PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PASSA POR MUDANÇAS

Por Roberto Almeida

Na missa deste domingo à noite, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Cohab II, o padre José Evandro praticamente fez a sua despedida da paróquia.

Como já divulgamos, o bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo, determinou um rodízio entre os padres da cidade e região.

Depois de seis anos servindo à Cohab II e arredores, padre Evandro vai para a Paróquia de Santa Terezinha, no bairro do Magano.

O padre Aluísio Coleta  será o novo pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, tendo monsenhor Alexandre de Melo Castanha Neto como Vigário Paroquial). 

Em breve, divulgaremos as datas das posses. 

HISTÓRICO

Conheci todos os padres que passaram pela igreja da Cohab II e me dei bem com todos.

Carlos André, Jeová, Bento, Júnior (que celebrou o meu casamento) e Evandro são todos homens de Deus. Por eles tenho imenso carinho.

Padre José Evandro sempre teve uma atenção especial comigo. Gosto muito dele e vou sentir saudade do seu jeito simples e amigo.

Evandro saí do bairro Francisco Figueira deixando a belíssima Capela de Nossa Senhora da Conceição. 

Promoveu cursos de formação para os leigos  e cursos de inverno com assessores da Diocese e de fora. 

Sacerdote retirou a festa de rua que havia nas comemorações do padroeiro e impediu que se tocassem músicas mundanas, reforçando o caráter religioso do evento. 

Fez um bom trabalho nas capelas rurais da comunidade, com reformas em algumas delas.

Fez um trabalho de pintura na Matriz, restaurou e presbitério. Presenteou a comunidade na Festa do Padroeiro com seus amigos bispos e arcebispos. 

Visou a questão pastoral, espiritual e administrativa.  

Tudo isso, em meio a praticamente três anos de pandemia. 

E, mais importante, padre Evandro está deixando pronto o projeto da construção da nova Matriz do Sagrado Coração de Jesus. 

Os padres Aluísio Coleta e Alexandre Castanha, poderão dar continuidade a esse belo projeto.

Embora eu não vá muito à igreja, sou católico.

Na Igreja Católica fui batizado, casei e batizei meus filhos. Ontem mesmo estive na Igreja de São Sebastião, na Boa Vista, para acompanhar o batizado de minha neta Sophia.

Já vivi para ver (pelo menos na mídia) seis papas: Paulo VI, João Paulo I (que  exerceu seu pontificado apenas 33 dias), João Paulo II, Bento XVI, Francisco e agora Leão XIV.

A Igreja Católica tem tradição, regras, não é qualquer um que vai ao púlpito pregar.

Por isso é forte, respeitada. No mundo existem perto de 1 bilhão e 400 milhões de católicos, quase 18% da população mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário