CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - TERRA DE LUZ DEL FUEGO E ROBERTO CARLOS

Cachoeiro de Itapemirim
Luz del Fuego

Cachoeiro do Itapemirim é uma cidade importante do Espírito Santo, com mais de 185 mil habitantes.

Ficou conhecida nacionalmente nos anos 70, quando Roberto Carlos gravou no início da década "Meu Pequeno Cachoeiro", uma composição de Raul Sampaio, oficializada como hino da cidade.

Os filhos mais ilustres de Cachoeiro são o próprio Roberto, o compositor Raul Sampaio, o escritor Rubem Braga, o produtor e apresentador Carlos Imperial e a dançarina Luz del Fuego.

Dora Vivacqua, a Luz Del Fuego,  foi dançarina, naturista, atriz, escritora e feminista brasileira. 

Destacou-se como pioneira na implementação do naturismo no Brasil entre os anos 1940 e 1950, tendo sido a fundadora do primeiro reduto naturista da América Latina e a primeira nudista brasileira. 

É reconhecida por sua contribuição na luta pela emancipação das mulheres. A dançarina foi até citada numa das canções mais conhecidas da Rita Lee.

Carlos Imperial foi uma figura polêmica, que ganhou o apelido de "rei da pilantragem", pois não tinha a menor cerimônia em conseguir as coisas na base da malandragem.

Atuou como compositor, jornalista e produtor de rádio e televisão.

Imperial foi responsável pelo lançamento de artistas que se consagraram na música nacional, como Elis Regina, Tim Maia, Wilson Simonal e Roberto Carlos.

Rubem Braga começou a vida como jornalista, muito jovem. Formou-se em direito, mas nunca exerceu a profissão de advogado.

Tornou-se um dos melhores escritores do Brasil, considerado um mestre da crônica.

MEU PEQUENO CACHOEIRO 

A música de Raul Sampaio foi gravada pelo próprio compositor e virou o hino da cidade.

Como Roberto Carlos ficou muito famoso, a partir de 1965, além de ser melhor cantor do que Raul, começou na segunda metade dos anos 60 um movimento para que o rei gravasse a música falando da terra natal.

Roberto tinha planos de compor uma canção sua para a cidade, daí que relutou muito em gravar a música de Raul Sampaio.

Nem o pedido da mãe, dona Laura, lhe convenceu num primeiro momento a gravar a canção feita pelo conterrâneo.

Até que em 1970 o artista chegou à conclusão que "Meu Cachoeiro", título original da música, dizia tudo, não havia necessidade dele fazer outra canção para cantar a cidade natal.

Mas aí quem começou a implicar foi Raul Sampaio. Roberto queria fazer alguns ajustes na letra e o compositor não aceitava.

No título foi acrescentado o Meu e um verso que falava em jenipapeiro Roberto pediu para Raul mudar, já que o nome não tem nada de poético.

Os dois terminaram concordando e a rima jenipapeiro com terreiro foi substituída por "meu flamboyant na primavera, que bonito que ele era dando sombra no quintal".

Muito mais bonito. A canção foi gravada com dificuldades, porque Roberto Carlos chorava muito, toda vez que entrava no estúdio.

Mas enfim saiu, foi um dos grandes sucessos de 1970 e foi regravada pelo rei em 2005, com uma pegada country, sertaneja, como na gravação original de Raul Sampaio. 

Um comentário:

  1. O apreço deste blogueiro pelo senhor Roberto Carlos beira à idolatria. Coisa de fanático. A pergunta que nao quer calar é: por quê?

    ResponderExcluir