE; 2 - A citada lei municipaliza o FIG, excluindo o governo do estado da organização do evento. Sendo assim a governadora Raquel Lyra, bem como a Secretaria de Cultura de PE e a FUNDARPE, devem partir para outra programação a exemplo do "PERNAMBUCO MEU PAÍS". Consequentemente o governo do estado não deve patrocinar o FIG, uma vez que foi assim que o governo municipal pleiteou; 3 - A considerar como exemplo o "Festival Viva Garanhuns", constatamos que todos os cantores faziam referência constantemente ao quarteto: Sivaldo + Cayo + Sandra + Carreras; 4 - O FIG está pouco a pouco sendo ajustado para o público sertanejo, uma vez que atrai multidões e dar votos; 5 - Somente num outro governo municipal que dê ênfase a cultura em todos os sentidos, inclusive musical, é que possamos melhorar a parte cultural, a qual pode contribuir com a informação e formação das pessoas. Mas, isso que acontece em Garanhuns, é similar o que acontece em Caruaru, Recife e outras cidades. Afinal, a maioria dos governantes querem anestesiar, com festas em demasia, as massas populares para facilitar a sua dominação. Ok, Moçada!
ResponderExcluir